Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite gostava de saber a vossa opinião pessoal em relação a este assunto.
    34 anos uma filha de 8 e 10 mil euros em poupanças, herdei o apartamento de 1998 na separação há 1 ano que tem estado fechado e a ser pago ao banco por mim naturalmente.

    Tenho um orçamento para obras no valor de 10 mil euros uma pessoa que conheço o trabalho e muito profissional e perfeccionista.
    É assim a casa precisa muito de ser pintada, não tem humidades, mas quero mudar a cozinha a casa de banho a parte electrica está um caos com fios puxados para todo o lado estuque arrancado e ponho me a pensar perante este cenário quais são as minhas prioridades.
    Fazer o basico? Aproveitar a casa vazia para mudar canalização e por tudo ao meu gosto? Pensar se a casa de banho precisa assim tanto de ser mudada? Não devo ficar a zeros entendem....Tenho um ordenado normalissimo de 750 euros.

    Agradeço opiniões, situações semelhantes...
  2.  # 2

    qual é o objectivo? arrendar?
  3.  # 3

    De 1998... e em que material é feita a canalização de águas ?

    Prioridades:
    1.º a segurança (electricidade; inspeccionar o gás, se houver; porta blindada?; ...);
    2.º o conforto (janelas; isolamentos; ...) e a funcionalidade;
    3.º a estética (reparação de estuque e pinturas; armários de cozinha; mudar casa de banho).

    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: pc ferreira, simples, larkhe, pauloagsantos
  4.  # 4

    ponha umas fotos.
  5.  # 5

    Colocado por: AMCPponha umas fotos.

    Fotos para que?
  6.  # 6

    para ter noção do real estado do imovel
  7.  # 7

    Bom dia

    O objectivo é lá viver.
    A canalização é aço galvanizado (acho q foi esta a palavra que ouvi dizer) a porta já é blindada, o orçamento inclui janelas e estores.

    Obrigada
  8.  # 8

    Minha estimada, como compreenderá, ninguém melhor que você, com todo o livre arbítrio que lhe é manifestamente reconhecido, poderá, em função da sua consciência, melhor saber e razão, para ponderar o que se terá por mais adequado e seguro. Pelo teor do seu escrito, somos de saber que você:

    - É possuidor de um imóvel algo degradado que carece de melhoramentos; Poderia porventura aventurar-se em alguma bricolage...

    - Vive numa situação de nonoparentalidade com uma menor a seu cargo; Pese embora não esclareça o que ficou regulado quanto à menor, presume-se que esteja consigo, o que acarreta grandes despesas, não obstante haver que atender à prestação de alimentos (que pode interromper-se), e bem assim, a eventual obrigação de pagar alimentos a que tenha direito...

    - Tem a seu exclusivo encargo o ónus do pagamento mensal da prestação do crédito hipotecário do imóvel; Por ora beneficia de juros negativos, mas tem que considerar que esta situação não será perene, além de que, tem outras despesas associadas (seguro de vida e paredes, entre outras negociadas para obter vantagens no spread)...

    - Possuiu um determinado património disponível; Qualquer bom gestor de finanças pessoais, dir-lhe-ia para nunca prescindir de 2/3 desse valor para salvaguardar possíveis emergências (e há-as muitas)...

    - Exerce uma profissão de remuneração relativamente baixa; Embora hoje possa ter estabilidade no emprego, rigorosamente nada nem ninguém lhe pode garantir que amanhã seja dispensado ou se depare com o encerramento da firma, por muito sólida que aparente ser...

    - E, finalmente, tem que considerar todas as outras despesas relativas ao seu quotidiano; Alimentação, limpeza, seguro recheio, quota condomínio, electricidade, gás e água, operador telecomunicações (tv, voz e net), vestuário, viatura (abastecimento, seguro e manutenção), pequenas despesas diárias, etc...

    Destarte, sou de que a questão não se coloca nas prioridades, mas antes, nas imprevisibilidades que nos são colocada defronte, face à realidade das nossas possibilidade de satisfação das obrigações primeiras. Estas é que se têm prioritárias, em detrimento do que houver a obrar em casa. Dito isto, não embarque de forma tão ligeira em aventuras (leia-se remodelações) e elabore um plano de intervenções a curto (1 a 6 meses) ou médio prazo (6 a 18 ou 24 meses - ou mais), e labore focando-se por ora no essencial, deixando o acessório, e pela ordem prefixada infra:

    1. Parte eléctrica - De feitura imediata, podendo ter-se feita por si ou por amigo ou familiar com jeito para este tipo de bricolage, uma vez que são operações simples;
    2. Pintar as paredes - Não é algo prioritário, mas pode (e deve) proceder à feitura das mesmas de forma faseada (uma num mês, outra no seguinte ou seguintes e assim sucessivamente), e uma vez mais, não tem amigo ou familiar com jeito para também esta bricolage?;
    3. Estuque - Também não sendo prioritário, pode tratar dele aquando das pinturas de cada cómodo, e repetindo-me, pese embora mais específica esta prática, não tem amigo ou familiar com jeito para também esta bricolage?;
    4. Canalizações - O meu prédio é de 99 e as canalizações estão para durar. Se houver futuras rupturas accione o respectivo seguro multirriscos habitação ou condomínio (um ou outro obrigatórios por lei);
    5. Janelas e estores - Como já referi, o meu prédio é de 99 e até à data, nada tenho a apontar neste concreto, excepto, na necessidade da colocação de janelas duplas exteriores, mas essas, nada têm de prioritário;
    6. Remodelação das casas de banho e cozinha - Não são obras minimamente essenciais, deixe-as para outras calendas. Caso careça de electrodomésticos, aguarde pelas promoções feitas pelas lojas.

    Notas finais:
    (i) Evite tanto quanto possível os (aparentemente) atractivos créditos ao consumo que lhe são propostos ou oferecidos, optando sempre pelo dinheiro vivo.
    (ii) Procure, tanto quanto possível, adquirir o material que precise nas promoções das lojas, baseando-se no que pretende efectuar.
    (iii) Administre as suas finanças por forma a manter um pé de meia crescente (ainda que seja apenas uns míseros 25€/m) e cumulativamente poupar para o cumprimento do seu desiderato. Ter X de saldo, gastar X em todas as obras para restar 0, é tudo menos sensato...

    Nunca se esqueça deste ensinamento: Espere o melhor, preparando-se sempre para a pior das situações!
    ou como digo nas minhas assinaturas neste fórum: Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam (Sun Tzu)
    Concordam com este comentário: amartins, maria rodrigues, box
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeza72
  9.  # 9

    sem grandes dificuldades é capaz gastar logo metade do valor que tem na cozinha e na casa de banho.

    o seu ordenado para alguem que que vive sozinha com a sua filha não é muito. tem a sorte de ter um apartamento. pense muito bem no valor que vai gastar. eu tentava gastar apenas metade das poupanças. Repare que se gastar "apenas" 5.000€, terá que fazer uma poupança mensal de 100€, durante 50 meses para repor a poupança.
  10.  # 10

    Acho um bocado estranho a canalização de um imóvel de 1998 ser feita em aço galvanizado. Se fosse de 1978 acreditava.

    A água sai ferrugenta dos canos? Ou está cortada e não dá para ver?

    Encontra nas paredes dos WC, ou cozinha, ou despensas/arrumos, umas tampas à altura das pernas mais ou menos do tamanho de uma folha A3? Se sim, isso faz parte da canalização em PE-X, que deveria ser o mais vulgar em 1998. Se assim for, é quase "eterno". Se for mesmo galvanizado, pode ser de facto um problema.
  11.  # 11

    Tem de ser racional antes do mais
    As obras valorização o imóvel em causa?

    Se o "valor" do imóvel baixar consegue recuperar algum do dinheiro investido?

    Se têm em mente vender o imóvel (médio prazo), pode assumir que esse investimento é um investimento perdido? Não se pode esquecer que o mercado poderá não "aceitar" o valor de venda pretendido.

    Por exemplo :
    Comprei em 2005 um imóvel em Massamá por 110 k (t2)
    Fiz obras e remodelação na ordem dos 25k
    Actualmente julgo que se precisar de vender só o conseguirei se o vender por 85k / 90k.

    Ou seja em 10 anos "perdi" na melhor das hipóteses 40 k
  12.  # 12

    As fotos.
    Obrigada
  13.  # 13

    1. CANALIZAÇÃO DE ÁGUA
    Se a casa é de 1995 é possível qua a canalização ainda seja em FERRO galvanizado. Neste caso, é possível que comece a ter problemas quando chegar aos 25-30 anos, isto é, lá para 2020 ou 2025.
    No caso de ser em aço INOX, não há com que se preocupar.
    Tire uma fotografia da zona do contador da água para vermos em que materiais são os canos em volta.
    Não tem torneira no Lava-Louça?!

    2. INSTALAÇÃO ELÉCTRICA
    Nas fotografia que aqui colocou não se consegue entender se tem algum tipo de problema.
    E se é de 1995, não deve precisar de uma grande actualização.

    3. CASAS DE BANHO E COZINHA
    Compreendo que queira mudar esses azulejos e mosaicos...
    Mas há outras opções. Pode limitar-se a subsituir os silicones e os betumes. E/ou pode "pintar" os azulejos (com tinta apropriada).
    Quanto à cozinha, em vez de mudar tudo, pode limitar-se a acrescentar armários (p. ex.: armários superiores na parede em frente à bancada) , substituir os rodapés dos armários e... colocar uma torneira misturadora no lava-louça. :-)

    4. REPARAÇÃO DE PAREDES e PINTURAS.
    Aqui, eu sugiro pintar as PORTAS, RODAPÉS, TAMPAS DE CAIXAS DE ESTORE que estão em madeira envernizada, a tinta de esmalte casca de ovo branco (branco mate).

    5. JANELAS
    As duas que aparecem nas fotografias são de correr. Isolam mal. Têm vidro duplo? SE as mudar, que sejam de abrir, com uma das folhas em oscilo-batente.
    Os estores de fita costumam deixar passar vento pelo rolo passador da fita. Há uns com pelúcia que reduzem a passagem do ar.

    6. GÁS
    Não esqueça que a inspecção de gás é obrigatória de 5 em 5 anos.
    Caso não tenha actualmente contador do gás, só lho ligarão depois de testarem a instalação.
    Para isso, terá de ter o fogão e o esquentador instalados.

    7. FOTOGRAFIA 4
    O prédio que se vê do outro lado da rua parece-me familiar. É na zona de Lisboa?
  14.  # 14

    Bom dia
    a instalacao electrica o que quis dizer é que as tomadas precisam de ser trocadas e alguem se aventurou a inventar uma segunda puxada dessa mesma, enfim..
    As janelas nao teem vidro duplo, so vai ser mudados os fechos e as roldanas porque elas ja não deslizam.
    Confirma se que os canos são em ferro galvanizado.
    nao é zona de lIsboa.
    Papel de parede para sair, a casa esta pintada com tinta que não foi diluída, ve se as marcas do rolo e esta rugosa.

    Obrigada
  15.  # 15

    Colocado por: zeza72a instalacao electrica o que quis dizer é que as tomadas precisam de ser trocadas e alguem se aventurou a inventar uma segunda puxada dessa mesma, enfim..
    As janelas nao teem vidro duplo, so vai ser mudados os fechos e as roldanas porque elas ja não deslizam.
    Confirma se que os canos são em ferro galvanizado.
    Papel de parede para sair, a casa esta pintada com tinta que não foi diluída, ve se as marcas do rolo e esta rugosa.

    ELECTRICIDADE
    Até os pintores lhe eliminam essas "puxadas" extras!
    Porque éque as (outras) tomadas "precisam" de ser trocadas?

    CANALIZAÇÃO.
    A minha casa é de 1983, tinha canos em ferro galvanizado e mudei-os em 2013 (30 anos). Não porque tenha havido algum problema mas porque decidi fazer grandes mudanças nas casas de banho e cozinha, e não quis arriscar ter previsíveis problemas em anos próximos.
    Você é que tem de fazer contas. Se vai fazer uma remodelação dispendiosa (azulejos, mosaicos, louças, torneiras, armários de cozinha, TUDO NOVO), neste caso considere também canalização toda nova, desde o contador. Mas, neste caso, os 10mil não chegarão para tudo.

    JANELAS
    Ok... É uma manutenção que deve custar 1 dia de trabalho de 1 serralheiro, mais uns materiaizitos e respectivas deslocações.

    PINTURA
    Tinta que não foi diluída?!? O anterior proprietário quis fazer bem demais? :-)
    Concordam com este comentário: tiyxu
  16.  # 16

    Se fose de perto de Porto era interesnte de ir la ver e dar um orçamento....se tiver algum intersso ...
  17.  # 17

    Minha estimada, depois de ter verificado as fotos por si inclusas e bem assim os muito pertinentes comentários que se lhe seguiram por quem "sabe da poda", e que se debruçam sobre aspectos mais, ou menos técnicos relativamente à feitura das suas tão desejadas modificações, embora se tenham estas questões acessórias (no que a mim me concerne), nada de especial era de se me oferece dizer, de todo, no entanto, na linha de raciocínio seguida no meu primitivo escrito, sou porventura para conjecturar sobre o que poderia fazer no seu lugar...

    Assim, e pese embora o seu desiderato - que se tem perfeitamente legitimo -, face às imagens por si inclusas, e atendendo à sua condição actual muito particular, eu laborava sempre pelo seguro, e nesse concreto, agiria em conformidade com o que ressalvar. para o efeito, enumerando as mesmas pela respectiva ordem, sou de fazer os subsequentes considerandos, podendo você deles discordar e contraditar, queira atentar:

    01. As louças sanitárias têm de facto um visual ultrapassado mas não justificarão nos anos mais vindouros uma alteração que ter-se-à manifestamente estética. Portanto é tudo uma questão de criar um melhor ambiente com uns tapetes que contrastem o aspecto espartano.

    02. Uma vez mais deparámo-nos com uma banheira com um visual ultrapassado. Actualmente usam-se mais as cabines de duche com ou seu hidromassagem. Também não será de se justificar uma alteração nos anos mais vindouros. Portanto, seria uma questão se limpar um dissimular aquele escurecimento nas juntas dos azulejos e alguma decoração.

    03. Na cozinha estão em falta os electrodomésticos e os mobiliário, na senda do dito supra, não é apelativo face às linhas mais actuais. No entanto, desde que se tenha operacional, serve perfeitamente para o efeito que se pretende. Portanto, bastaria adquirir os electrodomésticos em falta, uns de encastrar outros de instalação livre. Atente que é na decoração, feita com peso e medida que conseguirá conferir à cozinha um ambiente mais agradável.

    04. Ainda na cozinha, parece faltar a mesa e algumas cadeiras (?). Portanto basta-lhe comprar uma pequena mesa (6 comensais), colocando-a encostada longitudinalmente com a parede, e de melhorar o ambiente com alguma decoração.

    05. A imagem do quarto estando escurecida não permite aferir aferir se a pintura está danificada ao ponto de exigir uma repintura. O papel de parede não tem necessariamente que desaparecer a não ser que lhe desagrade de todo. Portanto, será só questão de o mobilar convenientemente.

    06. A parede carece de facto de uma intervenção. Em algumas circunstâncias, o problema pode esperar por melhor solução pela colocação de alguma peça de mobiliário que oculte o problema, porém, neste caso, não será esse o caso. Portanto, nada obstará à necessária reparação.

    07. Nada a apontar...

    08. Exaustor do século passado... Desde que funcione... e funcione bem... nada a apontar, caso contrário, deve substituí-lo.

    09. Nada a apontar, excepto talvez, aumentar o número de prateleiras...

    Em face do descrito, e porque parece ter que mobilar a casa, a remodelação ficava para outras calendas. Mesmo que possua alguma ou toda, terá sempre que ponderar as despesas inerentes ao embelezamento do ambiente (alguns artigos decorativos), além da inerente compra dos electrodomésticos (podendo optar pelas linhas brancas feitas por outras marcas). Depois de instalada e passados alguns meses devidamente orçamentados, donde procede à comparação registada das entradas e saídas, então, e só então, estará em condições para, em consciência, avançar para a feitura da remodelação de uma forma faseada, podendo esta prolongar-se por um ou dois anos, ou mais, se verificar que o saldo positivo entre receitas e despesas fixas não lhe permitem avançar mais depressa.

    Recorde sempre que as palavras de ordem são: poupar, olho vivo e promoções! No mais, desejo-lhe tudo de bom, a si e em especial à sua menina.
    Concordam com este comentário: amartins, zeza72
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeza72
 
0.0217 seg. NEW