Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos
    entregámos todas as madeiras da minha obra (soalho, escadas, roupeiros, portas...) a uma carpintaria bastante conhecida aqui do Norte. Foi feito um orçamento discriminado das diversas parcelas, tendo nós tido o cuidado de verificar se todas as parcelas do mapa de carpintarias do projecto estavam incluídas no orçamento. Acontece que agora em obra, a empresa diz que houve um engano nas medidas do soalho e afinal as medidas não são 157 m2, mas sim 157+17m2 ( o que dá uma grande diferença=17x53.8E)Como é obvio, nós quando da adjudicação não andámos a medir tudo ao pormenor e pelos vistos eles também não! No contrato existe um valor global da empreitada, com orçamento discriminado e projecto anexo. A empresa quer que nós paguemos a diferença. Nós entendemos que a responsabilidade é deles, pois não é uma questão de trabalhos a mais é engano deles nas medidas (propositado ou não, não sabemos). Sei que é corrente isto surgir nas obras, é a caça ao trabalho-extra.O que acham?
  2.  # 2

    Quem tirou as medidas?
    Se foi da responsabilidade da empresa:
    Mediu em obra - não pode pedir mais
    Mediu em projecto - se houve alterações ao projecto pode pedir
    Foi da sua responsabilidade ou havia mapa de medições?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lsobral
  3.  # 3

    A empresa mediu em obra. Teve sempre nas mãos os projectos de arquitectura e o mapa de carpintarias. Não houve qualquer alteração ao projecto. A empresa reconheceu agora que calculou mal as medidas. Eu e o meu marido desconfiamos que fizeram-no propositadamente para poderem apresentar um orçamento mais baixo, conseguir a adjudicação e depois cobrarem trabalhos extra.
  4.  # 4

    Se a empresa mediu em obra e ainda tinha todos os projectos só tem que assumir o seu erro.
    Não é desta forma descarada que se arranjam trabalhos a mais para cobrir os baixos orçamentos.
    Se já tem o material todo aplicado corra com eles.
    Se ainda não tem não faça muitas ondas até ter e despois corra com eles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lsobral
  5.  # 5

    Colocado por: lsobral. Eu e o meu marido desconfiamos que fizeram-no propositadamente para poderem apresentar um orçamento mais baixo, conseguir a adjudicação e depois cobrarem trabalhos extra.
    1. Estão a ver a importância de ser o dono de obra a apresentar o mapa de medições?

    2. E na proposta que vos fizeram, vinham lá indicados a quantidade prevista fornecer e aplicar, com o respectivo preço unitário?
    É que se o fizeram, e a medição não corresponde ao que está na proposta, eles até podiam ter escrito 1m2x53,8euros=53,8euros, que você teria de pagar a quantidade total aplicada.
    Caso na proposta tenham dado um valor global, sem indicação da quantidade, mande-os passear.

    3. E, já agora, que medição apresentou a concorrência para esse trabalho (e a que preço unitário)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lsobral
  6.  # 6

    A responsabilidade é sempre de quem faz o mapa de quantidades. Se eles foram medir à obra e se enganaram, azar deles, também me acontece e tenho de me aguentar. Simplesmente não pague e se for preciso que a metam em tribunal.

    Pergunte-lhe se por acaso fosse ao contrário, também devolviam. Faça uma coisa. Agarre no orçamento deles e meça tudo, a ver se encontra alguma quantidade enganada para baixo.

    O que eles estão a fazer é mandar o barro à parede a ver se pega. Se pegar, eles safam-se, senão, pelo menos tentaram. São as ordens "oficiais" que todos os responsáveis de obra têm. Como geralmente os donos de obra reclamam, mas paguem, funciona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lsobral
  7.  # 7

    Colocado por: Luis K. W.2. E na proposta que vos fizeram, vinham lá indicados a quantidade prevista fornecer e aplicar, com o respectivo preço unitário?
    É que se o fizeram, e a medição não corresponde ao que está na proposta, eles até podiam ter escrito 1m2x53,8euros=53,8euros, que você teria de pagar a quantidade total aplicada.
    Caso na proposta tenham dado um valor global, sem indicação da quantidade, mande-os passear.

    Ò Luis, então? Quem é que apresentou e quem é que mediu? Quem erra sofre as consequências, excepto se fosse de todo impossível prever o erro na fase de orçamento. È a teoria geral dos erros e omissões da contratação pública e neste caso mais grave porque o "projecto" é do empreiteiro.
  8.  # 8

    Paulo,
    Sorry... :-)
    É que me custa a crer que se enganassem em 17m2...
    Que argumentos é que eles invocam para errar em 17m2? Se o Mapa de Carpintarias tinha lá o que era necessário, as Plantas estavam correctas, o carpinteiro foi rectificar medidas à obra, e não houve alterações, há qualquer coisa que não bate certo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lsobral
  9.  # 9

    No orçamento vem a quantidade (157m2) e o preço unitário (53.8m2)= valor total da aplicação do soalho 8446.6. Eu e o meu marido não confirmámos os 157m2 porque o projecto não sofreu desde o início qualquer alteração. Tínhamos vários orçamentos e o valor da área nunca era o mesmo. Não demos grande importância. São 3 pisos desnivelados, por isso achámos que era um bocado complicado para medir e eles estavam todos a fazer "aproximações", pois o valor global da empreitada rondava os 30000E.
    Dou razão ao Paulo Correia, orçamentos super discriminados. Realmente mais valia ter contratado um orçamentista...evitava muitas chatices.
    Hoje no meu local de trabalho, estive com um técnico orçamentista que foi despedido da empresa (não é engenheiro) e que me disse que aqui não consegue arranjar emprego. Acho (agora) que é um trabalho que infelizmente não é valorizado. Realmente à volta da construção civil há toda uma subcultura, um mundo muito próprio cheio de regras ocultas, cujo objectivo é sempre depenar o dono de obra. A minha obra está na recta final. Muitos euros gastos e muita dor de cabeça, principalmente para evitar a derrapagem...um orçamento nosso super discriminado, feito por um profissional, tinha evitado muita dor de cabeça. E olhem que eu sou da area da educação. A minha única ligação à construção civil é ter uma obra em construção.
  10.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.Paulo,
    Sorry... :-)
    É que me custa a crer que se enganassem em 17m2...
    Que argumentos é que eles invocam para errar em 17m2? Se o Mapa de Carpintarias tinha lá o que era necessário, as Plantas estavam correctas, o carpinteiro foi rectificar medidas à obra, e não houve alterações, há qualquer coisa que não bate certo...

    Há, contas mal feitas, é simples. Estou a acabar um orçamento para um tecto de uma sé catedral com3 naves, duas iguais e uma maior. Até a olho se via, a quantidade da maior era metade das mais pequenas. Eram apenas 3 rectângulos, mas acontece muito, especialmente quando se usa folhas de cálculo

    Colocado por: lsobralHoje no meu local de trabalho, estive com um técnico orçamentista que foi despedido da empresa (não é engenheiro) e que me disse que aqui não consegue arranjar emprego.

    Envie-me o curriculo dele, pode ser que se arranje alguma coisa

    Colocado por: lsobralAcho (agora) que é um trabalho que infelizmente não é valorizado.

    Quem não o valorizar com margens inferiores a 5% reais e a ganhar e a perder obras por menos de 1%, não vão precisar de valorizar nada, porque vai falir.
    E este ano vão ser tantos e alguns donos de obras que acreditam em milagres, vão passar mal


    Colocado por: lsobralRealmente à volta da construção civil há toda uma subcultura, um mundo muito próprio cheio de regras ocultas, cujo objectivo é sempre depenar o dono de obra.

    A diferença da construção civil para outras actividades, é que mexe directamente com muito dinheiro e de forma imediata. De resto somos iguais a todos os outros e vivemos todos no mesmo mundo. Leia este texto e diga-me se somos só nós ou é um problema bem mais grave:
    https://forumdacasa.com/?CommentID=13931
  11.  # 11

    Não posso enviar o currículo da pessoa pois nem sequer tenho autorização para tal; a minha única ligação com esse técnico orçamentista é puramente profissional. Repito, não tenho qualquer ligação/interesse com a construção civil que não seja apenas o facto de estar a construir.
    Já tinha lido o comentário do Eduardo Prado Coelho e achei o máximo.
  12.  # 12

    Pois é... se fosse o dono da obra a fornecer o mapa de quantidades agora estava lixado... tinha que assumir o sobre-custo e depois ia pedir o dinheiro a quem? Ao medidor orçamentista??

    Neste caso aqui apresentado existe ainda uma nuance... segundo percebo o contrato foi adjudicado para 157 m2 e neste caso o dono da obra deveria ter confirmado as medições ou então adicionar uma clausula no contrato que diria:

    - "Todas as medições contratadas são baseadas em dados recolhidos em obra e nas plantas fornecidas pelo dono da obra, qualquer erro de medição será da inteira responsabilidade do empreiteiro" e ainda "O valor adjudicado para este orçamente refere à totalidade dos trabalhos em madeira a realizar em obra".

    Se não tiver nada deste tipo escrito no contrato, e como o mesmo foi feito para 157 m2, creio que terá a arcar com os restantes 17 m2.... é importante ler bem os contratos.

    Cumprimentos;
  13.  # 13

    timoshenko
    Considere as consequências do que acaba de afirmar.

    Imagine que tem um projecto para a construção de uma moradia, sem qualquer mapa de quantidades. Pede orçamentos a vários empreiteiros e um deles, apenas mede metade das áreas. Para não parecer mal, como o empreiteiro até já é um rapaz que as sabe fazer, escolhe 15 artigos (os realmente importantes), nesses 15 apenas coloca 50% da quantidade real. Como sabe que a quantidade é bem maior, coloca nesses artigos, um preço unitário, 50% acima. Entrega-lhe o orçamento, todo descriminado e sendo o mais barato, (pudera, tinha "esquecido" de algumas quantidades importantes), você adjudica-lhe a obra, convencido que fez um excelente negócio.

    Entra em obra, faz o tosco da obra, corre tudo bem, pede-lhe um adiantamento para os acabamentos, que você dá e quando chegar aqueles artigos que ele sabia que estavam marados, chega ao pé de si e diz-lhe:

    Acontece que agora em obra, a empresa diz que houve um engano nas medidas do soalho e afinal as medidas não são 157 m2, mas sim 157+17m2 ( o que dá uma grande diferença=17x53.8E)


    Como sabe, 20% dos artigos representam 80% dos custos, pelo que se isto acontecer nesses 20%, ele pede-lhe as diferenças de quantidades onde ele próprio se tinha "enganado", multiplicadas por um preço muito alto, com o qual você tinha concordado ao assinar o contracto e você leva uma ripada que nunca mais se esquece, porque vai demorar anos a pagá-la.

    Pergunto eu: Se ele se enganou a medir, você é que paga os erros dele, propositados ou não?

    Como é óbvio, tudo isto é mera ficção cientifica e nada disto se passa nas nossas obras, não é verdade? ou será que acontece? nã, não é possivel, os nossos donos de obra, conhecem perfeitamente este e outros truques bem mais elaboradas de se enganar o cliente.
    Concordam com este comentário: kubikaza interiores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lsobral
  14.  # 14

    Bom dia,

    sou profissional nesta àrea de carpintaria, e realmente reina a confusão neste mercado.
    Temos perdido orçamentos por causa de acções como a dessa empresa, a orçamentar e apresentar o preço fogem em tudo para ficar com o serviço, pex:
    - quantidades mal calculadas
    - tipos de materiais diferentes quer seja madeiras de boa qualidade vs qualidade duvidosa, até acontece ao orçamentar nem sequer perguntarem o preço das ferragens especificas, e dps em obra qd já foi adjudicada o preço ser o dobro, pex.
    - casos especificos em que a empresa esteja em situação complicada com assuntos tipo falta de pagamentos a fornecedores, funcionários, e segurança social e IVa

    Depois em Obra, quem quer pagar o mais barato...acaba por pagar caro, com problemas em:
    - medições ( casos em q vai haver o jogo do empurra com exemplo do caso acima)
    - trabalhos mal feitos, devido ao custo do tempo necessário não ser coberto pelo orçamento
    - a empresa querer receber a totalidade do serviço sem o realizar

    Enfim casos interessantes, em relação ao país que temos.

    Miguel Ramos
    [email protected]
  15.  # 15

    A mim aconteceu-me situação idêntica, mas foi num deck Ipe.
    Orçamentaram-me em 6000€ e no final apresentaram-me uma conta de 8500€ e ainda por cima eu e o meu velhote andámos a ajudar os manfios a colocar o deck, para alêm de terem demorado 2 anos a terminar o serviço.

    No final eu disse, apresentou um orçamento de 6000 e é isso o que leva... ele lá disse que calculou mal e que levou material e mão de obra que não estava à espera. a minha resposta foi "problema teu, começa a assumir responsabilidade naquilo que fazes, se queres receber 6000, recebes agora. senão, não recebes nenhum e se quiseres põe-me em tribunal, pois eu tenho o teu orçamento, e é tudo o que eu preciso."
    E ele lá aceitou os 6000.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lsobral
  16.  # 16

    Mais uma achega.
    Será que a empresa de carpintarias levou para a obra (forneceu) realmente os 157m2? O DO (Dono de Obra) confirmou a quantidade fornecida?
    Será que o que está aplicado tem essa área, já que segundo é referido não houve alterações de espaços?
    Será que houve algum desvio em obra?
    Será que não se esqueceram de medir um quarto (17m2)?
    Se as medições são deles o DO só deve pagar o que realmente for aplicado, medindo em obra, e não os desperdicios, os desvios, etc.
    Se as medições são deles e estão erradas só terão de assumir o erro.
    Se fosse ao contrário em lugar de 157m2, fossem 140 m2 também devolviam a diferença ao DO?
  17.  # 17

    Obrigada a todos pela ajuda.Os trabalhos estão terminados, fizeram um trabalho espectacular. Vou ver se consigo por aqui as fotos. Nós não cedemos quanto a extras e nunca mais se falou de a mais, mantendo-se o orçamento inicial. Claro que se não fosse a ajuda deste forum se calhar tínhamos cedido e pago mais. Obrigada a todos e ficam prometidas as fotos.
  18.  # 18

    Peço desculpa por "desenterrar" este tópico, mas estou com um problema semelhante, entreguei ao empreiteiro os respectivos projectos e indiquei-lhe ainda as alterações que pretendia realizar, ele entregou-me um orçamento com medições, as quais na altura não confirmei, refiro-me a quantidades, agora na fase de acabamentos esta a pedir mais dinheiro para acabar a obra pois diz que nas medições que ele fez não esta essa quantidades, num exemplo o muro exterior que no projecto esta com o total de 60 metros lineares nas medições só meteu 30 metros, mas o mais caricato é que o muro exterior foi a 1º coisa que fez na obra em Setembro de 2010 e só agora me fala desses supostos trabalhos a mais, 30 lineares num muro de betão com 3 metros de altura é algum betão a mais e ainda por cima como é para ser forrado a pedra ainda aumenta mais os custos. Agora terei que pagar esses trabalhos???? quando lhe pedi o orçamento não lhe disse que era só para metade da casa, estou convencido que ele actuou de ma fé para dar um preço mais baixo e ganhar a obra para depois aplicar com estes supostos trabalhos.
  19.  # 19

    Colocado por: PauloCorreiaImagine que tem um projecto para a construção de uma moradia, sem qualquer mapa de quantidades. Pede orçamentos a vários empreiteiros e um deles, apenas mede metade das áreas. Para não parecer mal, como o empreiteiro até já é um rapaz que as sabe fazer, escolhe 15 artigos (os realmente importantes), nesses 15 apenas coloca 50% da quantidade real. Como sabe que a quantidade é bem maior, coloca nesses artigos, um preço unitário, 50% acima. Entrega-lhe o orçamento, todo descriminado e sendo o mais barato, (pudera, tinha "esquecido" de algumas quantidades importantes), você adjudica-lhe a obra, convencido que fez um excelente negócio.
    Entra em obra, faz o tosco da obra, corre tudo bem, pede-lhe um adiantamento para os acabamentos, que você dá e quando chegar aqueles artigos que ele sabia que estavam marados, chega ao pé de si e diz-lhe:...


    Colocado por: edubelver...agora na fase de acabamentos esta a pedir mais dinheiro para acabar a obra pois diz que nas medições que ele fez não esta essa quantidades, num exemplo o muro exterior que no projecto esta com o total de 60 metros lineares nas medições só meteu 30 metros,

    É pááá! Há "coincidências" do caraças !
    • mog
    • 26 outubro 2011

     # 20

    Olá,

    Se bem percebi, o erro não foi seu (que forneceu as informações/medições corretas) mas sim do empreiteiro que fez mal os cálculos para efeitos de orçamentação. Sendo assim, o problema será dele. Penso eu de que...:)
 
0.0232 seg. NEW