Colocado por: joaopaisQuando falamos em preço por m2, qual é o critério para vermos se um determinado apartamento é barato ou caro?
Imaginemos um determinado bairro com um preço medio de 3000€/m2. Temos um T1 com 50 m2 num prédio com 60 anos à venda por 130.000€ e temos outro T1 com 50m2 num prédio com 20 anos na mesma rua à venda por 170.000€. Qual dos dois apartamentos é a melhor escolha? Ou nenhum deles é uma boa escolha?
Não consigo interpretar esta coisa do preço por m2. Fui ver alguns apartamentos em que me dizem "o preço que estamos a pedir é muito bom! está abaixo do preço médio nesta zona!". Pois..mas este prédio tem 60 anos e está um pouco degradado. Será que o preço por m2 desta zona foi feito tendo em conta prédios com 20 anos em bom estado ou prédios com 60 anos em mau estado?
Outra questão:
Estou interessado em comprar casa numa zona central de Lisboa em que segundo as imobiliárias o preço por m2 ronda os 3500€/m2. Ao ver outros apartamentos semelhantes na zona vejo que os valores que estão a pedir oscilam entre os 3000 e 4000€/m2.
Como sabemos, os preços das casas estão agora a disparar por causa da vinda de estrangeiros e também por causa do acesso mais fácil ao crédito para os portugueses. No meu caso vou ter de recorrer a financiamento e aqui é que tenho as minhas duvidas...
Ou seja por exemplo:
Num determinado bairro os apartamentos T2 com 80m2 vendem-se por 250.000€. Passados uns meses começam a vir franceses e chineses instalarem-se no bairro e comprar casas acima do preço do mercado visto que têm dinheiro para tal. Os mesmos T2 vendem-se agora por 320.000€, não se conseguindo arranjar mais barato.
Um certo português que não pode pagar a pronto como os franceses e chineses decide fazer um oferta de 320.000 por um T2 desse bairro. O banco manda lá um avaliador que decide avaliar a casa por 250.000€ visto que não encontra nenhuma razão objectiva que justifique que o apartamento possa valer os 320.000€ actuais que o mercado pede (não se construiram escolas nem hospitais na zona, apenas apareceram estrangeiros a rebentar com o mercado). O português fica pendurado e desiste do apartamento.
Isto pode acontecer, ou o avaliador tem de considerar sempre o preço do mercado?
Colocado por: emadO avaliador nao vai fazer uma avaliação com base na especulação. Isso seria mau para o Banco caso deixasse de pagar o empréstimo e correr o risco do bairro deixar de ter procura e depois valesse metade.
Tenha muito cuidado a comprar uma coisa que esta demasiado sobreavaliada. Um mau negocio pode comprometer o seu futuro.
Colocado por: mafsComo é possivel uma moradia estar a venda ha mais de 2 anos por 700.000 e agora sobem para 850.000? baseado em que? nao venderam durante dois anos por 700 vao agora vender por 850?
Colocado por: enf.magalhaes300 000 euros por um T2 ???? Mude-se para outra lado longe de lisboa e por 300.000 compra um terreno faz uma moradia t3 e ainda sobra 50 000 euros
Colocado por: marcoaraujo
Apesar de este ser um post antigo, tenho de o citar.
Nem toda a gente é obrigada a gostar do mesmo. Há quem viva numa cave de 40 m2 no centro de Lisboa e que não trocava isso por nenhuma moradia de 300 m2 com piscina nos suburbios. Além disso, ninguém tem nada a ver com o dinheiro dos outros. Se alguém quer dar 300 mil euros por um T2, o problema é dele.
Colocado por: RCF
Já a moradia T3, longe de Lisboa, nem por €1.000 a arrenda e se a quiser vender, só com sorte...
Colocado por: loverscoutdepende....esta afirmação tambem nao é totalmente verdadeira!