Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal.

    Venho por este meio pedir uma ajuda aos entendidos com o intuito de compreender as coordenadas existentes num levantamento topográfico.

    existem nesse levantamento topográfico 2 conjunto de pontos:
    Um com a Denominação de "PT-TM06-ETRS89"
    Outro com a Denominação "Hayford Gauss-Datum 73"

    como necessitava da localização efetiva (GPS) das coordenadas em causa
    encontrei no site dgterritorio.pt um conversor, só que a conversão dos pontos não devolve a mesma coordenada

    por exemplo:
    ponto 23 (1) "PT-TM06-ETRS89"
    (DWG) -102455.6048; -55750.8958 -> -9.3184962;39.1600751
    (Listagem) -102455.6; -55750.9 -> -9.3184961;39.160075

    ponto 23 (2) "Hayford Gauss-Datum 73"
    (Listagem) -102457.82; -55749.55 -> -9.3184975;39.1600763

    alguém me pode dar uma ajuda?

    Desde já Agradeço
  2.  # 2

    Alguém me pode ajudar?
    é que já tentei entrar em contacto com o Topografo que fez o Levantamento e ainda não obtive qualquer resposta
  3.  # 3

    Pode ser por aqui

    "Pelo contrário, se as coordenadas se encontrarem em data diferentes, a transformação já implica algum erro, que depende de um conjunto de factores como o método de transformação, os pontos referenciados em ambos os sistemas, entre outros."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
    • Nacs
    • 21 junho 2016

     # 4

    O larkhe tem razão,

    O erro deve ser devido aos datum utilizados.O datum, mais ou menos, é modelo matemático utilizado para o calculo das coordenadas.

    A diferença deverá ser pelos datum utilizados pelo topógrafo e por si no simulador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  4.  # 5

    Pergunta:

    Ou seja, pelas respostas dadas só o topografo me pode dar as coordenadas corretas?
  5.  # 6

    Colocado por: amartinsPergunta:

    Ou seja, pelas respostas dadas só o topografo me pode dar as coordenadas corretas?


    No meu ver estão as duas correctas, quando introduz num aparelho as coordenadas tem de pôr o datum e ele coloca para cada um sendo que se trata do mesmo ponto.

    O problema parece me que passa pela conversaõ entre Datums, em que existe um desfasamennto á 4 ou 5 casa decimal ou seja

    Ao introduzir umas ou outras a diferença será tão pequena que não conseguirá distinguir


    Logo a noite posso pergunta a minha esposa ( trabalha bastante com SIG e coordenadas) , contudo parece me que é por aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  6.  # 7

    Desde já agradeço larkhe
  7.  # 8

    Partindo do pressuposto que os levantamentos topográficos, tiveram origem de equipamentos de topografia então:
    O levantamento com Denominação de "PT-TM06-ETRS89", está no sistema de coordenadas ETRS 89, que é um formato que se pode dizer de puro.
    O levantamento com a Denominação "Hayford Gauss-Datum 73" , é um levantamento que para aparecer nesse sistema de coordenadas sofreu transformações por intermédio de algoritmos, ou do aparelho de topografia ou já em gabinete. Essa conversão, está sujeita a alguns acertos, aproximações. Por isso se puder, parta sempre a partir de dados originais em ETRS89 e não a partir de dados em datum73.
    Até aqui o entendimento julgo ser pacifico.

    O ponto em ETRS 89 aparece na rua da Arroteira o outro no meio do Terreno, o seu espírito critico que diga, pois eles se não forem coincidentes também não podem ser tão distantes.

  8.  # 9

    Caro
    Colocado por: callinas


    O que sucede é que o ponto dado se refere a um conjunto de pontos num levantamento topográfico que foi feito com o intuito de destacar uma parcela desse terreno.

    pretendia vedar esse terreno, e com o intuito de fazer as respetivas marcações, necessitava da localização (GPS) correta de forma a que quem vai fazer a vedação colocasse a mesma nas "coordenadas corretas"

    eu inicialmente converti a coordenada ETRS 89 para ponto GPS, mas por descargo de consciência procurei fazer o mesmo com o ponto datum 73, inclusivamente procurei converter o ETRS 89 para Datum 73 e obtive valores diferentes para todos os pontos do levantamento, o que me causou estranheza e duvidas em relação a quais seriam os corretos. para alem disso a inexistência de resposta do topografo ainda me fez mais estranheza.

    assim sendo, devo verificar se o ponto se encontra na "localização" esperada utilizando as coordenadas ETRS 89 e ignorar a coordenada Datum 73. correcto?
  9.  # 10

    mande ai a listagem dos pontos em etrs89
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  10.  # 11

    Colocado por: amartinspretendia vedar esse terreno, e com o intuito de fazer as respetivas marcações, necessitava da localização (GPS) correta de forma a que quem vai fazer a vedação colocasse a mesma nas "coordenadas corretas"


    Mas se quem for vedar o terreno levar um equipamento de GPS, sem ser com um equipamento profissional de topografia, vai haver erros GRANDES!!!?? mais de 3 metros.

    Para isso ficar bem feito, tem de contratar novamente o topografo e este demarcar o terreno. Depois manda instalar a vedação pelas marcas deixadas.
    Concordam com este comentário: JoaoPina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  11.  # 12

    Pedro Barradas

    Era essa a minha primeira intenção, mas a ausência de resposta levou-me a tentar resolver essa questão de outra forma
  12.  # 13

    callinas

    não tenho aqui comigo os outros pontos, quando chegar a casa envio-lhos
  13.  # 14

    Tem que ser um topógrafo a implantar os pontos, Se não não vale de nada. A não ser claro, que haja Marcos no terreno, que não deve ser o caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  14.  # 15

    Colocado por: callinasTem que ser um topógrafo a implantar os pontos, Se não não vale de nada. A não ser claro, que haja Marcos no terreno, que não deve ser o caso.



    Ok vou seguir o seu concelho e tentar novamente entrar em contacto com o topografo ou contratar outro para que este faça a "marcação", pois como refere e bem não existem marcos pois trata-se de um destaque.

    Desde já obrigada a todos que me deram uma ajuda
 
0.0130 seg. NEW