Iniciar sessão ou registar-se
    • molay
    • 28 junho 2016 editado

     # 1

    Boa tarde a todos, venho colocar uma questão sobre qual o aquecimento que me sairia mais eficiente pelo melhor preço (aquisição+manutenção+consumo)
    A vivenda tem 98m2 em baixo e cerca de 60 em cima, embora que a parte de cima ainda não seja para acabar já.

    As paredes serão todas em pladur com lã de rocha 60mm, no piso irei por floormate de 40mm, as janelas em pvc com vidro duplo e portadas exteriores.

    Fica situada na zona da Lourinhã, uma zona com uma temperatura amena.

    A ideia seria um aquecimento para dar um maior conforto à casa no inverno, embora não seja preciso nada de extraordinário. Algo económico e prático!
    Todas as ideias serão bem vindas, já agora justifiquem o porque da vossa escolha.
    Obrigado
  1.  # 2

    Pergunta essencial... quanto pretende gastar?
  2.  # 3

    Não tenho valor especifico, aliás comecei a casa e provavelmente só chega para a parte de baixo.
    Mas prefiro esperar mais um mês ou dois e meter coisas decentes do que acabar só por acabar.
    Qual seria a sua ideia?
  3.  # 4

    Primeiro tem que perceber as suas necessidades térmicas. Se se dá melhor com calor ou frio e para onde precisa de climatização.
    Depois tem alternativas desde 500€ um Ac até 20 000€ com pisos radiantes e etc...
  4.  # 5

    Recuperador de calor talvez seja uma solução.
    Ou até mesmo ar condicionado, já que vai colocar só em baixo primeiro, deixa já a pré instalação em cima, quando tiver disponibilidade € compra as máquinas.
  5.  # 6

    Com o calor acho que não terei problemas pois a casa antigamente não tinha qualquer isolamento etc etc e no verão estava-se muito bem.

    Então por exemplo, por volta dos 2000€, não sei se é pouco para isso, mas era um valor que facilmente gastava já no aquecimento, dava para o que?
  6.  # 7

    Colocado por: rjmpiresRecuperador de calor talvez seja uma solução.
    Ou até mesmo ar condicionado, já que vai colocar só em baixo primeiro, deixa já a pré instalação em cima, quando tiver disponibilidade € compra as máquinas.


    Tenho a ideia de os ar condicionados consumirem muita electricidade, a longo prazo compensa?

    Recuperador também andei a ver, e até gostei do preço mas falaram-me um pouco mal do aquecimento central a água.
    Será que canalizar o ar seria uma opção? Visto que a lareira fico mesmo no centro da casa?
  7.  # 8

    Claro que os ACs iriam gastar electricidade, há uns com eficiências bastante elevadas, mas também tudo depende das necessidades de aquecimento das divisões.
    Em relação ao recuperador de calor, também os há para os mais variados preços, mas com 2000€ já faria a festa! Já estive em inúmeras casas com aquecimento por condutas, e bem executado é uma maravilha! Se não houver zonas abertas para sótãos/garagens/caves.
    Concordam com este comentário: molay
    Estas pessoas agradeceram este comentário: molay
  8.  # 9

    Não se meta com recuperadores a aquecer água se tem pouco para gastar.
    Recuperador de calor com ventilação forçada para os quartos e pré-instalação de AC. Talvez já faça isto com 2000€.
    O AC só gasta de o tiver sempre a funcionar. Com bom isolamento pode usa-lo só para dar um conforto à casa e depois deixa-a com temperatura aceitável...
  9.  # 10

    Colocado por: tozepalmaNão se meta com recuperadores a aquecer água se tem pouco para gastar.
    Recuperador de calor com ventilação forçada para os quartos e pré-instalação de AC. Talvez já faça isto com 2000€.
    O AC só gasta de o tiver sempre a funcionar. Com bom isolamento pode usa-lo só para dar um conforto à casa e depois deixa-a com temperatura aceitável...


    O pouco para gastar é sempre relativo, visto que comprei um apartamento para morar e decidi reconstruir esta casa na terra natal que ficou de herança da minha avó, claro que é difícil dar para tudo. Mas se me disser que por 10mil euros meto lá um sistema muito eficiente que aproveita a energia solar para aquecer e arrefecer quando quiser e nunca mais gasto nada em aquecimento/arrefecimento óptimo. Claro que teria de esperar mais alguns meses para acabar a obra.

    Procuro uma solução economia, não quer dizer que o investimento inicial tenha de ser pequeno, desde que justifique a longo prazo.
  10.  # 11

    O Piso radiante hidráulico com bomba de calor e suporte de painéis solares com certeza que deve ser o top de eficiência/conforto.. mas é logo uma machadada na carteira que até dá dó! eheh
    Sinceramente também estou num dilema interno acerca do tipo de climatização que vou colocar na minha futura moradia... de momento estou à espera de orçamentos para a dita cuja... depois logo decido, já sei bem os prós e contras de cada solução, resta saber é se no fim das contas há € para a coisa! :)
  11.  # 12

    Colocado por: rjmpiresente também estou num dilema interno acerca do tipo de climatização que vou colocar na minha futura moradia...


    Está mais indeciso entre quais, se não é indiscrição.
  12.  # 13

    A primeira opção seria PRH que faria aquecimento/arrefecimento
    Em segundo seria uma conjugação de recuperador de calor + AC
    • emad
    • 28 junho 2016

     # 14

    Colocado por: Anonimo18072022AAquecimento radiante elétrico

    http://ideiasparahabitacao.info/index.html
    Concordam com este comentário:emad

    Se a casa é pequena. PRE é um investimento pequeno e os custos com consumos não deverão ser muito grandes. Tudo depende também do isolamento da casa.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  13.  # 15

    PRE?
    • emad
    • 30 junho 2016

     # 16

    Colocado por: molayPRE?

    Piso radiante eléctrico
    • eu
    • 30 junho 2016

     # 17

    Colocado por: molaymais eficiente pelo melhor preço (aquisição+manutenção+consumo)


    Colocado por: molayAlgo económico e prático!


    Perante estes requisitos, a resposta só pode ser uma: Ar Condicionado.
  14.  # 18

    Ainda ninguém fez a pergunta principal. Qual o uso a dar a casa
    Concordam com este comentário: tozepalma
 
0.0207 seg. NEW