Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Aluguei recentemente uma casa antiga na Alemanha e tenho isto na parede da cozinha:

Imagem

Alguém sabe para que serve?

Disseram-me que poderia ser uma ligação "terra" uma vez que aparentemente as minhas tomadas de electricidade não a têm. Poderei ligar o fio de terra do fogão/placa/máquinas a esta "coisa"?

Obrigado
    •  
      larkhe
    • 1 junho 2016 editado

# 2

Aparentemente sim. Mas o melhor será questionar o senhorio.
  2.  # 3

Obrigado pela resposta. O senhorio é uma imobiliária e dificilmente respondem aos meus contactos pelo que é complicado seguir essa via.

Aqui vai a foto da localização desta "coisa":

Tirei a chapa quadrada e cairam umas gotas de água. Parece-me que está ligado à canalização (pelo menos com o multimetro tenho resistência ~0V entre esta "coisa" e os canos da água):

Foto da tomada do meio da parede e respectivas diferenças de tensão (é para ligar as máquinas segundo o que está escrito no disjuntores no quadro):

Neste caso parece que o azul é a fase, o castanho o neutro, o vermelho e o preto não são nada. Não tenho fio de terra e o borne terra da tomada está ligado ao neutro.
    Estava a pensar ligar aqui a máquina mas ligar o borne de terra à canalização da água em vez de ligar ao neutro.

Foto da tomada da direita (é para ligar o fogão/placa segundo a informação que está os 3 disjuntores do quadro):

Neste caso parece-me que tenho 3 fases e um neutro (o castanho). Mais uma vez não tenho fio de terra.
    Estava a pensar ligar o fogão entre uma das fases e o neutro e a placa entre as duas restantes fases (permite ligar duas fases) e esse mesmo neutro. Ambas as terras ligaria mais uma vez à canalização da água.

O que acham? Isto é uma casa dos anos 60 e acho que não tenho grandes alternativas.
  3.  # 4

Nesse seu último esquema parece que o fio neutro é o castanho (dá 240V entre esse e cada um dos outros) e preto, azul e vermelho são fases (240V * 3^(0.5) = 417V, bate certo).

No esquema das tomadas o preto e o vermelho provavelmente não estão ligados a nada, e como estão "flutuantes", servem de antena e o multímetro acusa uma coisa qualquer...

0.0104 seg. NEW