Iniciar sessão ou registar-se
    • MSA001
    • 12 junho 2016 editado

     # 1

    Boa noite,

    gostaria de saber qual a vossa opinião sobre o piso radiante, alimentado por recuperador de calor e painéis solares? qual a eficácia deste sistema? é rentável no aquecimento da casa? só iremos usufruir da casa a partir das 18h00,pelo que durante o dia não será necessário ter ligado o aquecimento. Há possibilidade de mais tarde adaptarmos uma bomba de calor?

    obrigado
  1.  # 2

    Alimentar o piso a partir de painéis solares obriga a um investimento muito avultado que dificilmente será amortização,

    Eu aconselhava antes uma solução que fizesse as AQS e o aquecimento pelo recuperador de calor com os painéis somente a garantir as AQS no verão e nos dias mais soalheiros, obviamente alimentar um Prh e deixar uma pré instalação para bomba de calor.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  2.  # 3

    jorgealves:

    E um sistema com acumulador (2 serpentinas) para PRH+AQS com bomba de calor + painéis ?

    No verão parece claro que o só necessita trabalhar os painéis.

    No inverno a bomba é que faz a maior parte do trabalho mas os painéis sempre podem contribuir qq coisa.

    Faz sentido o raciocínio ? Já vi este esquema em manuais da LG pelo menos.
  3.  # 4

    Colocado por: shlak
    E um sistema com acumulador (2 serpentinas) para PRH+AQS com bomba de calor + painéis ?
    em vez da bomba de calor e um recuperador de calor a água.
    Concordam com este comentário: shlak
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shlak
  4.  # 5

    Certo, no seu comentário anterior, parecia-me que estava a propor um sistema separado para AQS e para o PRH.

    Mea culpa!
  5.  # 6

    Colocado por: jorgealvesAlimentar o piso a partir de painéis solares obriga a um investimento muito avultado que dificilmente será amortização,

    Eu aconselhava antes uma solução que fizesse as AQS e o aquecimento pelo recuperador de calor com os painéis somente a garantir as AQS no verão e nos dias mais soalheiros, obviamente alimentar um Prh e deixar uma pré instalação para bomba de calor.


    Colocado por: jorgealvesAlimentar o piso a partir de painéis solares obriga a um investimento muito avultado que dificilmente será amortização,

    Eu aconselhava antes uma solução que fizesse as AQS e o aquecimento pelo recuperador de calor com os painéis somente a garantir as AQS no verão e nos dias mais soalheiros, obviamente alimentar um Prh e deixar uma pré instalação para bomba de calor.


    Colocado por: jorgealvesAlimentar o piso a partir de painéis solares obriga a um investimento muito avultado que dificilmente será amortização,

    Eu aconselhava antes uma solução que fizesse as AQS e o aquecimento pelo recuperador de calor com os painéis somente a garantir as AQS no verão e nos dias mais soalheiros, obviamente alimentar um Prh e deixar uma pré instalação para bomba de calor.


    Colocado por: jorgealvesAlimentar o piso a partir de painéis solares obriga a um investimento muito avultado que dificilmente será amortização,

    Eu aconselhava antes uma solução que fizesse as AQS e o aquecimento pelo recuperador de calor com os painéis somente a garantir as AQS no verão e nos dias mais soalheiros, obviamente alimentar um Prh e deixar uma pré instalação para bomba de calor.


    Colocado por: jorgealvesAlimentar o piso a partir de painéis solares obriga a um investimento muito avultado que dificilmente será amortização,

    Eu aconselhava antes uma solução que fizesse as AQS e o aquecimento pelo recuperador de calor com os painéis somente a garantir as AQS no verão e nos dias mais soalheiros, obviamente alimentar um Prh e deixar uma pré instalação para bomba de calor.


    Colocado por: jorgealvesAlimentar o piso a partir de painéis solares obriga a um investimento muito avultado que dificilmente será amortização,

    Eu aconselhava antes uma solução que fizesse as AQS e o aquecimento pelo recuperador de calor com os painéis somente a garantir as AQS no verão e nos dias mais soalheiros, obviamente alimentar um Prh e deixar uma pré instalação para bomba de calor.


    a ideia seria ter recuperador a água para aquecimento das águas sanitárias, e obviamente, os painéis solares. queríamos também que o recuperador aquecesse o piso radiante. é viável?
  6.  # 7

    Foi isso que eu aconselhei.
  7.  # 8

    Colocado por: jorgealvesFoi isso que eu Aconselhei.


    e o piso radiante funciona bem com o recuperador de calor? ou seja, teríamos um depósito com duas serpentinas, uma para o piso radiante outra para as águas sanitárias?
  8.  # 9

    E outra para o solar,
    Tenho várias instalações assim.
  9.  # 10

    Colocado por: jorgealvesE outra para o solar,
    Tenho várias instalações assim.


    mais tarde haveria possibilidade de instalar a bomba de calor? Quanto tempo demora o piso radiante a aquecer a casa? de um dia para o outro o piso radiante mantém alguma temperatura?
  10.  # 11

    Pode deixar pré instalação e depois aplica a bomba quando puder,
    O tempo de resposta varia entre as 2 horas e as 48 horas dependendo do sistema, do controle e do imóvel em si.

    Quanto maior a camada de betonilha mais tempo demora a aquecer mas mantém durante mais tempo o calor.
  11.  # 12

    Colocado por: jorgealvesPode deixar pré instalação e depois aplica a bomba quando puder,
    O tempo de resposta varia entre as 2 horas e as 48 horas dependendo do sistema, do controle e do imóvel em si.

    Quanto maior a camada de betonilha mais tempo demora a aquecer mas mantém durante mais tempo o calor.


    qual o seu conselho a nível de construção (betonilha), sistema e revestimento (cerâmico, flutuante ou madeira )
  12.  # 13

    Colocado por: MSA001

    e o piso radiante funciona bem com o recuperador de calor? ou seja, teríamos um depósito com duas serpentinas, uma para o piso radiante outra para as águas sanitárias?


    O que você quer parece articular-se mais com um sistema de aquecimento "tank in tank" ou depósito de inércia c/ produção de AQS semi-instantânea, onde todas as fontes de aquecimento ligam no mesmo tanque acumulador, que funciona como inércia, e que permite a produção de AQS e também o aquecimento por diversas vias (pavimento radiante BT, radiadores/toalheiros HT, ventiloconvectores...)

    Com um sistema destes, pode ir adicionando as fontes de produção de calor (recuperador, painéis, bomba de calor, etc) à medida que as vai podendo pagar. Tem a desvantagem de não fazer frio com um sistema destes.
  13.  # 14

    Colocado por: Skinkx

    O que você quer parece articular-se mais com um sistema de aquecimento "tank in tank" ou depósito de inércia c/ produção de AQS semi-instantânea, onde todas as fontes de aquecimento ligam no mesmo tanque acumulador, que funciona como inércia, e que permite a produção de AQS e também o aquecimento por diversas vias (pavimento radiante BT, radiadores/toalheiros HT, ventiloconvectores...)

    Com um sistema destes, pode ir adicionando as fontes de produção de calor (recuperador, painéis, bomba de calor, etc) à medida que as vai podendo pagar. Tem a desvantagem de não fazer frio com um sistema destes.


    então e se quisermos fazer frio com a bomba de calor no futuro?
  14.  # 15

    Colocado por: MSA001

    então e se quisermos fazer frio com a bomba de calor no futuro?


    O Jorge Alves já lhe dá as referências certas dum equipamento Daikin que faz tudo isso e que permite ligar solar térmico despressurizado. Para aproveitar o recuperador de calor, continua a precisar dum depósito de inércia adicional, devido à alta temperatura que o mesmo pode atingir, e acho que dá para ligar esse depósito em apoio (aquecimento/AQS) do tal sistema bomba calor AQ/ARR/AQS da Daikin.

    Mas a minha resposta ia no sentido da sua pergunta e você apenas tinha falado em aquecimento...
  15.  # 16

    Colocado por: SkinkxTem a desvantagem de não fazer frio com um sistema destes.
    pode fazer frio sim senhor, bastando adicionar a bomba de calor.
  16.  # 17

    Colocado por: Skinkxdum equipamento Daikin que faz tudo isso
    desta vez não é possivél pois não existe.
    o que se pretende é isto:
    deposito misto de inercia com produção AQS instantânea em serpentina higiénica de aço inox 316L, com serpentina solar e debito para piso radiante hidráulico
      2016-05-31 15.53.11.jpg
  17.  # 18

    solução solar termica
      19.jpg
  18.  # 19

    recuperador de calor embutido
      2016-05-04 18.22.48.jpg
  19.  # 20

    ou uma salamandra
      2015-11-13 12.49.21.jpg
 
0.0247 seg. NEW