Iniciar sessão ou registar-se
    • wd
    • 23 junho 2016 editado

     # 1

    Viva.

    Já sigo este fórum a algum tempo e tenho a dizer que isto ajuda muitas pessoas, como eu, a perceberem alguma coisa do mundo da construção.

    Bem ... agora quem necessita de ajuda sou eu. Foi em Janeiro de 2015 realizada a impermeabilização de uma fachada no prédio onde moro. O problema é que verifiquei à umas semanas atrás que essa membrana em alguns sítios criou bolhas de água (infiltração) pois existe um muro de uma varanda que foi só impermeabilizado pelo lado exterior.

    O que eu queria saber é se é possível reparar apenas as zonas estragadas. Desta vez, quando vierem arranjar acho que vão impermeabilizar também a parede pelo lado de dentro.

    Têm aqui umas imagens para verem o estado de 2 sítios. Atenção: No geral, o trabalho parece bem feito dada a ausência de bolhas como nestes 2 sítios.


  1.  # 2

    Onde está a membrana?
    Parece-me, eflorescências a sair da junta desse mosaico!? estarei errado?
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro, tiyxu, Bricoleiro
    • wd
    • 23 junho 2016 editado

     # 3

    Aqui ficam as mesmas imagens mas maiores (penso eu que desta vez ficam bem). Dado que "os seus comentários estão sujeitos a aprovação antes de serem publicados" demoro mais um pouco a responder.

    A membrana está lá (é incolor).



  2.  # 4

    Certo.. Eu não recomendo nunca coisas destas em paredes com mosaicos de dimensões consideráveis ( isso deve ser utilizado quando tem revestimentos tipo pastilha...)
    qual foi o produto aplicado? Accione a garantia.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    • wd
    • 23 junho 2016

     # 5

    Bem ... desde já agradeço toda a ajuda que o Pedro está a dar.

    Não sei qual foi o produto mas vou ver se descubro. Na altura da reunião, esta pareceu-nos uma boa solução pois já tinha-mos uma boa experiência (a antiga durou cerca de 8 a 10 anos).
    A garantia já foi accionada mas segundo a empresa gestora de condomínio, o empreiteiro diz que é infiltração de água. Claro que isto é um mau trabalho pois se ele sabia que pelo outro lado da parede poderia entrar água, porque é que não a impermeabilizou? Eram apenas mais 3/4m2 mais ou menos .... Ele vai lá daqui a umas semanas reparar mas a minha questão é saber se isto da para reparar retirando a zona estragada e aplicando novamente o produto.
  3.  # 6

    Concordo parece ter havido inflitrações pelo substrato, e a evaporação da água criou estas patologias.
    Tam´bem pode ter ahvido problemas de aderência entre o produto pré-existente e o novo.

    De qq das forma not-ase um asectro amarelado... é o envelhecimento dessa "membrana"?

    1º tem de resolver a infiltração.

    Quanto á dúvida se pode ou não reparar, tem de questionar o departamento técnico do fabricante dessa impermeabilização.
    • wd
    • 23 junho 2016

     # 7

    Colocado por: Pedro BarradasTam´bem pode ter ahvido problemas de aderência entre o produto pré-existente e o novo.

    A fachada foi lavada com máquina de pressão.

    Colocado por: Pedro BarradasDe qq das forma not-ase um asectro amarelado... é o envelhecimento dessa "membrana"?

    Envelhecimento sendo a aplicação tão recente? Pode ser que a maresia também esteja a ajudar a envelhecer mais depressa (digo eu que não percebo nada).
  4.  # 8

    Qual a razão de terem aplicado esse verniz ? Havia enrada de água em algum lado? É que normalmente os problemas de humidade nas casas têm quer ver com condensações.
    Quanto às bolhas, eu diria que a humidade já estava na parede (chuva, condensação do interior, etc) e que apareceu agora sob essa coisa que aplicaram.
    Pelo preço de duas aplicações disso não colocavam um capoto? (Presumindo que não haja isolamento térmico na caixa de ar)
  5.  # 9

    Colocado por: nunogouveiaQual a razão de terem aplicado esse verniz ? Havia enrada de água em algum lado? É que normalmente os problemas de humidade nas casas têm quer ver com condensações.

    Esta impermeabilização foi feita pois a anterior já estava muito degradada. Para além disso, talvez a maioria dos condóminos se queixavam de ter humidade nas paredes.

    Colocado por: nunogouveiaQuanto às bolhas, eu diria que a humidade já estava na parede (chuva, condensação do interior, etc) e que apareceu agora sob essa coisa que aplicaram.

    É bem possível que a água tenha aparecido devido a não terem impermeabilizado a outra parte do muro dado que isso apareceu na zona da varanda.


    Colocado por: nunogouveiaPelo preço de duas aplicações disso não colocavam um capoto? (Presumindo que não haja isolamento térmico na caixa de ar)

    Não. Os orçamentos que nos deram para capoto ficava bastante caro. Para além disso, dado que a última vez que se fez uma impermeabilização, aquilo durou cerca de 10 anos, achámos que não seria necessário realizar um investimento tão alto em comparação com o da impermeabilização. Não sei se há ou não isolamento térmico na caixa mas o mais provável é que não. Pois se houvesse, certamente não haveria muitos destes problemas.
  6.  # 10

    Colocado por: clasus
    Esta impermeabilização foi feita pois a anterior já estava muito degradada. Para além disso, talvez a maioria dos condóminos se queixavam de ter humidade nas paredes.


    É bem possível que a água tenha aparecido devido a não terem impermeabilizado a outra parte do muro dado que isso apareceu na zona da varanda.



    Não. Os orçamentos que nos deram para capoto ficava bastante caro. Para além disso, dado que a última vez que se fez uma impermeabilização, aquilo durou cerca de 10 anos, achámos que não seria necessário realizar um investimento tão alto em comparação com o da impermeabilização. Não sei se há ou não isolamento térmico na caixa mas o mais provável é que não. Pois se houvesse, certamente não haveria muitos destes problemas.


    eu juro que nao percebo porque é que criam nicks novos para colocarem questões no forum e nao utilizam os que ja tem....... por mais que tente perceber.... nao percebo!
    • wd
    • 27 junho 2016

     # 11

    Colocado por: loverscouteu juro que nao percebo porque é que criam nicks novos para colocarem questões no forum e nao utilizam os que ja tem....... por mais que tente perceber.... nao percebo!

    Podia ser esse o caso mas não é. Eu sou um dos vizinhos do clasus; aliás foi ele que me falou deste fórum e eu decidi expor o problema. Por essa razão é que ele respondeu ao sr. nuno pois ele está a par da situação (como é óbvio).
  7.  # 12

    Colocado por: wd
    Podia ser esse o caso mas não é. Eu sou um dos vizinhos do clasus; aliás foi ele que me falou deste fórum e eu decidi expor o problema. Por essa razão é que ele respondeu ao sr. nuno pois ele está a par da situação (como é óbvio).


    Olha a confusão que eu fui criar .... para a próxima espero que cá venhas responder!
    Concordam com este comentário: wd
    • wd
    • 4 julho 2016

     # 13

    Viva.
    Peço desculpa por ter demorado tanto tempo a responder.

    Colocado por: Pedro Barradasqual foi o produto aplicado?

    O produto usado foi o hidrorip da kenitex.
  8.  # 14

    Vão impermeabilizar a parede pelo lado interior?! Mas chove dentro do edificio para terem de impermealizar a parede pelo interior?
    • wd
    • 4 julho 2016

     # 15

    A parede que se fala é a da varanda. A impermeabilização inicialmente foi feita pelo lado de fora (da fachada) e agora vão impermeabilizar o lado de dentro (da varanda).
  9.  # 16

    Ahh então aquelas bolhas devem estar situadas no alinhamento do pavimento da varanda. E quer accionar a garantia pq? Não parece ser culpa do empreiteiro. Tem é de impermeabilizar o pavimento das varandas. Eventualmente as paredes, e os capeamentos, que a foto não mostra..
    • wd
    • 4 julho 2016 editado

     # 17

    A questão é que o empreiteiro não foi profissional pois se tivesse sido, teria visto que a falta de impermeabilização do outro lado da parede podia levar a este tipo de situações. Consequentemente, aquando da impermeabilização da parede de um lado também tinha feito do outro!!!


    Colocado por: O.MartinsE quer accionar a garantia pq? Não parece ser culpa do empreiteiro.

    Eu não disse que queria nem que não queria accionar a garantia. O que eu quero saber é se pode-se reparar aquelas zonas, limpando-as e passando novamente o produto. Ficará bem desta forma?
  10.  # 18

    Colocado por: wdA questão é que o empreiteiro não foi profissional pois se tivesse sido...


    Isso é muito discutível. Possivelmente só lhe pediram para pintar o exterior, e isso não é prova q ele não tenha alertado.

    Colocado por: wd

    O que eu quero saber é se pode-se reparar aquelas zonas, limpando-as e passando novamente o produto. Ficará bem desta forma?


    A meu ver não resolve nada, sem corrigir a causa. Tente lá colocar uma foto do que se passa na parede interior e pavimento da varanda... e já agora do capeamentos (bordo superior do murete dessa varanda) Aí é q parece existir o problema
    • wd
    • 5 julho 2016

     # 19

    Colocado por: O.MartinsIsso é muito discutível. Possivelmente só lhe pediram para pintar o exterior, e isso não é prova q ele não tenha alertado.

    Sim, foi pedido para impermeabilizar aquela fachada. No entanto, se ele esteve do lado de dentro para fazer lá um remendo nessa mesma parede porque não impermeabilizou aquilo, mesmo que no fim tivesse-mos que pagar mais qualquer coisa. Isto para mim é falta de profissionalismo e vê-se muitos casos aqui no fórum.

    Colocado por: O.MartinsA meu ver não resolve nada, sem corrigir a causa.

    A questão é que desta vez ele vai lá impermeabilizar o muro pelo lado interior (o que já devia de ter feito).

    Colocado por: O.MartinsTente lá colocar uma foto do que se passa na parede interior e pavimento da varanda... e já agora do capeamentos (bordo superior do murete dessa varanda) Aí é q parece existir o problema

    De facto existe um problema aí mas ele simplesmente colocou uma massa qualquer branca e toca a andar. Se as pessoas podem fazer as coisas bem, porque é que não as fazem? Caso levasse a um aumento de custo mais considerável, perguntava ao condomínio se queria ou não fazer a reparação.

    No entanto, continuo com a mesma dúvida: esquecendo as causas do problema (visto que desta vez vão ser tratadas), como proceder à reparação da impermeabilização? Simplesmente limpar e passar por cima novamente?
  11.  # 20

    Depois de corrigir o problema pelo interior. Esperar algum tempo para que toda a água que lá existe dentro possa sair (se reparar o interior agora, pinte pelo exterior no final de Agosto) e depois limpar/decapar o verniz aplicado, e reaplicar o mesmo produto nas zonas a reparar. Sempre em peças(mosaicos/azulejos) inteiras, e em especial nas juntas. As juntas serão o verdadeiro alvo da impermeabilização, porque os azulejos, sendo vidrados, são impermeáveis por natureza.

    Gostava era de ver a foto do capeamento e do interior dessa varanda. Essa fachada não tem saída de água para o exterior, por isso deve ter escoamento pelo interior. Que é sempre um ponto crítico.

    Atenção ao modo como impermeabiliza o pavimento da varanda. Passar um produto desses sobre os mosaicos, na horizontal, em pavimento transitável (acessivel) é sempre má solução.
 
0.0213 seg. NEW