Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,

    Tenho uma torneira lá em casa que me chateia há algum tempo.
    É a da banheira, uma monocomando. A ver se consigo explicar a coisa:
    Abrindo para o lado da água fria não há qualquer problema.
    Se a abro ao máximo para o lado do quente, aquilo faz uma espécie de silvido (não um apito, é mais um sssssssssss) e sai muito pouca água, insuficiente para fazer disparar o esquentador.
    Se abrir a torneira com o manípulo a meio a coisa tende a funcionar bem, o esquentador dispara.
    Se abrir primeiro outra torneira do WC (bidé ou lavatório) ao máximo no quente, depois a da banheira, e fechar logo de seguida a primeira, funciona lindamente.

    Já pensei em trocar a torneira mas não sabendo se o problema está aí ou na canalização, e como não é nada que me impeça de tomar banho, tenho hesitado.

    Alguma dica?
  2.  # 2

    A partida o problema é da torneira.
    Se no meio funciona quer dizer que tem caudal suficiente no circuito de agua quente para ligar o esquentador...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  3.  # 3

    Colocado por: mhpintoVivam,

    Tenho uma torneira lá em casa que me chateia há algum tempo.
    É a da banheira, uma monocomando. A ver se consigo explicar a coisa:
    Abrindo para o lado da água fria não há qualquer problema.
    Se a abro ao máximo para o lado do quente, aquilo faz uma espécie de silvido (não um apito, é mais um sssssssssss) e sai muito pouca água, insuficiente para fazer disparar o esquentador.
    Se abrir a torneira com o manípulo a meio a coisa tende a funcionar bem, o esquentador dispara.
    Se abrir primeiro outra torneira do WC (bidé ou lavatório) ao máximo no quente, depois a da banheira, e fechar logo de seguida a primeira, funciona lindamente.

    Já pensei em trocar a torneira mas não sabendo se o problema está aí ou na canalização, e como não é nada que me impeça de tomar banho, tenho hesitado.

    Alguma dica?


    Colocado por: mhpintoVivam,

    Tenho uma torneira lá em casa que me chateia há algum tempo.
    É a da banheira, uma monocomando. A ver se consigo explicar a coisa:
    Abrindo para o lado da água fria não há qualquer problema.
    Se a abro ao máximo para o lado do quente, aquilo faz uma espécie de silvido (não um apito, é mais um sssssssssss) e sai muito pouca água, insuficiente para fazer disparar o esquentador.
    Se abrir a torneira com o manípulo a meio a coisa tende a funcionar bem, o esquentador dispara.
    Se abrir primeiro outra torneira do WC (bidé ou lavatório) ao máximo no quente, depois a da banheira, e fechar logo de seguida a primeira, funciona lindamente.

    Já pensei em trocar a torneira mas não sabendo se o problema está aí ou na canalização, e como não é nada que me impeça de tomar banho, tenho hesitado.

    Alguma dica?
    pode ter algo no turbo de agua quente o ideal e aranjar ua anilhas novas de buracha ou outros e abrir a torneira e depois pedir aalgue para abrir a agua e com alguma coisa tapar os dois tubos e soltar um de cada vez assim da para ver se tem ago na tubagem ou nao e da para ver e estado de tubagem se ta bom ou nao sem tirar os excentricos... pode ser que a canalização também tem alguma problema se for muito velha...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  4.  # 4

    Parece-me que o cartucho do monocomando "já era"
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, joaosantos, larkhe
  5.  # 5

    Se der para abrir, é verificar se é possivel desobstruir....
    Concordam com este comentário: larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  6.  # 6

    Colocado por: tiyxupode ser que a canalização também tem alguma problema se for muito velha...

    O prédio tem umas décadas, mas quando comprei a casa disseram-me, e ate agora nada me levou a crer o contrário, que a canalização tinha sido renovada. Ainda assim, será sempre coisa para perto de 15 anos.

    Colocado por: ClioIIParece-me que o cartucho do monocomando "já era"

    Se for isso é coisa para trocar a torneira ou dá para trocar só esse cartucho, como acabei de ver no youtube?
  7.  # 7

    Colocado por: mhpinto


    Se for isso é coisa para trocar a torneira ou dá para trocar só esse cartucho, como acabei de ver no youtube?


    acho que isso depende da torneira......
    • ClioII
    • 23 junho 2016 editado

     # 8

    Em teoria dá para trocar só o cartucho, na prática nem sempre...
    O cartucho é coisa para uns 7€ no AKI...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  8.  # 9

    Estou a ver.
    Grato pelas dicas.

    Então o plano, para evitar andar muito às voltas e ficar sem torneira na banheira durante mais que umas horas será:
    1) ir ao Aki ou Leroy-Merlin, ou outra que permita devoluções com facilidade
    2) comprar anilhas, cartucho e torneira.
    3) Voltar para casa, desmontar a coisa, ver se há algo a obstruir
    3a) Se houver, desobstruir, aproveitar para meter anilhas novas e voltar a montar.
    3b) Se não houver
    3b i) tentar trocar só cartucho,
    3b ii) se não der, trocar torneira e fundir a velha para fazer um cinzeiro.
    4) Devolver o que não foi usado.

    Ora aqui está um bom plano para um destes próximos sábados.
    Falta-me alguma coisa?
  9.  # 10

    Sim, falta....
    o ponto 0) desmontar a torneira e levá-la consigo, mas não sem antes fechar a torneira de segurança respectiva...
  10.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasSim, falta....
    o ponto 0) desmontar a torneira e levá-la consigo, mas não sem antes fechar a torneira de segurança respectiva...


    E o resto da família fica sem água em casa! :D

    (Infelizmente, uma boa parte das instalações só tem o corte no contador, infelizmente a minha é uma dessas!).
    Concordam com este comentário: tiyxu, mhpinto
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradaso ponto 0) desmontar a torneira e levá-la consigo,

    Não estou seguro quanto a esse passo, pois poderei não encontrar logo tudo o que preciso à primeira e depois vou ter o trabalho escusado de voltar a montar a torneira.
    Tirar medidas e fotografias à torneira não será suficiente? Se tiver de voltar à loja, não é grande problema, que tenho uma bem pertinho de mim ;)

    Se é só por causa do cartucho posso sempre comprar mais que um (não deve haver assim tantos) e depois devolver os que não usar.

    Colocado por: ClioIIE o resto da família fica sem água em casa! :D

    (Infelizmente, uma boa parte das instalações só tem o corte no contador, infelizmente a minha é uma dessas!).

    Sim, e isto também.
  12.  # 13

    Não tem torneiras de esquadria antes dessa torneira?

    Vai comprar o "cartucho", portanto presumo que saiba qual a marca e modelo de torneira.
  13.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasNão tem torneiras de esquadria antes dessa torneira?

    Não. Erro enorme, eu sei, mas já vinha com a casa :\. O que sei é que não o repetirei na minha nova casa.

    Colocado por: Pedro BarradasVai comprar o "cartucho", portanto presumo que saiba qual a marca e modelo de torneira.

    Pois também não.
    Os cartuchos são específicos para cada marca e modelo de torneira? Se são, se calhar vai ser muito difícil encontrar numa loja generalista. Provavelmente terei de encomendar, não?

    Isto são questões que eu à partida iria procurar esclarecer na loja, mas agradeço a vossa disponibilidade se me puderem ajudar a ir lá já mais informado, que nem sempre os empregados são devidamente conhecedores.
  14.  # 15

    Colocado por: mhpinto
    Não. Erro enorme, eu sei, mas já vinha com a casa :\. O que sei é que não o repetirei na minha nova casa.


    Pois também não.
    Os cartuchos são específicos para cada marca e modelo de torneira? Se são, se calhar vai ser muito difícil encontrar numa loja generalista. Provavelmente terei de encomendar, não?

    Isto são questões que eu à partida iria procurar esclarecer na loja, mas agradeço a vossa disponibilidade se me puderem ajudar a ir lá já mais informado, que nem sempre os empregados são devidamente conhecedores.



    Compre logo uma torneira nova, escusa de perder tempo a procura de soluçao pouco viável quando ainda por cima nem sequer sabe que torneira tem.
  15.  # 16

    Colocado por: larkheCompre logo uma torneira nova, escusa de perder tempo a procura de soluçao pouco viável quando ainda por cima nem sequer sabe que torneira tem.

    Começo a achar que se calhar é mesmo por aí.
    Isto se for mesmo da torneira. Ainda tenho a esperança de que seja só obstrução parcial.
    Quando meter mãos à obra aviso. Resta ter um sábado disponível, o que é capaz de tardar com o chamamento da praia tão forte como anda agora ;)
  16.  # 17

    Se temais de 15 anos conta com alguma obstrução talvez parcial por que se for total acontecia em as duas fazes...m
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
    •  
      mhpinto
    • 2 outubro 2017 editado

     # 18

    Atualização:

    A falta de tempo e disponibilidade (leia-se preguiça) por vezes compensa. Não fiz nada e a torneira aqui há uma par de meses voltou a funcionar normalmente.
    Tal como o tiyxu sugeriu, talvez fosse uma obstrução parcial que entretanto se resolveu por ela.
    Claro que estou pronto para que o problema regresse, eventualmente ainda pior, mas, como diz o ditado: enquanto o pau vai e vem, folgam as costas, neste caso, folgam a minha carteira e o meu tempo :)
 
0.0138 seg. NEW