Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um terreno no qual vou construir uma moradia. O projecto e a construção vao ser feitos por um empreiteiro que me apresentou o valor final sem iva.Gostaria de saber qual o iva a pagar??? 6% ou 23% ???
  2.  # 2

    Pode ser só 23 como pode ser mix de 6 com 23.
    Mas isso só o empreiteiro lhe poderá dizer.
  3.  # 3

    Construção nova será a 23, certo?
    Em que circunstancia pode ser 6?
  4.  # 4

    Colocado por: Sandrapflqual o iva a pagar???

    23%
  5.  # 5

    Colocado por: tozepalmaConstrução nova será a 23, certo?
    Em que circunstancia pode ser 6?

    A taxa de 6% _não é_ para construção nova.

    No caso de ser uma remodelação de Habitação numa ARU, o IVA pode ser TODO à taxa de 6%.
    Se não for numa "área de recuperação urbana", no caso de remodelação, reparação, etc. de Habitação, a taxa do IVA sobre a mão-de-obra é de 6% e sobre os materiais é de 23%.
  6.  # 6

    o IVA dos materiais só é a 23% na parte que exceder 20 do valor da adjudicação, certo?
  7.  # 7

    Colocado por: nunogouveiao IVA dos materiais só é a 23% na parte que exceder 20 do valor da adjudicação, certo?
    não,
  8.  # 8

    E sem necessitar de ARU:


    2.27 - As empreitadas de beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação de imóveis ou partes autónomas destes afectos à habitação, com excepção dos trabalhos de limpeza, de manutenção dos espaços verdes e das empreitadas sobre bens imóveis que abranjam a totalidade ou uma parte dos elementos constitutivos de piscinas, saunas, campos de ténis, golfe ou minigolfe ou instalações similares.
    A taxa reduzida não abrange os materiais incorporados, salvo se o respectivo valor não exceder 20 % do valor global da prestação de serviços.
  9.  # 9

    Colocado por: nunogouveiaA taxa reduzida não abrange os materiais incorporados, salvo se o respectivo valor não exceder 20 % do valor global da prestação de serviços.
    dito de outra maneira: se os materiais não excederem 20% do total da factura (se a mão-de-obra ultrapassar os 80%), a taxa do IVA a cobrar pela totalidade da factura será a reduzida (6%).
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  10.  # 10

    Se separar a mediçao da mão de obra, e dos materiais, paga 6% pela mão de obra. E 23% pelos materiais.
    Ou não?
  11.  # 11

    Pelo que estou a perceber como se trata de uma construção de raiz terei que pagar os 23% de iva é isso? Uma vez que sou eu a escolher todos os acabamentos, mosaicos, revestimentos, cozinha, torneiras, loiças, portas e janelas não acho justo ver o valor na loja com iva incluido ao escolher e depois no final ainda ter que pagar sobre esse valor mais 23%...quando o iva a meu ver já foi pago....Será que posso ser eu a pagar directamente esse valor uma vez que vou ter que ser eu a ir ao local escolher??? Sendo assim pagaria apenas 23% em relação á mão de obra prestada e a outros items como tijolos cimento ferro telhas etc, pois esse não vou ser eu a escolher nem a comprar previamente...Desculpem a questão mas realmente faz-me muita confusão....
  12.  # 12

    Colocado por: O.MartinsOu não?

    Não
  13.  # 13

    Colocado por: Picareta
    Não


    Fora de áreas especiais, e qd a % de material excede os 20% do valor total, não se podem faturar a M.O. e Materiais à parte?! Porquê?
  14.  # 14

    Colocado por: O.MartinsFora de áreas especiais, e qd a % de material excede os 20% do valor total, não se podem faturar a M.O. e Materiais à parte?! Porquê?

    Pode sempre facturar materiais e MO à parte, mas em obra nova, que é o caso, paga 23% de iva sobre os materiais e sobre a MO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O.Martins
  15.  # 15

    Ok
  16.  # 16

    Uma questão mais por curiosidade: como é que isso funciona na prática? Por outras palavras, imagine-mos que vou remodelar a casa. Como faço para me facturarem a 6% a mão de obra? E no caso dos materiais (se representarem 20% ou menos da factura total) ?
    Isto aplica-se apenas à habitação própria ou pode ser aplicado noutras situações?
  17.  # 17

    Colocado por: clasusComo faço para me facturarem a 6% a mão de obra? E no caso dos materiais (se representarem 20% ou menos da factura total) ?
    Isto aplica-se apenas à habitação própria ou pode ser aplicado noutras situações?
    1. Exige que na proposta de orçamento separem os valores de MO dos de Materiais. Depois, EXIGE q ue a factura venha com a taxa de 6% sobre a MO.

    2. Isto é válido para qualquer obra de remodelação , para qualquer HABITAÇÃO.
  18.  # 18

    Colocado por: Luis K. W.1. Exige que na proposta de orçamento separem os valores de MO dos de Materiais. Depois, EXIGE q ue a factura venha com a taxa de 6% sobre a MO.

    2. Isto é válido para qualquer obra de remodelação , para qualquer HABITAÇÃO.


    Eu vou remodelar uma casa em duas habitações.
    Esse método aplica-se uma vez que é uma remodelação certo?
  19.  # 19

    Colocado por: franciscouto86

    Eu vou remodelar uma casa em duas habitações.
    Esse método aplica-se uma vez que é uma remodelação certo?


    Remodelar uma casa em duas habitações? Essa agora é que me baralhou..
  20.  # 20

    Colocado por: O.Martins

    Remodelar uma casa em duas habitações? Essa agora é que me baralhou..


    remodelar 2quartos de uma casa...
 
0.0197 seg. NEW