Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas tardes, estou neste momento a viver numa casa alugada (uma moradia térrea), e propus ao senhorio comprar a mesma, no qual ele aceitou e avançou com um valor. No entanto indiquei-lhe que antes de tomar qualquer decisão queria que ele me enviasse toda a documentação e provas, em como a casa estava legal, etc junto da Câmara, para que não tivesse surpresas futuras, depois de iniciar todos os trâmites junto do banco e também porque tinha umas ideias de construção a fazer no imóvel.

Ora este imóvel, segundo os documentos, foi registado num ano inferior a 1951, mas sofreu recentemente (2012) uma reconstrução, remodelação, com nova canalização, electricidade, tudo para a tornar a casa "moderna". Ora no PDM que foi pedido em 2007 pelo senhorio para fazer estas remodelações, estão indicadas todas as limitações, de construção neste imóvel, e permite a construção de um segundo piso.

Aqui o meu objectivo não era ter um segundo "piso" (com divisões, etc) , mas sim aproveitar o sotão, subi-lo, para fazer uma pequena divisao/escritório (com uma pequena escada tipo caracol ou algo do genero). O telhado actualmente é mais baixo que as casas que tenho ao lado, e pretendia nivelar à mesma altura, ou à altura suficiente para que fosse habitável. Num dos lados tenho uma moradia já abandonada à mais de 20 anos, e do outro lado tenho um vizinho, tudo isto, moradias térreas.

Aqui as minhas dúvidas são:

1 - Será possivel fazer esta subida de telhado? Pergunto isto porque não sei o que tenho de fundações, e as paredes deverão ser as mesmas antigas, apenas foram "reparadas". (Com certeza absoluta, que as paredes são as antigas, porque a remodelação, segundo a senhorio, foi picagem de paredes, reparação, etc).

2 - O meu tecto actualmente é pladur, dando para subir o telhado, existe alguma maneira de o sotão ficar um piso sólido ? (Desculpem este tipo de pergunta, mas faz-me confusão como poderá ser feito um segundo piso mais sólido, para que aguente com uma secretária por exemplo).

3 - Ao ser possível, esta obra, que tipo de licenças e burocracias tenho de assumir? Ao ter um quintal, onde poderei ter maquinaria para trabalhar e zonas de trabalho, não ocupando a via publica, poderá ajudar-me a poupar alguns €€ em algum tipo de licença?

4 - Já tenho o contacto de alguns empreiteiros aqui da zona, mas gostaria de ter contactos de entidades que me possam ajudar nas burocracias, cadernos de encargos, etc (técnicos talvez, não sei o nome proprio), alguém conhece entidades de excelência e confiança na margem sul ou arredores, que façam esse tipo de trabalhos?

Notas importantes:
    Este tipo de informações e depois futuros orçamentos, é que me ajudará a decidir se avanço para a compra da casa ou não. Isto porque o valor proposto pelo senhorio é bastante acessível, mesmo que não faça obra nenhuma, pois a casa, está perfeitamente habitável).

Falei com um colega de longa data, que está a tirar um curso de Eng. Civil, mas que não tem muita experiência, mas aconselhou-me a verificar primeiro as paredes e o tipo de construção das mesmas (se são betão, ou se propagam som, e são mais frágeis, e quais são as mais frágeis). Sinceramente não sei se isto ajudará para algo ou não.

Deixo aqui umas fotos do telhado, visto do lado do quintal, para que possam comparar as alturas face aos vizinhos.
    https://postimg.org/image/5mtp14b81/
    https://postimg.org/image/j50ldendd/
  2.  # 2

Colocado por: ivansimaoSinceramente não sei se isto ajudará para algo ou não.

Não.

Para efectuar as obras que descreve será necessário o respectivo licenciamento. e mandar elaborar os projectos de arquitectura e de especialidades ( estabilidade), o resto em principio poder-se-á pedir isenção.

A viabilidade da estrutura existente deve ser avaliada por um técnico com experiência, de preferência eng. civil... No entanto marcar uma reunião na câmara municipal e/ou contactar um gabinete de projectos da area para oficiosamente darem-lhe ( ou cobrarem-lhe) uma opinião também deve servir - aproveite e pergunte da viabilidade e custos estimados para a intervenção, se se deslocarem ao local - deve pedir para se deslocarem.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ivansimao
  3.  # 3

Assim sendo, alguém tem contacto ou conhecimento de um gabinete de projectos e especialidades, na margem sul ?
    Concordam com este comentário: Fmelo
  4.  # 4

de que rio?
  5.  # 5

Em vez de "subir" o telhado - que obriga a SUBMETER PROJECTO à Câmara para aprovação - tem a seguinte alternativa:
    DESCER a altura do tecto do último piso.
    (pode parecer estrambólico, mas já o fiz por 2 ou 3 vezes).
    Concordam com este comentário: nunogouveia, Carol70
  6.  # 6

Colocado por: nunogouveiade que rio?

Tejo

Colocado por: Luis K. W.Em vez de "subir" o telhado - que obriga a SUBMETER PROJECTO à Câmara para aprovação - tem a seguinte alternativa:
    Concordam com este comentário:nunogouveia,DianaGandarinho

é uma moradia terrea, e o tecto não está muito alto, ou seja, não tenho intenção de o baixar mais.

No entanto, para actualizar o tópico, amanhã virá aqui um técnico que fará uma primeira peritagem para orçamento, em relação ao projecto de estabilidade, no sentido de avaliar a viabilidade e resistência das paredes a um segundo piso (sotão).

Quem já tenha feito este tipo de obra, tem noção de qual o custo que poderá ter? Quanto a áreas, na caderneta predial, tenho Área de implantação do edificio 56m2, é esta a área da casa? Ou terá mesmo que ser feita a medição primeiro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief
  7.  # 7

Colocado por: ivansimaoAssim sendo, alguém tem contacto ou conhecimento de um gabinete de projectos e especialidades, na margem sul ?

https://www.facebook.com/RiscoseRascunhos/?fref=ts
  8.  # 8

Queria aproveitar o tópico para perguntar, por alguns casos práticos que alguém tenha tido.

Este tipo de casa mais antigas, que são restauradas, reconstruidas, sofrem de alguma desvalorização por parte dos bancos no momento da avaliação?

Isto porque consultei uma imobiliária, que não me aconselhou a comprar a casa, porque indica que por norma é necessário tem 30-40% de capital próprio, porque o banco avalia pouco.

Fiquei na duvida, se a imobiliária queria era vender uma das casas por eles catalogadas, ou se estava a ser verdadeira.

Obrigado
  9.  # 9

Estava a ser verdadeira. no entanto é sempre possível com um orçamento técnico apresentar um possível valor para o Ivan reabilitar o imóvel.
  10.  # 10

Colocado por: Luis K. W.Em vez de "subir" o telhado - que obriga a SUBMETER PROJECTO à Câmara para aprovação - tem a seguinte alternativa:
    Concordam com este comentário:nunogouveia,DianaGandarinho

Aproveitando essa ideia, para baixar o tecto, e visto não existir placa, e ter que se realizar uma laje aligeirada, não será necessário as ditas licenças e submeter projecto?
  11.  # 11

Pois, se bem percebi a ideia, seria baixar o tecto existente e fazer do novo tecto ( se for com vigas metálicas aguenta muito peso) o suporte para um sotão com um pé direito mais alto, de qualquer modo possivelmente terá que meter uma janela de mansarda, o que obriga a liçença da cãmara ( embora esteja em crer que a maior parte das mansardas do país não estejam licenciadas)...

Colocado por: carlos franco

Aproveitando essa ideia, para baixar o tecto, e visto não existir placa, e ter que se realizar uma laje aligeirada, não será necessário as ditas licenças e submeter projecto?
  12.  # 12

E sera que a estrutura do telhado nao acenta nas paredes interiores?
    Já agora, estimativa de custos para licença para mudar as telhas de um telhado, do mesmo modelo
  13.  # 13

Colocado por: nunogouveiade que rio?

Que rio ha-de ser!?
    Só pode ser o Tejo, não há mais rios em Portugal, além disso só há casas em Lisboa, fora isso são montes com palhotas.
  14.  # 14

Quando se diz moro na margem sul quer-se significar nos concelhos a sul to tejo, almada, seixal, montijo, barreiro, etc. Quem quer significar que mora em gaia não diz nunca vivo na margem sul
    Concordam com este comentário: Anonimo88, carlos franco
  15.  # 15

Queria voltar a este tópico, evitando criar outro, sobre o mesmo tema.

Resumindo, a ideia e projecto mantem-se, em Julho, um arquitecto e um engenheiro (de uns escritorios na Moita) deslocaram-se cá a casa, verificaram tudo e indicaram-me que a ideia era viável, sendo que talvez a forma mais barata fosse vigamento em madeira laminada (penso que foi isso que me disse) com a colocação da laje posteriormente. Quanto a estrutura para uma primeira avaliação, as duas pessoas indicaram-me que as paredes, aguentavam o vigamento.

Ora passado todos estes meses, existiram outras preocupações e agora queria entrar em 2017, com o intuito de andar com isto para a frente. Fiquei na duvida se deveria me aconselhar noutros arquitectos para ter mais ideias, e pus-me tambem eu a explorar.

Tanto explorei que encontrei esta solução ( http://www.jular.pt/produtos/estruturas-em-madeira/vigas-i-joist ) seria isto viável para o que quero? A minha duvida é se aguenta o peso, no entanto no piso de cima nao tenho intenção de levantar paredes, seria apenas um open space (Sem canalizações, apenas instalações electricas) onde colocaria um sofa e secretaria, objectivo é criar uma sala de estar e escritorio no piso de cima.

Li sobre esta solução e segundo esta pagina, indica mesmo ( - Em projectos de reabilitação, evita a montagem de uma segunda estrutura para suportar a laje; ).

Acham uma ideia a pensar (talvez por ser mais economico para o que pretendo), ou é melhor esquecer isto?
  16.  # 16

Colocado por: ivansimaoTanto explorei que encontrei esta solução (http://www.jular.pt/produtos/estruturas-em-madeira/vigas-i-joist) seria isto viável para o que quero? A minha duvida é se aguenta o peso, no entanto no piso de cima nao tenho intenção de levantar paredes, seria apenas um open space (Sem canalizações, apenas instalações electricas) onde colocaria um sofa e secretaria, objectivo é criar uma sala de estar e escritorio no piso de cima.

Tem de tirar essa duvida com o eng. que contratar para o calculo da estrutura.
    Concordam com este comentário: nunogouveia

0.0218 seg. NEW