Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Pedro Barradas

É uma boa ideia. se tiver tudo bem dimensionado, vai ficar a funcionar melhor que muitos extratores de ilha do tipo convencional.

Pedro, já fez algum projecto com este tipo de solução ou conhece quem a tenha adoptado?
  2.  # 22

Eu iria perguntar isso, para o consumidor doméstico que há é que gama de precos?
  3.  # 23

Colocado por: callinasEu iria perguntar isso, para o consumidor doméstico que há é que gama de precos?

Também estava à procura de sugestões. Tinha estimado gastar entre 700-1200 num bom exaustor para a ilha, mas se calhar há opções que pelo mesmo preço ou pouco mais retiram o ruído do exaustor e tornam o open space muito mais tranquilo quando se está a cozinhar...
  4.  # 24

Colocado por: Jpires76mas numa conversa surgiu a possibilidade adoptar um exaustor em que o motor estivesse no exterior e assim minimizar o ruído dentro de casa quando estivesse a cozinhar. Já alguém adoptou uma solução destas ou tem opinião formada em relação ao assunto?

Um familiar meu, quando fez a casa aqui há uma boa dezena de anos, instalou um exaustor com, segundo ele, um motor dos usados nos restaurantes, sendo que o motor ficou no exterior.
    Já vi aquilo a funcionar. Não se ouve nadinha. E a porta da cozinha se estiver só encostada não segura fechada. (!!!)
  5.  # 25

Não me agrada aspiração a mais... lol a aspiração deve ser a necessária para funciomento correto da placa se não está também a retirar ar climatizado para a rua e inevitavelmente a entrar ar à temperatura exterior.

Não quer dizer que a aspiração exterior não faça sentido mas é mais gastadora, tem de colocar toda a tubagem em vácuo... os exaustores estão optimizados para criar apenas vácuo na zona entre eles e a placa e é por isso que tem distâncias de montagem definidas e tal...

Mas isso cada um sabe do que é melhor para o seu conforto...
    Esteticamente é capaz de ser uma solução viável para quem não gostar de exaustores... algo potente com uns filtros encastrados no teto falso por exemplo...
  6.  # 26

Colocado por: callinas
    Eu iria perguntar isso, para o consumidor doméstico que há é que gama de precos?

>3000€
    •  # 27

Pedro - obrigado.

O modelo que estou a ver tem as seguintes especificações de ruído: Nível de ruído de acordo com norma EN 60704-3 e EN 60704-2-13 saída de ar: MÁXIMO: 62 dB (re 1 pW) que corresponde a 48 dB (A); INTENSIVO: 69 dB (re 1 pW) que corresponde a 55 dB (A)

Será que isto será um problema quando tiver os tachos ao lume e estiver na ilha a falar com alguém na sala a uns 7-10 metros?
    •  # 28

E quanto a placas de cor branca? O que acham?

Ando há procura de uma de 70 ou 80 branca...
    •  # 29

.
        tmp_6469-images(2)-1365404766.jpg
    •  # 30

Colocado por: engjorgeguedes.
        tmp_6469-images(2)-1365404766.jpg

tambem andava interessado em colocar placa branca, mas depois de saber que sao 200e mais caras que o modelo identico em preto tirei essa ideia.
    •  # 31

Mais ou menos.
      Depende marca e modelo, de 60cm..
    •  # 32

Teka...foi precisamente essa marca e modelo que me apresentaram orçamento inicial mas nao sei pq nao vou com essa marca. Acabei por escolher Balay em todos eletrodomesticos encastrados, espero nao me arrepender!!
      Concordam com este comentário: Jpires76
    •  # 33

Os meus são todos balay excepto placa, e MLL. Só a placa, marca teka deu problemas em 6 anos por 2 vezes...
    •  # 34

Os meus electrodomésticos são todos Balay igualmente
    •  # 35

Callinas e santos vieira, estao contentes? ha qto tempo têm os ditos?
    •  # 36

Colocado por: An0nYmUsCallinas e santos vieira, estao contentes? ha qto tempo têm os ditos?

Eu comprei a semana passada e serão instalados brevemente na minha cozinha.
      Não lhe posso dar feedback, mas o meu cunhado tem os electrodomésticos todos Balay à 5 anos sem qualquer problema.
    •  # 37

Colocado por: An0nYmUsCallinas e santos vieira, estao contentes? ha qto tempo têm os ditos?

Sim
      Arca vertical, frigorífico, forno, exaustor, sem avarias. No entanto estamos a falar de gama alta balay.
      Forno, frig, arca, preço de mais de 800 euros cada à 6 anos.
    •  # 38

Balay gama alta é mais caro que Bosch e Siemens, por isso não sei se compensa... Relativamente a Aeg tem melhor preço para a qualidade.

Tenho Bosch e tudo ok, sem problemas, ha mais de 10 e outros 5 e 15 anos.
    •  # 39

Basicamente o que escolhi para ser montado na minha cozinha encastrada foi:

* Forno 3HB 508 BCT
      *Placa de induçao 3EB 820 LR
      *Combinado 3KIB 4860
      *MLL 3VT302 NA
      *MLR 3T1 71102 A
      *Exaustor 3BF 747XP

Penso que será balay gama media.
    •  # 40

Eu comprei estes modelos da Balay:

Placa de indução ref 3EB820LR
      Forno ref 3HB508NC
      Frigorifico combinado inox livre ref 3KSP5660