Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho que compara uma placa/fogão para umas renovações e se tradicionalmente sempre usei fogões a gás, sei que há no mercado placas vitrocerâmicas e de indução. Qual opção é mais económica em termos de custo de operação, isto é, ao fim do mês qual vai apresentar a menor conta de electricidade/gás?

Agradecia também ajuda de alguém com experiência em usar as placas de vitrocerâmica ou indução.

Obrigado pela ajuda
    • eu
    • 25 junho 2016

# 2

Eu diria que a opção mais económica é o gás natural. A placa de indução deve gastar um pouco mais.

Mas eu prefiro a placa de indução, mesmo que fique ligeiramente mais cara, porque é extremamente fácil de limpar
    Concordam com este comentário: tiyxu, An0nYmUs, Carol70
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel mota
  2.  # 3

Na minha opinião a opção mais económica é a placa de indução.
    É sem dúvida mais económica do que a vitrocerâmica.
    A vitrocerâmica aquece o suporte e a de indução funciona de uma forma algo semelhante ao microondas. A placa em si não aquece. O vidro acaba por aquecer porque os metais que constituem os tachos acabam por aquecer e transmitir esse calor para o vidro.
    A vantagem da indução é que aquece com muita rapidez, não liga por acidente, arrefece com rapidez, é muito fácil de limpar e gasta menos energia que a vitrocerâmica.
    A desvantagem é que a louça não pode ser de aluminio, só pode ser ferro, esmalte ou aço.
    A placa a gás tem para mim 2 desvantagens.
    A 1ª é que é muito difícil de limpar, todas aquelas grelhas e bicos.
    A 2ª é que não sei até que ponto compensa o custo em termos de energia.
    O gás natural, era até há bem pouco tempo barato, hoje em dia o custo destes produtos tem subido em flecha.
    Vantagens, cozinhar a gás exerce um fascínio que as placas não têm, e muitas pessoas preferem essa forma de trabalhar.
  3.  # 4

Verifique se o seu trem de cozinha serve para placa de indução. Pode ser já um critério de exclusão.
  4.  # 5

Pergunta parva, qual a difrença em termos tecnicos entre placa de induçao ou vitroceramicas?
    • Dj_C
    • 25 junho 2016

# 6

Viva,
    tem aqui alguma informação, que lhe pode interessar.

Cumps,
    Dj_C
    Concordam com este comentário: tiyxu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: An0nYmUs
  5.  # 7

Depois de investigar, estou mais inclinado para a placa de gás...

Parece-me que no final vai acabar por compensar. Vou ter que ter gás por causa do esquentador, além disso sempre dá ara cozinhar com o wok e saltear...
    Concordam com este comentário: Carol70
  6.  # 8

quando mudei de casa, mudei do gas para indução. Bem dito o dia que fiz. a simplicidade na arrumação da cozinha é algo excecional.
    Concordam com este comentário: eu, An0nYmUs
  7.  # 9

Tenho as duas com idução e normal com incadescencia quase nunca uzo a de incadescencia... é tempo perdido depois quemia todas panelas ...em troco a de indução e top demoro poco para fazer qualquer cumida é um prazer cozinhar...enquanto a cumada cuzinhada refresco um poco da para lavar as panelas ou frigideiras e ..hmmmmm que bom..
    • eu
    • 27 junho 2016 editado

# 10

Colocado por: kosttaBem dito o dia que fiz. a simplicidade na arrumação da cozinha é algo excecional.

Quem faz a limpeza da cozinha, depois de usar indução, nunca mais quer ver placas de gás à frente... ;)
  8.  # 11

Ainda me lembro do tempo em que em 1998 "inventei", sim inventei e agora já se vende no super mercado, deveria ter registado uma patente, lol a folha de aluminio espalhada no fogão a gás e com um recorte minucioso no local dos bicos de gas =)
  9.  # 12

Colocado por: eu
    Quem faz a limpeza da cozinha, depois de usar indução, nunca mais quer ver placas de gás à frente... ;)

Engraçado que a minha mulher qd lhe sugeri pormos uma placa mista disparou que so proponho tal pq nunca limpei uma placa de gas!! LOL

A que temos atualmente é vitroceramica.
  10.  # 13

Colocado por: euQuem faz a limpeza da cozinha, depois de usar indução, nunca mais quer ver placas de gás à frente... ;)

Não sei porquê. Tenho uma placa de vitrocerâmica a gás e limpo-a tão bem como a de indução.

Tenho ambas e há coisas que não consigo fazer na de indução e vice-versa.

0.0095 seg. NEW