Colocado por: Smaugmas mesmo considerando a média dos Certificados do Tesouro Poupança Mais com um rendimento médio bruto de 2,25%, ainda assim parece-me que em termos meramente financeiros justifica sempre amortizar...
Nestes casos, não compensa amortizar.
Colocado por: tc82e tirei o seguro de banco
Colocado por: eu
E o banco não aproveitou para alterar o spread?
Colocado por: SmaugAntes de mais obrigado pela resposta.Os 0,5% é só se amortizar mais de 50% da divida. Caso contrário não lhe cobram isso.
Pelo que percebo, e descontando os 0,5% que o banco cobra da amortização antecipada,
Os 0,5% é só se amortizar mais de 50% da divida. Caso contrário não lhe cobram isso.
Colocado por: vmontalvaoOs 0,5% é só se amortizar mais de 50% da divida. Caso contrário não lhe cobram isso.
Colocado por: mfiguA comissão de amortização antecipada depende da data de concretização do crédito. Há alguns sem comissão, outros com conotado a partir de 1/3 de amortização, outros de 1/2 de amortização e desde alguns anos foi passada legislação que unifica as amortizações. 0,5% do valor amortizado em tx variável e 2% em tx fixa.
Colocado por: nmexprática o que se está a fazer é uma espécie de "swap" ou taxa fixa (agora tão apregoado pelos bancos) mas em vez de ser com o próprio banco (spread e taxas elevadas e riscos para cliente) faz internamente em casa, gerindo o seu próprio timming de pagamentos/amortizações.
com os números mais ou menos bem estudados (valor fixo a retirar mensalmente) e algum cuidado de análise, consegue se tirar facilmente 5/8 amos a um empréstimo, sem necessidade de capital adicional (outras poupanças) para amortização.
Colocado por: Smaug
Tendo eu um crédito habitação a, por exemplo, trinta anos e do qual pago uma prestação mensal de 300 euros, se fizer uma amortização antecipada de por exemplo 3000 euros a prestação diminui em 15 euros mês.
r