Colocado por: nmex
dois ou três anos, não tem grande significado, mas quando se começa a colocar 10/15 anos, incrementos de 1% ao ano no valor fixo estabelecido (300€ , ano seguir 330€, etc... ) facilmente se reduz alguns anos aos empréstimos
Colocado por: Smaug
OK, percebi. É apenas necessário um pouco de disciplina.
Pelo que tenho andado a analisar a poupança maior se se conseguir pagar o crédito dois ou três anos mais cedo nem será nos juros, mas sim no valor dos seguros que a partir de certa altura são mais caros que a prestação...
Colocado por: nmexse fixar 500€ mais 1% de incremento ao ano e amortizações a cada 2000€ que acumula, já reduz em 167 meses (14 anos) e paga 30.000 de juros.
claro que cada caso é um caso, mas a disciplina como referiu, e um bom "mapeamento" do credito ao longo do tempo, só trará benefícios
Colocado por: BMSilvaEntão pelo que li é preferivel fazer o emprestimo sempre ao maximo de anos possivel e amortizar o máximo de vezes possivel, correcto?
Colocado por: Smaug
Acho que isso depende da situação financeira de cada um. Um prazo mais longo dá uma prestação mais baixa (logo terá mais folga mensalmente ou no caso de a euribor subir)mas pagará mais pelo empréstimo.
Quanto mais curto for o prazo, mais barato sairá o total do empréstimo mas poderá ser mais dificil aguentar a prestação mensalmente no caso de desemprego ou de subida da euribor...
Colocado por: BMSilvaPelas nossas contas estamos a ponderar um emprestimo de 100.000€. Nos simuladores a prestação ronda os 350€ a 38 anos. Nós podemos sem grande dificuldade por mês pôr de parte três vezes esse valor, ficando 350€ para renda + 700€ de acumulado de parte. Podemos ter uma prestação mais alta e a menos anos, mas ao juntar o "extra renda" e indo amortizando tipo de 3k em 3k, significa que por qualquer azar, seja aumento dos juros, seja uma necessidade financeira inadiavel, temos sempre uma "almofada" no esforço que fazemos.
Isto faz sentido na minha cabeça, não sei se estou a pensar bem ou não...
Colocado por: desofiapedroPá de Ouro ao Palhava xD
Colocado por: Nelhas
Têm uma situação grave de saúde, um familiar, a universidade dos putos, obras de urgência, etc e faz o que?
Recorre ao 50 por mês que têm agora a mais?
Colocado por: BMSilvaBom dia
Então pelo que li é preferivel fazer o emprestimo sempre ao maximo de anos possivel e amortizar o máximo de vezes possivel, correcto?
Colocado por: Rodasr
Não concordo com este raciocínio, se não existirem formas de rentabilizar o dinheiro de uma forma melhor, o ideal será sempre abater nos créditos, tal como o fazem as empresas ou "os mais ricos", não ficam com o dinheiro sentado.
Concordaria como os exemplos falados se estivéssemos nos estados unidos, mas nós temos um serviço nacional de saúde, temos universidades públicas, mesmo que sejam privadas não as terá de pagar à cabeça, e obras de urgência têm uma previsibilidade. Existem poucas coisas que nos fazem gastar tanto dinheiro como a famosa frase "só para o caso de...".
O exemplo das empresas é muito bom, tal como elas o fazem também se deve aprovisionar valores para eventualidades.
Colocado por: desofiapedroPá de Ouro ao Palhava xD