Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Cá venho mais uma vez pedir apoio no esclarecimento de algumas dúvidas, são elas:
    - Quero alterar na minha fracção a varanda (transformar em marquise) e abrir uma porta na sala (da sala para o terraço) sendo que a parede onde se vai abrir a porta é uma parede de fachada, embora não tenha impacto visual (atrever-me-ia a dizer também que nem na estética) no prédio. Relativamente à porta já sabia que teria todo um processo legal de licenciamento na Câmara, com alterações do projecto etc. Relativamente à varanda, soube, após contacto telefónico com a Câmara que o processo é (incompreensivelmente) idêntico... Tenho ambas as alterações já aprovadas em assembleia geral de condóminos, com unanimidade.
    Posto isto, vêm as questões:
    1ª - O Projecto de alteração (penso ser este o nome) pode ser feito por um arquitecto? Tem que ser pedida alguma autorização ao autor do projecto do prédio?
    2ª - Todas as paredes de fachada são paredes mestras? Se a resposta for sim, quer dizer que logo à partida a abertura da porta é impossível?
    3ª - O projecto de alteração pode ter as duas alterações em simultâneo?
    4ª - O arquitecto que tratar do processo, poderá, logo à partida dizer se é possível abrir a porta naquele sítio ou se logo à partida vai ser recusado pela câmara?

    Agradeço o vosso apoio.
    Bem-hajam,
    Cristóvão
  2.  # 2

    Boas

    1ª - Sim; não
    2ª - Se for construção recente, não há paredes mestras. Pode confirmar consultando o projecto na Câmara
    3ª - Sim
    4ª - Sim

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

    Esqueci-me de dizer que o prédio tem dois anos.

    obrigado!
  4.  # 4

    Colocado por: cristms4ª - O arquitecto que tratar do processo, poderá, logo à partida dizer se é possível abrir a porta naquele sítio ou se logo à partida vai ser recusado pela câmara?
    O mais certo é você levar "tampa" da Câmara (depende da Câmara).

    Há Câmaras em que essas alterações de fachada (marquises, etc.) são liminarmente proibidas, mas depois «agilizam» o processo de legalização das que já estão feitas...
  5.  # 5

    no meu entender- marquise é uma coisa, abrir uma porta na fachada do edificio é que já é outra, é uma situação delicada essa de abrir um vão na fachada...em termos legais todos os intervenientes no prédio podem facilmente negar-lhe essa situação com apoio juridico, mesmo que a camara aprove um dos seus vizinhos pode facilmente não gostar do que fez e colocar uma acção judicial sobre essa situação.
    mas tudo é possivel já se sabe

    Fernando Gabriel Arquitecto
 
0.0107 seg. NEW