Iniciar sessão ou registar-se
    • Smaug
    • 14 junho 2016 editado

     # 1

    Boa noite a todos.
    Gostaria de ter a opinião de alguém entendido no ramo das finanças para me elucidar na seguinte questão:
    Tendo eu um crédito habitação a, por exemplo, trinta anos e do qual pago uma prestação mensal de 300 euros, se fizer uma amortização antecipada de por exemplo 3000 euros a prestação diminui em 15 euros mês. Qual é o valor que estou a poupar por ter pago antecipadamente?
    5 400 euros resultantes da multiplicação dos 15 euros pelo número de meses que falta pagar ou 2400 uma vez que tenho que descontar o valor que usei para fazer a amortização?

    Não sei se me fiz entender, espero que sim.

    Obrigado a quem possa ajudar
  1.  # 2

    Boa noite.
    A esse valor tem de considerar o custo de amortização antecipada conforme preçário. Depois tem de saber qual o spread para determinar o capital e juros que paga, posteriormente multiplica o valor dos juros pelos meses que faltam e ai tem o valor que poupou, claro está, sem considerar as flutuações da euribor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Smaug
  2.  # 3

    Antes de mais obrigado pela resposta.
    Pelo que percebo, e descontando os 0,5% que o banco cobra da amortização antecipada, tenho de verificar qual o valor que corresponde aos juros valor esse determinado pelo spread e multiplicar pelo número de meses que restam.
    Como é que para um determinado spread eu calculo o valor dos juros?
  3.  # 4

    Supondo que a Euribor se mantém constante, o valor que poupa resulta (simplificando) basicamente da seguinte fórmula: capital amortizado x taxa de juro diferencial x número de anos que faltam do empréstimo - custos de amortização + ganho de seguros diminuição de capital.

    Juro diferencial = juros + Euribor - juro de depósito a prazo sem risco

    Como já disseram deve ainda deduzir a penalização dos 0.5%
    Concordam com este comentário: ANdiesel, PLP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Smaug
  4.  # 5

    Falta ainda fazer a conta a redução do seguro de vida em função da amortização efectuada!
  5.  # 6

    Compensa amortizar neste momento devido a taxa de juro ser baixa? Estou a perguntar porque também me interessa este tema.
  6.  # 7

    Tenho usado um simulador deste genero para ter uma ideia mais precisa do meu caso

    espero que ajude a tomar decisoes, se procurarem no google existem outros mas mais ou menos identicos

    http://www.financaspessoais.pt/creditos/mapa-de-juros
  7.  # 8

    Compensando para si só vendo a sua situação financeira em particular. Se precisar de fazer algum investimento a curto-prazo, por exemplo, compra de carro, não aconselho a amortizar. Caso não tenha intenções de gastar dinheiro a curto-prazo eu amortizava uma vez que, por mais baixa que seja a taxa de juro do CH nunca conseguirá num produto sem risco o mesmo retorno. Lembre-se que os DP andam, no máximo a 1% (que dá 0.72% líquido), por isso, se estiver a pagar de CH aproximadamente 0.8% (juros + euribor) já compensa amortizar (somei também já a penalização da amortização mas não tive em conta o ganho de redução do prémio dos seguros).
  8.  # 9

    Colocado por: SabrinaCompensa amortizar neste momento devido a taxa de juro ser baixa? Estou a perguntar porque também me interessa este tema.


    Fazendo a amortização, com o que poupa em juros ao longo do empréstimo, compensa quase sempre a amortização.
  9.  # 10

    O que ajudava era um exemplo prático. Supondo que a soma do spread com a euribor dá 2%, quanto é que se pouparia por ano por cada 1000 euros amortizados?
    Sem contar com a eventual poupança nos seguros nem com o custo da amortização antecipada.
  10.  # 11

    Colocado por: SmaugO que ajudava era um exemplo prático. Supondo que a soma do spread com a euribor dá 2%, quanto é que se pouparia por ano por cada 1000 euros amortizados?
    Sem contar com a eventual poupança nos seguros nem com o custo da amortização antecipada.


    No simulador pode fazer isso tudo.
    • eu
    • 14 junho 2016

     # 12

    Colocado por: SmaugQual é o valor que estou a poupar por ter pago antecipadamente?
    5 400 euros resultantes da multiplicação dos 15 euros pelo número de meses que falta pagar ou 2400 uma vez que tenho que descontar o valor que usei para fazer a amortização?

    Os 15 euros que poupa todos os meses incluem uma parcela de amortização e outra de juros, portanto, tem que considerar o valor que foi amortizado.

    Ou seja, de uma forma simplista, vai poupar 2400 euros com essa operação.
    • eu
    • 14 junho 2016

     # 13

    Colocado por: miguelgFazendo a amortização, com o que poupa em juros ao longo do empréstimo, compensa quase sempre a amortização.

    Já tivemos essa conversa. Se conseguir uma aplicação financeira sem riscos que retribua uma taxa líquida superior à taxa do empréstimo, compensa mais investir do que amortizar.
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro, mfigu, Supporter
  11.  # 14

    Colocado por: eu
    Já tivemos essa conversa. Se conseguir uma aplicação financeira sem riscos que retribua uma taxa líquida superior à taxa do empréstimo, compensa mais investir do que amortizar.
    Concordam com este comentário:Victor Ribeiro,Supporter


    Nas contas que faço comparo o que pago e o que recebo em cada um dos casos, quase sempre compensa amortizar.
  12.  # 15

    Colocado por: euJá tivemos essa conversa. Se conseguir uma aplicação financeira sem riscos que retribua uma taxa líquida superior à taxa do empréstimo, compensa mais investir do que amortizar.

    E que aplicação financeira sem riscos é que está a "dar" dinheiro neste momento??
    Amortize!
  13.  # 16

    http://visao.sapo.pt/actualidade/economia/2016-04-26-As-novas-Obrigacoes-do-Tesouro-sao-lancadas-esta-terca-feira-e-rendem-22

    2,2% brutos... para quem tem spread's de 1% ou menos, obviamente até compensa investir em vez de amortizar.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 17

    E isso é capital sem risco?
    É por isso que os lesados do BES estão como estão... "Não se preocupe que vai recuperar o dinheiro todo"
  15.  # 18

    E ainda há cenários paralelos a este em que por ex. se deve ao banco 25 mil em credito Hab. com spread 2,5 e se tem ao mesmo tempo 20 mil euros em certificados de aforro (série D que rende menos de 1 por cento líquido).

    Compensa amortizar a curto prazo aquele credito ou esperar para juntar mais um pouco e comprar um t1 na Reboleira ou em Almada (onde se compram por 25-30 mil euros) para arrendar depois pelos 200-250 euros?

    Tenho um primo que está com este dilema...




    Colocado por: Supporterhttp://visao.sapo.pt/actualidade/economia/2016-04-26-As-novas-Obrigacoes-do-Tesouro-sao-lancadas-esta-terca-feira-e-rendem-22

    2,2% brutos... para quem tem spread's de 1% ou menos, obviamente até compensa investir em vez de amortizar.
    • eu
    • 14 junho 2016 editado

     # 19

    Colocado por: rjmpires
    E que aplicação financeira sem riscos é que está a "dar" dinheiro neste momento??

    Neste momento de facto é complicado, mas há uns tempos atrás, os certificados do tesouro chegaram a render 7% brutos !!!

    Mas o que queria deixar bem claro é que nem sempre compensa amortizar.

    É que, ter um fundo de maneio que se possa usar em caso de urgência... não tem preço.
    Concordam com este comentário: mfigu
  16.  # 20

    Colocado por: eu
    Neste momento de facto é complicado, mas há uns tempos atrás, os certificados do tesouro chegaram a render 7% brutos !!!

    Mas o que queria deixar bem claro é quenem semprecompensa amortizar.

    É que, ter um fundo de maneio que se possa usar em caso de urgência... não tem preço.

    Isso já foi chão que deu uva infelizmente :/
    E as poupanças associadas à euribor então estão uma desgraça! Até dá pena...
    Concordam com este comentário: eu
 
0.0216 seg. NEW