Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Meus/minhas car@s amig@s,

    A situação é a seguinte: existe um jardim no prédio em propriedade horizontal que necessita urgentemente, dada a selva em que se encontra, de ser limpo. Uma vez que, dois dos proprietários (sendo eu um deles) não se dá bem com o 3º, o que necessitamos de fazer para limpar o jardim? Nós temos mais permilagem que o outro dono mas dado que não existe um condomínio para tratar dos procedimentos (legais), gostaria de saber se basta enviar uma carta registada à pessoa dando conhecimento de que se irá proceder à limpeza.

    Grato desde já pela vossa ajuda.
  2.  # 2

    Porque precisa de autorização ?
    Isso vai ser feito por empresa e envolve custos (a dividir por todos)?
  3.  # 3

    Colocado por: Luis K. W.Porque precisa de autorização ?
    Isso vai ser feito por empresa e envolve custos (a dividir por todos)?


    À partida seremos mesmo nós a faze-lo. No entanto, como esse 3º vizinho gosta de colocar problemas em tudo e se tiver possibilidade de nos prejudicar é bem capaz de o fazer, gostaria de estar protegido não vá ele apresentar queixa (?) por não ter-mos dado conhecimento.
  4.  # 4

    A minha opinião:
    Têm de constituir o Condomínio. A Propiedade Horizontal já está constituída? Senão estiver não pode ainda falar de permilagens, tudo depende do valor que atribuirem a cada fração (sendo ou não a área o maior critério)
  5.  # 5

    Colocado por: nunogouveiaA minha opinião:
    Têm de constituir o Condomínio. A Propiedade Horizontal já está constituída? Senão estiver não pode ainda falar de permilagens, tudo depende do valor que atribuirem a cada fração (sendo ou não a área o maior critério)

    A propriedade horizontal já está constituída à muito daí ter falado em permilagem!
  6.  # 6

    Colocado por: clasus (...) não vá ele apresentar queixa (?) por não ter-mos dado conhecimento.

    Em matéria de administração de condomínios estou a anos-luz de saber opinar. Logo, logo teremos aí o «nosso» administrador de condomínios - caro happy hippy é bem intencionada esta nossa opinião -, que não deixará de esclarecer, devidamente, as vossas dúvidas; aparte o resto, não é comum haver no vosso prédio reuniões de condóminos que, ao abrigo da lei do condomínio, são deliberadas (e vinculativas?- não sei se é a opinião correcta ), por maioria?
  7.  # 7

    Colocado por: maria rodriguescaro happy hippy é bem intencionada esta nossa opinião -, que não deixará de esclarecer, devidamente, as vossas dúvidas;

    Sim, daqui a um bocado el@ já cá passa ;)

    Colocado por: maria rodriguesnão é comum haver no vosso prédio reuniões de condóminos

    Não.
  8.  # 8

    Colocado por: clasus
    Não.

    Então têm de começar por aí, diremos... Pela nossa parte reunimos, pelo menos, uma vez por ano e, alguns de nós, lá vamos pagando as cotas do condomínio. É complicado viver em comunidade; é complicado viver em moradia unifamiliar; uns queixam-se de uma maneira, outros queixam-se de outra.
  9.  # 9

    Se eu vivesse num prédio com 3 proprietários e a escada estivesse uma javardice, não precisava de dar cavaco a ninguém para limpar!
    E limpava eu TUDO... menos o que estivesse mesmo-mesmo à porta dos outros.

    No clasus do caso, digo, no caso do clasus eu faria o seguinte:
    1. Vocês os dois limpavam milimétricamente a soma das vossas permilagens no jardim. Isto é, se tiverem 350/1000+400/1000 limpam PRECISAMENTE 75%.
    2.a)- Se o outro proprietário não disser nada 3 ou 4 semanas seguintes, limpam o resto.
    2.b)- Se ele disser ou questionar alguma coisa, dizem-lhe que agradecem ele ter reparado no vosso trabalho, e que lhe deixaram (ou Vão deixar) os "x"/1000 do jardim por limpar a contar que ele o faria (/fará).
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, clasus
  10.  # 10

    Do modo em que aquilo está, estou a ser simpático quando digo que aquilo é um jardim. Na verdade aquilo é mesmo uma selva.

    Eu pretendo entrar lá com uma máquina de mão e cortar tudo ou praticamente tudo.

    Luís: O pior é que se deixar a parte deles eles não a vão limpar pois se até agora não quiseram saber daquilo, não é agora que se vão preocupar excepto para nos causar problemas.

    Maria: não pretendemos constituir mesmo um condomínio pois isso leva a que tenhamos como disse de pagar quotas.
  11.  # 11

    Colocado por: clasusMaria: não pretendemos constituir mesmo um condomínio pois isso leva a que tenhamos como disse de pagar quotas.

    Pois leva, mas o valor dessas quotas é determinado em sede de reunião de condóminos e pode ser meramente simbólico ou, idealmente, ser apenas o suficiente para cobrir as despesas de manutenção dos espaços comuns, como seja o jardim. Não têm de pagar a ninguém para administrar o condomínio se é com isso que está preocupado, qualquer condómino pode assumir a administração, se tal for assim deliberado.
    Se do que estou a perceber isso são 3 condóminos e só um é obstáculo, com um condomínio constituído ficaria assim a maioria garantida para impor tudo e mais alguma coisa ao dito.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  12.  # 12

    Colocado por: clasusLuís: O pior é que se deixar a parte deles eles não a vão limpar pois se até agora não quiseram saber daquilo, não é agora que se vão preocupar excepto para nos causar problemas.
    Por isso eu disse para NÃO LIMPAR uma parte ... até ver.

    Colocado por: clasusMaria: não pretendemos constituir mesmo um condomínio pois isso leva a que tenhamos como disse de pagar quotas.
    Só têm de pagar quotas se houver um orçamento contemplando despesas comuns (contadores de electricidade e/ou água; seguros; detergentes; herbicida :-) ; correspondência; etc.).
    Há despesas comuns ?
  13.  # 13

    Colocado por: mhpintoSe do que estou a perceber isso são 3 condóminos e só um é obstáculo, com um condomínio constituído ficaria assim a maioria garantida para impor tudo e mais alguma coisa ao dito.

    Exacto. No entanto, pergunto se é necessário constituir-se um condomínio para tomar tais decisões dado que estamos sempre em maioria.

    Colocado por: Luis K. W.Há despesas comuns ?

    Para já não. Dado que tenho entrada directa da rua não tenho que pagar a luz nem água da escada. Só no jardim é que poderia ser necessário pagar alguma coisa mas dado que seremos nós próprios a limpar, já não há esse gasto.
  14.  # 14

    Colocado por: clasusNo entanto, pergunto se é necessário constituir-se um condomínio para tomar tais decisões dado que estamos sempre em maioria.

    Para ter base legal para fazer o que pretende no jardim, eu diria que sim.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
 
0.0153 seg. NEW