Iniciar sessão ou registar-se
    • pilav
    • 6 maio 2009 editado

     # 1

    Boa tarde

    Fui informado pelo Engº que me está a fazer, a estabilidade térmica de uma moradia de um Piso terreo , que para cumprir com a legislação em vigor vou ter de usar EPS 6cm espessura no pavimento terreo e por cima da lage.
    Como que materiais vou cobrir o eps, afim de fazer os acabamentos e os mesmos não estalarem ou soar a "chouco"
    Cump carlos Alberto
  1.  # 2

    Ah! falei-lhe no uso de argila espandida, mas não me deu grande saida, será que substituiu, neste caso do pavimmento?
  2.  # 3

    Colocado por: pilavBoa tarde

    Fui informado pelo Engº que me está a fazer, a estabilidade térmica de uma moradia de um Piso terreo , que para cumprir com a legislação em vigor vou ter de usar EPS 6cm espessura no pavimento terreo e por cima da lage.
    Como que materiais vou cobrir o eps, afim de fazer os acabamentos e os mesmos não estalarem ou soar a "chouco"
    Cump carlos Alberto


    Eu também coloquei EPS com a pré betonilha, contudo depois levou a betonilha final e acredite que aquilo não "chouca" nada... rijo que nem aço :)

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  3.  # 4

    Filipe
    vou iniciar pedido de orçamentos já apreceram interassados,mas pretendo fazer por administração directa, ou melhor fornecer eu os materiais. vou fazer numa proriedade agricula com construção já aprovada que comprei na zona de almeirim. cump. Carlos Alberto
  4.  # 5

    Colocado por: pilavFilipe
    vou iniciar pedido de orçamentos já apreceram interassados,mas pretendo fazer por administração directa, ou melhor fornecer eu os materiais. vou fazer numa proriedade agricula com construção já aprovada que comprei na zona de almeirim. cump. Carlos Alberto


    Fixe terra do belo do melão e da bela Sopa da Pedra :)

    Boa sorte então para a Construção, tudo do melhor

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  5.  # 6

    O EPS para pavimentos é desenvolvido a pensar nessa utilização.
  6.  # 7

    Boas

    O link EPS para pavimentos leva-nos à DOW, ou seja ao XPS Poliestireno extrudido. O que pliav fala é EPS - poliestireno expandido, ou seja, esferovite. Tente com (se o seu técnico não o estiver já a fazer) EPS M1 de alta densidade

    cumps
    josé Cardoso
  7.  # 8

    Tem toda a razão, leituras na diagonal é o que dão.
  8.  # 9

    Ok filipe
    Vou repetir,para tentar esclarecimento do pessoal do Forum.
    Alguem me sabe informar se os produos da DOW são importados?
    O que é o EPS1
    Caso os produtos DOW sejam importados ,onde adquirir ,materiais nacionais, equivalentes,para o mesmo fim?
    Cumprimentos Carlos Alberto
  9.  # 10

    Colocado por: pilav
    vou ter de usar EPS 6cm espessura no pavimento terreo e por cima da lage.
    Como que materiais vou cobrir o eps, afim de fazer os acabamentos e os mesmos não estalarem ou soar a "chouco"
    Cump carlos Alberto


    Atenção a esses materiais! Já ouvi dizer que ou evaporam ou são comidos por ratos e pássaros.

    Ouvi falar de um caso em que o dono da obra deixou as placas EPS à chuva, e quando lá chegou no dia seguinte, as placas estavam todas pretas, cheias de fungos e podres, por isso se não evaporarem, apodrecem! Imagine que salta um salpico para o chão da cozinha, vai-se infiltrar e começar a apodrecer todo o EPS! Muito cuidado!

    Mas se mesmo assim usar este material, para não soar a "chouco", deve cobrir com outra lage, no mínimo com 30cm de espessura e ferro com fartura, não vá dar um salto e estalar.
  10.  # 11

    Colocado por: pilav
    Alguem me sabe informar se os produos da DOW são importados?
    Caso os produtos DOW sejam importados ,onde adquirir ,materiais nacionais, equivalentes,para o mesmo fim?


    Assim de cabeça, a DOW é estrangeira mas tem uma grande unidade de produção em estarreja pelo menos.
    Depois também lá perto, em ovar acho, existe a iberFibran, com produtos equivalentes, pelo menos nas tabelas de características, e a um preço ligeiramente mais reduzido(com simulador de custos Online - "cálculo de espessuras").

    PS: Refiro produtos Xps, não Eps...
  11.  # 12

    Colocado por: nunoneiva75Atenção a esses materiais! Já ouvi dizer que ou evaporam ou são comidos por ratos e pássaros.

    Ouvi falar de um caso em que o dono da obra deixou as placas EPS à chuva, e quando lá chegou no dia seguinte, as placas estavam todas pretas, cheias de fungos e podres, por isso se não evaporarem, apodrecem! Imagine que salta um salpico para o chão da cozinha, vai-se infiltrar e começar a apodrecer todo o EPS! Muito cuidado!

    Isto lê-se cada uma...
    Então o EPS apodrece com a água? Ainda por cima de um dia para o outro... ;)
    Vá a uma marina ou a um porto de pesca e veja o que eles usam muitas vezes como "boias" de sinalização, flutuadores e outras coisas... Deve ser algum EPS (esferovite) especial certamente... ;)
    Gostei especialmente do "se não evaporarem"!!!! lol

    Cria-se cada mito!
  12.  # 13

    De certeza que quem postou isso estava a ser sarcástico, só pode.
  13.  # 14

    estes materiais podem ser substituidos nos pavimentos por argila expandida?
  14.  # 15

    Colocado por: pilavestes materiais podem ser substituidos nos pavimentos por argila expandida?


    Em principio pode, desde que consiga os mesmos coeficientes térmicos. è que no final da obra vai o Perito fazer a certificação e basea-se no projecto de RCCTE aprovado.
  15.  # 16

    Então a primeira questão era: como aplicar uma betonilha sem fissurar sobre um poliestireno.

    Existem duas formas garntidas:
    a) Devem ser criadas juntas perimetrais garantindo que a betonilha de distribuição de carga não fica em contacto com os paramentos verticais;
    Devem ser criadas juntas de fraccionamento na zona das portas;
    Devem ser criadas juntas de fraccionamento em secções máximas de 6x5m ou em que a relação máxima do desenho não seja superior a 1 para 1,41 - ou seja o mais aproximado do quadrado perfeito.

    Ao aplicar o acabamento devemos respeitar as mesmas juntas.

    b) Método menos convencional especialmente indicado para pavimentos colados/aderidos.
    Devem ser criadas juntas perimetrais garantindo que a betonilha de distribuição de carga não fica em contacto com os paramentos verticais;
    Devem ser criadas juntas de fraccionamento na zona das portas;
    Sobre a placa do poliestireno (tanto eps como XPS) aplicar a placa de construção Bekotec da Schluter. Graças à sua forma apenas são necessários 8mm de betonilha e não são necessárias juntas.
    Se aplicar cerâmica aplicar a lâmina ditra e a cerâmica.
    • pilav
    • 9 maio 2009 editado

     # 17

    Pretendo utilizar simplesmente materiais de fabrico nacional, dai pensar na argila expandida .
    Com a economia como anda ,acho que se devia dar prioridade a materiais Nacionais, para o mesmo fim, dai pedir informação. Muito obrigado
    Cump carlos Alberto
  16.  # 18

    Com o primeiro método pode aplicar apenas produtos nacionais...digo eu! Neste momento não sabemos de quem é o capital.
  17.  # 19

    Paulo por favor pode indicar-me onde eu possa ver desenhos sobre a aplicação, afim de mostrar aos pedreiros.Obrigado Carlos Alberto
 
0.0193 seg. NEW