No processo de obtenção de crédito habitação, gostaria de saber qual a diferença entre ter fiadores para crédito para aquisição da habitação X, ou o banco fazer um crédito hipotecário sobre a habitação Y, em que Y > X.
Ou seja, imaginemos que eu vou adquirir uma casa X de 100.000€:
1- Banco A oferece-me um spread de 2% mas exige fiadores (que terão de pagar as prestações caso eu deixe de as pagar).
2- Banco B oferece-me um spread de 1% mas exige que seja feito um crédito hipotecário sobre uma habitação Y de 150.000 pertencente aos fiadores
Qual é a diferença, ou quais os prós e contras desta opções..na opção 1 se eu deixar de pagar e se os fiadores também não pagarem o banco confisca a habitação X mas não pode confiscar-lhes a habitação Y , enquanto que na opção 2 pode confiscar as duas habitações X e Y?
sempre que meter fiadores ao barulho, em caso de incumprimento sao eles que respondem perante a divida, isto quer dizer que o patrimonio dos mesmos tambem poderá responder caso os fiadores nao paguem!
Ou seja... os fiadores estão sempre entalados! nem sei como é que hoje em dia alguem aceita ser fiador, depois de toda a informação que existe actualmente!
eu nem dos meus pais aceitava ser fiador! ( e gosto muito deles e só nao os ajudo se nao poder)
Colocado por: joaopaisQual é a diferença, ou quais os prós e contras desta opções
1 - Os fiadores podem desfazer a qualquer momento dos seus bens. 2 - Os fiadores não podem desfazer do imóvel hipotecado enquanto o seu crédito não for liquidado ou se o banco não emitir o distrate.
Como diz o loverscout, ser fiador? nem dos meus pais.