Gostaria de saber se o montante máximo que os bancos estão disponiveis a emprestar para crédito habitação varia consoante o número de anos de duração do empréstimo.
Exemplo:
Para uma taxa de esforço máxima de 40%, tendo em conta um salario liquido de 1500€, então a prestação deve ser no máximo de 600€.
Para uma determinada taxa de juro (imaginemos de 2,5%), se eu pedir um emprestimo a 20 anos, então o banco só me pode emprestar no máximo cerca de 110 mil euros, pois se me emprestasse mais, o valor da minha prestação passaria dos 600€ e já não iria cumprir a taxa de esforço recomendada. No entanto se eu pedisse empréstimo para 40 anos, então o banco já me poderia emprestar 180 mil euros, pois ao aumentar o periodo do emprestimo, a prestação mensal irá diminuir. Assim sendo posso pedir mais dinheiro emprestado.
No limite, se eu ainda for novo e tiver um salario liquido de 1500€ , posso em alguns casos fazer empréstimos a 50 anos em que os bancos me vão financiar mais de 200 mil euros, pois a minha prestação mensal cumprirá a taxa de esforço máxima recomendada.
Isto que eu referi faz sentido ou não é bem assim que funciona?