Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: enf.magalhaesAgora a questão é: a mesma empresa pode fornecer esses dois serviços legalmente?

Poder pode, mas eu como dono de obra nunca aceitaria.
    Todos os projectos tem erros, a maior parte muitos erros, e uma das funções do fiscal é detectar esses erros, precocemente para evitar que não perturbem o normal andamento dos trabalhos, nem prejudiquem a qualidade final da construção. Quando é o autor do projecto a fiscalizar, o dono de obra nunca vai conhecer esses erros, vai ficar satisfeito com o trabalho dos projectistas/fiscais, mas a qualidade da obra não será garantidamente a melhor.
  2.  # 22

Não concordo.
    Está a pressupor que um projecto é mau e o fiscal bom.
    Quem melhor para fiscalizar a execução de um projecto, que, quem o fez.
    Éticamente e deontologicamente o fiscal tem de fazer tudo aquilo que o zé diz que não faria se fosse autor de projecto. Assim, não é bom fiscal, se não o fizer.
    Não é nada bom ter um fiscal que diz que tudo está mal... Já passei por isso, e não gostei.
  3.  # 23

Colocado por: callinasNão concordo.

Não concorda porque não deve ter experiência em direcção e fiscalização de obras. Em todas as obras existem inúmeras situações de erros nos projectos, que por regra originam situações de trabalhos a mais. Está a ver um fiscal a aprovar um trabalho a mais por causa de um erro que esse mesmo fiscal cometeu enquanto projectista. Claro que não assume o erro, e cria-se uma guerra, onde quem perde vai ser o dono de obra.
  4.  # 24

Colocado por: PicaretaTodos os projectos tem erros, a maior parte muitos erros, e uma das funções do fiscal é detectar esses erros, precocemente para evitar que não perturbem o normal andamento dos trabalhos, nem prejudiquem a qualidade final da construção. Quando é o autor do projecto a fiscalizar, o dono de obra nunca vai conhecer esses erros, vai ficar satisfeito com o trabalho dos projectistas/fiscais, mas a qualidade da obra não será garantidamente a melhor.

Não concordo. Nem todos os projetos tem erros, e quando têm logicamente devem ser corrigidos em obra. Ninguém melhor do que eu fazendo os projetos, quero e exijo que tudo seja realizado como apresentado nos projetos. Essa é a razão porque não faço projetos de "saca". Sendo eu o projetista e o fiscal,não há duvidas de projeto porque conheço o projeto melhor que ninguém.
    Concordam com este comentário: callinas, MMascarenhas
  5.  # 25

Tenho sim... Errar é humano...
    Um bom fiscal, não tem a obrigação de colmatar as lacunas do projectista que foi pago para fazer o trabalho.... Mas tu foste contratado para fiscalizar uma obra, com um bom ou mau projecto, e isso já é com o DO, não é com o fiscal. Nao sabes em que condições foi feito o projecto nem a que preço. Não cabe a ti fiscal condenar o trabalho feito, mas sim identificam problemas e apresentar soluções... Se for o caso ou necessario. Antes de tudo, deves consultar o projectista. Só depois se este não der resposta e/ou tu fiscal não tiveres capacidade para resolver, informar o DO. O livro de obra existe onde podem ser relatadas as anomalias. O DO lê se quiser.
    O que mais tenho visto é fiscais a criticar a torto e a direito tudo e todos... Costuma-se dizer, dor de cotovelo porque não recebeu por fazer o projecto. Não vou fazer alarido por faltar pormenor no projecto de estabilidade, quando eu sei como resolver. Não vou criticar um troço final de tubagem para um bidé a 75, quando sei que será 16, não vou criticar um remate não presente na fase de projecto, quando sei que não estando identificado, tem de o ter...
    És pago para fiscalizar... Não para criticar o projeto, não te pagaram para fazer a sua revisão....
  6.  # 26

Colocado por: riscosNão concordo. Nem todos os projetos tem erros

Nunca vi nenhum. Evita de vir dizer que os seus são um exemplo que eu não acredito.
  7.  # 27

Colocado por: riscosNão concordo. Nem todos os projetos tem erros,

É verdade, alguns tem só omissões ou incompatibilidades que por norma saem caro ao DO.
    Diz o povo e com razão:
    _ Ninguém é bom juiz em causa própria
  8.  # 28

Colocado por: PicaretaNunca vi nenhum. Evita de vir dizer que os seus são um exemplo que eu não acredito.

nem tem de acreditar...nem eu vim dizer isso!!o que eu disse, se bem percebe é que não vejo incompatibilidade nenhuma se o fiscal for o próprio projetista. O fiscal tem de saber ler o projeto, correto, se houver algum erro deverá contatar a equipa de projeto, MASSS, o fiscal principalmente tem de estar atento ao erros que ocorrem na execução a obra, que são 90% dos erros que ocorrem. Ou porque o empreiteiro não percebe os projetos, ou porque sempre fez assim por isso não faz como está no projeto, ou porque não gosta de multicamada e faz em ppr, ou porque não dobra as extremidades dos ferros das lajes na malha superior porque acha que não é preciso, ou porque nem sabe o que é uma ponte térmica, ou porque ou porque ou porque....
  9.  # 29

se for um bom profissional e sério, assumirá responsabilidades e encaminhará a obra pelo melhor caminho . nada é perfeito, haverá sempre erros que serão resolvidos e mitigados se o fiscal for profissional quer faça parte da empresa ou não da arquitectura.
    O problema estão nos inúmeros patos bravos e esses serão sempre patos bravos ...
    é a minha opinião, até posso estar a ser idealista, mas assim acredito .
  10.  # 30

Colocado por: enf.magalhaes
    O problema estão nos inúmeros patos bravos e esses serão sempre patos bravos ...
    é a minha opinião, até posso estar a ser idealista, mas assim acredito .

Esses são os projectos que nunca têm erros
  11.  # 31

Colocado por: zedasilvascalização da obra vai ser pelo engenheiro civil e não pelo arquitecto . Agora a questão é: a mesma empresa pode fornecer esses dois serviços legalmente?

Não! coordenador de segurança? Isso não deveria ser da responsabilidade do empreiteiro? Até parece-me um tanto quanto óbvio que seja o empreiteiro a garantir que os seus funcionários parceiros cumprem as normas de segurança. Caso contrário, para que estarei eu a contratar um empreiteiro?
  12.  # 32

Colocado por: chapaNão! coordenador de segurança? Isso não deveria ser da responsabilidade do empreiteiro?

Não! DL 273/2003 artigo nº 9 alínea 2
    O empreiteiro é responsável por implementar os serviços de HST
    O coordenador de segurança é uma espécie de fiscal da segurança
    Concordam com este comentário: Picareta
  13.  # 33

Colocado por: zedasilva
    Não! DL 273/2003 artigo nº 9 alínea 2
    O empreiteiro é responsável por implementar os serviços de HST
    O coordenador de segurança é uma espécie de fiscal da segurança
    Concordam com este comentário:Picareta

Fazendo uma analogia, estás a dizer que é semelhante ao que acontece atualmente nos restaurantes, onde todos os proprietários tem que adquirir um serviço a uma empresa para garantir determinadas normas de higiene e segurança, correcto? A mim parece-me fazer todo o sentido. A minha única questão é que ao contratar um empreiteiro deveria ser ele a ter um fiscal de segurança.
    Por exemplo, quando vou ao restaurante não levo uma pessoa comigo para fiscalizar se o restaurante tem e aplica um plano de higiene e segurança.
  14.  # 34

Colocado por: chapaA minha única questão é que ao contratar um empreiteiro deveria ser ele a ter um fiscal de segurança.

Sim e é obrigado a ter, por norma é alguém da empresa que lhe assegura os serviços de HST.
    O empreiteiro tb é obrigado a ter um alvará, contudo uma das responsabilidades do DO é verificar se isso é mesmo verdade.
  15.  # 35

Colocado por: chapaA minha única questão é que ao contratar um empreiteiro deveria ser ele a ter um fiscal de segurança.

Não pode ser um funcionário a fiscalizar o patrão!!! ...levantava muitos problemas era logo despedido.
  16.  # 36

Colocado por: Picaretaa muitos problemas era logo despedido

Não precisa de ser funcionário do empreiteiro. Pode ser uma entidade independente. Parece me é que é tudo muito pouco claro no que diz respeito ao que é preciso. É claro que vocês podem todos dizer que está tudo lá escrito, legislado, etc... Mas essa informação é dificil de perceber para quem não está no meio. Por exemplo, ser o DO a verificar se o empreiteiro tem um alvará... Possivelmente ele dirá que sim, mas onde confirmar? Pergunto a todos aqui do forum se algum de vocês confirma junto do dentista, médico, advogado, etc... se cada um deles tem a "credencial" exigida para poder trabalhar? A verdade é que a maior parte de nós não faz certamente.
  17.  # 37

Colocado por: chapaPossivelmente ele dirá que sim, mas onde confirmar?

IMPIC
    Mas o DO não tem que se preocupar com isso, isso é uma das responsabilidades do coordenador de segurança
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chapa

0.0191 seg. NEW