Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola a todos,

Bom tenho pesquisado bastante sobre este assunto mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão clara, pelo que peço ajuda a este prezado fórum.

Tenho em vista um terreno em zona urbana (centro da cidade) que tem à face da estrada uma casa em pedra de 10x10 metros.
    O terreno tem cerca de 11,5 metros de frente. A casa está encostada a um dos terrenos vizinhos, que tem uma moradia com a fachada lateral a cerca de 6 metros da refrida casa. Do outro lado existe uma passagem para as traseiras com cerca de 1,5 metros de largura e ao lado um prédio. A fachada lateral desse prédio está na zona mais proxima a 2,6 metros do limite do terreno (ou seja cerca de 4 da casa de pedra).

Tive o apoio de um arquiteto bastante experiente no municipio em causa que reuniu com os técnicos da câmara onde os mesmo mostraram reservas à remodelacao e ampliação da casa existente uma vez que nao "querem" casas à face da rua. No entanto mostraram abertura para o seguinte: mater o muro original da parede encostada ao vizinho e iniciar a construção 2 metros afastado desse muro. A frente recua tambem 2 metros (em linha com os restantes edificios da rua) e a lateral virada para o prédios fica afastada 3 metros do limite do terreno, mas no piso superior afasta apenas 2,6 metros.

O objectivo será avançar com um PIP. Mesmo sendo este aprovado nao poderei ter problemas?(nao com a câmara mas com algum vizinho). Pelo que tenho lido a interpretação do 73° do RGEU não é assim muito passifica. Ele refere afastamento das fachadas com vãos a 3 metros das fachadas ou muros vizinhas nao refere que tem de ter 6 (3+3) como no refere o 60°. De referir que o estudo previo que tenho nao tem janelas nas laterais.

Agradeço as opiniões dos entendidos (e já agora dos curiosos tb ☺)
  2.  # 2

Deixe o seu arquitecto resolver o projecto de acordo com os condicionantes aplicáveis.
    De resto não tenho nada mais a acrescentar. Pelos vistos o seu técnico já tem todas as informaçãoes necessárias bem como o conhecimento técnico.
  3.  # 3

Pedro,

Não tenho qualquer dúvida sobre as qualidades do técnico. Mas não seria a primeira vez que as decisões da câmara seriam postas em causa, no limite em tribunal.
    No fundo o que pretendia era criar uma pequena "discussão" à volta do artigo 60º (e 59º) e 73º do RGEU e se possível alguma troca de experiências. É um tema várias vezes discutido neste fórum mas nem sempre conclusivo.
  4.  # 4

Nos casos em que tive de manter/ simular o alinhamento de fachada ao arruamento, mas o cliente pretendeu a casa sem esta estar confinante com o dito arruamento, tive de deixar a distância de 3.m a esse mesmo muro/ fachada "falsa".
  5.  # 5

Entao mais ninguem opina?
  6.  # 6

não há muito mais para opinar!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

Em relação a este assunto, alguém me pode, esclarecer as seguinte dúvidas:

Num terreno de esquina, com +/- 21 x 18m, está inserido numa zona que está em estudo a sua urbanização (o terreno já tem uma construção antiga).
    Está ladeado por outro lote nos 21m (chamemos V1) e atrás outro lote (chamemos V2).

O aquitecto que está a fazer o planeamento, planeou a casa do V1 em cima do muro do meu terreno (que pode ter 2 pisos) e cota de prevista de 216m2.

Planeou a casa do meu terreno a 3 metros do muro (tb com 216 m2 de soleira).

Opus-me a esta ideia referindo os artigos 59 e 60, ao qual ele diz que não se aplicam neste caso e que aqui as casas tem pouco espaço de terreno e deveriam ser geminadas, mas como eu não quis ele só encontrou esta solução. Ele tem razão?

A outra dúvida é:

Ele colocou a garagem junto ao muro com o V1, mas na construção antiga a garagem está encostada ao V2 (de costas e perpendicular ao v1) e virada para a rua onde planeiam fazer estacionamentos, mas para ai é onde eu quero a saída da garagem. Ele alega que tem que respeitar a vontade da câmara... Mas se eu não quiser alterar a localização da garagem, e correspondente saída não me pode impedir pois não?

Se eu encostar ao vizinho a casa, como ele quer, fico com a casa toda virada a Norte, quando tenho a hipótese ter a esquina V1 com V2 , toda virada a SUL.

Outra duvida: nas fachadas sem vizinhos é obrigatório os 3 m ou podem ser menos?
      casas_001.jpg
  8.  # 8

Só seu arquitecto tem os dados para lhe dar a resposta mais correcta e o que poderá ou não fazer.

Se já não confia nos pareceres deste nesta fase, aconselho-a a mudar de arquitecto. Também pode marcar uma reunião na Câmara, leva o seu arquitecto e discutem isso tudo com o responsável que irá analisar o seu projecto.
  9.  # 9

O arquitecto é da "cooperativa"... a urbanização da zona é uma "cooperativa".
  10.  # 10

Mais uma razão para manifestar o seu descontentamento com a solução proposta e pedir a alteração, não sendo possivel, este que as justifique...

Nestes processos nunca se consegue agradar a 100% a todos...
    Sem mais dados não lhe consigo responder, é uma situação com alguns precedentes e alguma complexidade.
  11.  # 11

Colocado por: Pedro BarradasDeixe o seu arquitecto resolver o projecto de acordo com os condicionantes aplicáveis.
    De resto não tenho nada mais a acrescentar. Pelos vistos o seu técnico já tem todas as informaçãoes necessárias bem como o conhecimento técnico.

Boa noite Pedro, visto que já esteve envolvido em processos em que o cliente é obrigado a alinhar a fachada ao arruamento e não o pretendia e estando eu numa situação semelhante, será possivel esclarecer-me algumas dúvidas?
    Como consegue contornar a situação?
    Se criar uma garagem aberta que esteja alinhada com o arruamento serve? A garagem tem que estar "ligada" à casa ou pode ser separada do edificio principal? Na fachada da garagem basta colocar uma porta? ou são necessárias janelas?

Ficaria muito grato se pudesse partilhar o seu conhecimento e as soluções praticadas para contornar a situação.

Obrigado,
    Miguel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pfbns
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasNestes processos nunca se consegue agradar a 100% a todos...
    Sem mais dados não lhe consigo responder, é uma situação com alguns precedentes e alguma complexidade.
  13.  # 13

Bom dia Pedro, que dados necessita? Estou disponivel para lhe pagar por este tipo de consultoria.
  14.  # 14

Miguel, isso é onde (concelho)?, há coisas que só lá vão vai depois de uma reunião presencial, com o técnico que irá analizar o processo...
  15.  # 15

Concelho do Cartaxo (Santarém). Estive em reunião com a técnica e vereador na 2f pois o alinhamento proposto veio rejeitado, estavamos a seguir o alinhamento da habitação contígua à esquerda que está recuada cerca de 3,5M e eles dizem que não pode ser porque a predominância na rua é alinhamento com o arruamento.
  16.  # 16

Colocado por: miguel_madeiraeles dizem que não pode ser porque a predominância na rua é alinhamento com o arruamento.

Então se eles dizem isso. Se de facto é verdade.
    A unica solução é acatar a coisa. Faz uma fachada fals para garantir a continuidade e arruma a edificação por detras. veja se assim eles aceitam isso. eventualmente conecta a fachada falsa ao edifício, com uma pergola. ou a garagem/ telheiro chega à frente. Não estou a ver mais nada a fazer senão algo dentro deste "espirito".

Mas o arqutiecto que estiver a tratar do projecto é que tem de RESOLVER isso, não sou eu, ou o forum da casa ;)
  17.  # 17

Pedro, consegue dar-me exemplo de uma fachada falsa para uma habitação que será construída com afastamento entre habitações contíguas?

Na reunião ficou entrelinhas que a criação de uma garagem à frente resolveria mas como eu já tenho garagens em edificações anteriormente construídas, não lhe vejo mais valia. Vejo mais valia construir uma "garagem" aberta que servisse de telheiro e sendo aberta permitiria manter a circulação à volta da casa. Na imagem, a zona da cozinha e quartos é a que está voltada para o arruamento e dista 3.5M do mesmo. Essa zona laranja seria a criação de um telheiro/garagem aberta, serviria o propósito na sua opinião? Já cumpriria a lei?

Eu entendo e concordo que é o técnico que tem que resolver mas ficaria imensamente grato se me pudesse elucidar.
      Sem Título.jpg
  18.  # 18

Eu já ilucidei.( o texto é claro) agora meta o arqutiecto ao barulho.
    Não me vou substituir ao técnico que tem de arranjar. como precisa de projectos é mesmo isso, o projecto tem de resolver essa questão.
  19.  # 19

Pedro, eu só não entendi se na sua opinião a representação de garagem/telheiro cumpre o necessário para que assim já seja considerado alinhamento ao arruamento.

Peço-lhe, por favor, a sua opinião.
  20.  # 20

Não tenho mais opiniões a dar.
    Muna-se de um Arquitecto e veja com ele as opções.
    Concordam com este comentário: brunomrosa

0.0197 seg. NEW