Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Não consigo passar um cabo guia dentro de um tubo de electricidade, consigo avançar cerca de +- 8 metros mas depois pára e não avança mais.

A guia é daquelas fininhas de nylon. Alguém conhece algum método que facilite a deslocação do cabo guia ?
  2.  # 2

Há quem use sabão... é daquelas brancas? Existem umas mais fortes que essas, mas com essa distância duvido que consiga avançar mais, deve estar a bater em alguma curva mais apertada e então está tudo arrumado.
  3.  # 3

E se fizer o caminho inverso, enfiando pela outra saída, também tem os 8metros ??
  4.  # 4

Colocado por: bakanoE se fizer o caminho inverso, enfiando pela outra saída, também tem os 8metros ??

Ainda não experimentei pelo caminho inverso.

Estava a fazer de um piso superior para um inferior (saída no quadro eléctrico), vou ver se consigo fazer pelo inverso ( mas aquilo está cheio de fios e o acesso ao tubo não é muito fácil).
  5.  # 5

Existem umas guias metálicas muito mais resistentes e caras:)
  6.  # 6

Colocado por: vasco tomeExistem umas guias metálicas muito mais resistentes e caras:)

E o desempenho ?
  7.  # 7

Que tubo usarem? Isogris ou anelado?
  8.  # 8

Eu penso que a de nylon é a ideal, é mais flexível e adapta-se melhor às dificuldades do percurso.

Conhece a saída do tubo? Tem a certeza que é aquele? Se sim, então está melhor que eu... tenho montes de tubos e não sei onde saem nem consigo descobrir!
  9.  # 9

Colocado por: PauloCorreiaQue tubo usarem? Isogris ou anelado?

O tubo é isogris de 20
  10.  # 10

Colocado por: CIMENTO

O tubo é isogris de 20

esse não costuma dobrar, a menos que quando o colocaram, ao fazerem as curvas, as fizeram a 90 graus em vez de terem feitos em pescoço de cavalo. Cheira-me que está entupido, pelo que se souber por onde anda, mede o que consegue enfiar pelo lado de fora e terá de partir até encontrar o entupimento. Simples, trabalhoso e chato
  11.  # 11

Já experimentas-te a técnica do aspirador?
    Colocas o aspirador a aspirar de um lado do tubo (tens que vedar bem a ligação tubo de aspirador - tubo de electricidade)
    Na outra extremidade colocas um fio fino (se possível com uns nós pequenos na extremidade)
    Ligas o aspirador de uma lado e do outro vais dando fio....

É o que eu uso sempre e é infalível (desde que o tubo não esteja mesmo tapado)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIMENTO
  12.  # 12

Colocado por: jfsmoreiraJá experimentas-te a técnica do aspirador?
    Colocas o aspirador a aspirar de um lado do tubo (tens que vedar bem a ligação tubo de aspirador - tubo de electricidade)
    Na outra extremidade colocas um fio fino (se possível com uns nós pequenos na extremidade)
    Ligas o aspirador de uma lado e do outro vais dando fio....

É o que eu uso sempre e é infalível (desde que o tubo não esteja mesmo tapado)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CIMENTO

Essa é boa e tem lógica que resulte! vou experimentar !
  13.  # 13

Colocado por: PauloCorreia

O tubo é isogris de 20

esse não costuma dobrar, a menos que quando o colocaram, ao fazerem as curvas, as fizeram a 90 graus em vez de terem feitos em pescoço de cavalo. Cheira-me que está entupido, pelo que se souber por onde anda, mede o que consegue enfiar pelo lado de fora e terá de partir até encontrar o entupimento. Simples, trabalhoso e chato

Como é que é possível um tubo de ligação (de um quadro a outro) estar entupido ? de quê ?
  14.  # 14

Colocado por: PauloCorreia

O tubo é isogris de 20

Como é que é possível um tubo de ligação (de um quadro a outro) estar entupido ? de quê ?

Já me aconteceu terem entrado pedras de massa (de reboco ou dos acabamentos) que depois se acumulam em zonas baixas ou planas do tubo.

O método do aspirador é interessante, mas também podes soprar ar no tubo com um compressor e ver se sai o eventual lixo que lá pode estar.

Agora, se o tubo estiver dobrado (quinado) então tens um problema... mas não me parece provável que seja isso.
  15.  # 15

Como disse o njo5, o mais provável é ter entrado lixo pelas pontas, porque não estarem tapadas com uns bocados de papel. Outras possibilidades:
    Alguém ter dado uma furado o tubo, seja com um berbequim seja com um ponteiro e não dizer nada
    Na montagem, para despachar, terem dobrado demais o tubo
    Na montagem, a curva ficou mal feita e de fora da parede, Quando rebocaram, para o tubo não aparecer, meteram-no dentro, porque são pagos para fazer reboco ou azulejo e quem vier atrás que feche a portas.
  16.  # 16

Já consegui passar (e não foi muito difícil), não utilizei nenhum dos métodos apresentados, inventei o meu próprio:)

Na ponta do cabo guia (na bola) colei um pouco de fita cola (daquela resistente e isolante) de forma a criar uma área ligeiramente superior e mais escorregadia, com jeitinho e um pouco de persistência lá consegui.Era como eu pensava, o problema estava na curva de descida do tecto para a saída do quadro.

Obrigado a todos na mesma, pelas ajudas.

0.0174 seg. NEW