Agora a moda é colocar bancadas Silestone, gosto muito e até há uma cor pela qual sou apaixonada mas as bancadas de madeira são lindíssimas mas dizem que não é tão higiénico e precisam de tratamento tempos a tempos. Entre estas duas o que têm a dizer?
Tenho uma de madeira (carvalho) há mais de dez anos, leva uma levadura de vez em quando, está como nova. Se fosse hoje talvez a tivesse envernizado de resto não estou arrependido.
Madeira fica lindo, mas a manutenção como é óbvio é maior, também tem que ter mais cuidados. Silestone tb é giro, mas é mais caro, mas o granito ainda consegue ser o melhor custo/benficio!
2 - Não é por uma bancada ser de pedra ou silestone ou do diabo a quatro que não tem bactérias. Pode ter menos, mas tirando logo imediatamente depois de ter sido desinfetada (diferente de lavada) bactérias terá sempre. Elas andam no ar e pousam em tudo o que é superfície. A menos que toda a cozinha esteja esterilizada e seja estanque, nada a fazer.
3 - Mesmo que na bancada de trabalho andem por lá assim umas salmonellas daquelas muito manhosas, a probabilidade de as ditas resistirem ao processo de confeção dos alimentos deve ser próxima de nula. E se estivermos a preparar uma salada, pois para isso é que o nosso estômago tem uma acidez superior à da "coca-cola que desentope canos". Que o diga quem anda a comer do lixo :\
Resumindo, sim, tenham o cuidado de limpar bem a bancada antes de preparar alimentos, para reduzir as hipóteses de uma intoxicação ao mínimo, mas, a menos que tenham a bancada cheia de sulcos recheados de nanhoca, não será certamente por ela ser de um material xpto que fará grande diferença.
Já devo ter provocado alguns pesadelos. As minhas desculpas.
Tenho uma bancada na cozinha que é de imitação de pedra, penso que será de Silestone. Acontece que ficou manchada como mostra a foto em anexo devido a algum produto que terá entrado em contato. Existe forma de corrigir sem substituir a pedra?