Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho, como muitas outras pessoas, o hábito de aos fins de semana e alguns finais de tarde de ir correr e treinar e muitas vezes para o Monsanto. È rara a vez que não tenho de me cruzar com pelos menos um cão de raça perigosa/grande porte a passear sem açaime - o que é crime por Lei- e muitas vezes até sem trela com a besta do o(a) dono ao lado. Muito raramente tenho visto tb. patrulhas quer da guarda florestal quer da polícia municipal de Lisboa e mais raramente ainda a monitorizar esta situação em concreto.

Ora sabendo que os cães são imprevisiveis e que cheiram o suor e até o medo (o corpo liberta certos produtos sob tensão que os animais conseguem cheirar) o que é que sugerem que se possa fazer como prevenção para desgraças futuras. Andar a correr com um bastão atiracolo tipo bengala que possa servir de arma de defesa em caso de ataque imprevisto destes animais?

Ideias por favor...
    •  
      imbs
    • 29 junho 2016

# 2

Começar a correr na direcção oposta...
    Concordam com este comentário: cadu87
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  2.  # 3

Eu antes de ter cães achava todos os cães perigosos...
  3.  # 4

Apresentar queixa.

Contra mim falo, tenho cão, grande, não potencialmente perigoso, mas intimidante. Quando vou para Monsanto deixo-o andar à solta e é exactamente por isso que vou para Monsanto, para ele andar à solta (e não me considero uma besta :D).
    No entanto tento ir para zonas isoladas e mesmo assim sempre que alguém passa por nós faço questão de o segurar, apesar de o risco de ele morder alguém ser tão pequeno como o de um corredor ou ciclista lhe dar uma paulada. Está suficientemente educado para não ligar puto a quem quer que passe ao lado dele, por muito medo e tensão que a pessoa apresente.
    Na maior parte das vezes esses cães que vê são isso mesmo, cães que vão passear e que não ligam às pessoas, no entanto há donos e donos, cães e cães e se não se sente confortável tem duas três opções, alterar a rota que compreendo que lhe cause transtorno ou chamar a atenção das autoridades, porque os cães não podem independentemente da raça andar à solta, em lado nenhum ou tentar confraternizar com os donos desses cães, pedir educadamente à pessoa para o prender, conversar com o dono e dizer que não se sente à vontade, normalmente são pessoas que vão com frequência para o mesmo sítio, se souberem que não se sente à vontade e forem educadas irão prender o cão quando o virem passar. O facto de falar com os donos vai-lhe também permitir conhecer melhor os cães e quem sabe vencer a barreira do desconforto.
    Eu no meu caso prendo sempre o meu, apenas por uma questão de respeito, é um doberman e sei que intimida, mas a maior parte dos donos sente-se confiante com os cães e muitas vezes nem se apercebe que as pessoas à volta não gostam deles ou têm medo.
    Espero ter ajudado

Abraço
    Concordam com este comentário: JPN761
  4.  # 5

Pois, e já que se está a correr passa-se se calhar do jogging ao sprinting, lol. O probema é se do outro lado aparece outro animal.

Anteontem no Parque do Calhau em Monsanto contei , isto pelas 19h00, em meia hora 7 cães destes, dois deles eram bulldogs pretos enormes da mesma dona.

Colocado por: imbsComeçar a correr na direcção oposta...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosj39
  5.  # 6

http://animalia-life.com/data_images/bulldog/bulldog6.jpg

bulldogs iguais a este? se eles conseguirem correr atrás de si eu desistia da corrida que não vai lá da perna...
  6.  # 7

cão de raça perigosa/grande porte a passear sem açaime - o que é crime por Lei-

Os cães de raça perigosa tem de andar com açaime.

Os outros não são obrigados por lei a andar açaimados.

Se encontrar um Pastor Alemão enorme na rua, por exemplo, o dono não tem obrigação nenhuma de o açaimar.

Fora isso, isto é tópico para dar granel, portanto já nem ponho mais as minhas pantufas.
    Concordam com este comentário: 07, maria rodrigues
  7.  # 8

Não tenho nada contra contra quem tenha e passeie estes caães, desde que cumpram a lei, e usem o açaime. Com trela e sobretudo com açaime nenhum deste animais me mete medo. Por muito educado que estes bichos estejam, são sempre imprevisiveis (e basta serem-no uma vez na hora errada), e não é por acaso que surjem por vezes notícias em que matam os próprios donos e familiares jovens e menos jovens. Um cão destes é uma arma, muito superior a uma arma branca.

Eu nem falo tanto por mim que sei artes marciais e num caso extremo de autodefesa creio que consigo (isto se não falhar e for á primeira, se falhar então estou lixado) matar com um só golpe um animal destes.

Falo é sobretudo pelos muitos desportistas jovens e idosos que tenho visto e que não têm defesa nenhuma.

Mas tem razão, é apresentar-se queixa , mas á anteriori , isto é, antes de ser mordido ou ser semi- despedaçado, claro.

Colocado por: LMGuerreiroApresentar queixa.

Contra mim falo, tenho cão, grande, não potencialmente perigoso, mas intimidante. Quando vou para Monsanto deixo-o andar à solta e é exactamente por isso que vou para Monsanto, para ele andar à solta (e não me considero uma besta :D).
    No entanto tento ir para zonas isoladas e mesmo assim sempre que alguém passa por nós faço questão de o segurar, apesar de o risco de ele morder alguém ser tão pequeno como o de um corredor ou ciclista lhe dar uma paulada. Está suficientemente educado para não ligar puto a quem quer que passe ao lado dele, por muito medo e tensão que a pessoa apresente.
    Na maior parte das vezes esses cães que vê são isso mesmo, cães que vão passear e que não ligam às pessoas, no entanto há donos e donos, cães e cães e se não se sente confortável temduastrês opções, alterar a rota que compreendo que lhe cause transtorno ou chamar a atenção das autoridades, porque os cães não podem independentemente da raça andar à solta, em lado nenhum ou tentar confraternizar com os donos desses cães, pedir educadamente à pessoa para o prender, conversar com o dono e dizer que não se sente à vontade, normalmente são pessoas que vão com frequência para o mesmo sítio, se souberem que não se sente à vontade e forem educadas irão prender o cão quando o virem passar. O facto de falar com os donos vai-lhe também permitir conhecer melhor os cães e quem sabe vencer a barreira do desconforto.
    Eu no meu caso prendo sempre o meu, apenas por uma questão de respeito, é um doberman e sei que intimida, mas a maior parte dos donos sente-se confiante com os cães e muitas vezes nem se apercebe que as pessoas à volta não gostam deles ou têm medo.
    Espero ter ajudado

Abraço
  8.  # 9

Colocado por: carlosj39Eu nem falo tanto por mim que sei artes marciais e num caso extremo de autodefesa creio que consigo (isto se não falhar e for á primeira, se falhar então estou lixado) matar com um só golpe um animal destes.

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL...já foste! Tantos anos de artes marciais e a auto-confiança ainda não apareceu para conseguir corer no parquet com cães? Enfim...comentários infelizes.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, ANdiesel
  9.  # 10

Tyrande,

todos os cães independentemente da raça ou tamanho têm que usar açaime quando estão soltos. Os de raças potencialemnte perigosas ou perigosas além do açaime não podem andar à solta.

Carlosj39 embora concorde consigo, todos os cães são imprevisíveis, os cães reagem a estímulos. O verdadeiro problema são os donos muitas vezes inconscientes que apesar de terem cães agressivos (independentemente da raça) os mantém à solta. Por isso lhe aconselhei a conhecer os donos e os cães.

Quanto a ataques de cães, existem e sempre existirão, como existem pessoas de bicicletas que atropelam peões, mas não é por isso que se vai proibir as bicicletas em Monsanto. Eu sei porque quando vou nos trilhos muitas vezes aparecem a abrir.

Creio que é uma questão de respeito mútuo, Monsanto é muito grande, experimente falar com os donos dos cães, que são pessoas acessíveis como o Carlos e que possivelmente até podem mudar os seus hábitos e irem para sítios mais afastados.

O que eu gosto de ir para Monsanto, é que quem se cruza connosco é educado e diz bom dia e p.e, se passarem ciclistas, quando prendo o cão, se vierem 20 ciclistas, os 20 dizem obrigado.
    Concordam com este comentário: carlosj39, 07, JPN761
  10.  # 11

Um jack russel terrier é um cão perigoso? é que eu tenho um já me mordeu a orelha, já me partiu um dente, já me destruiu sapatos e já me fez um buraco na parede!

Isso dos cães perigosos é relativo, os donos são muito mais perigosos. Alguns deviam ser acorrentados
  11.  # 12

E um colega meu que foi mordido por um bulldog francês?
    E eu que tenho uma bull terrier que nunca mordeu ninguém...

Edit: se você sabe artes marciais você é uma potencial arma... Espero bem que você use um camisa de forças a correr, não vá estar alguém sossegado da vida e você decide atacar...

(isto é só para você perceber a idiotice do seu topico)
    Concordam com este comentário: treker666, maria rodrigues
  12.  # 13

ou melhor...

delete isto...

disse que não punha aqui mais as minhas pantufas..nem sei o que estou cá a fazer.

Acho os ciganos perigosos...como acham que devo andar na rua quando passo por eles à solta e em grupos?
    Devo comprar um tazer ou uma Glock?
  13.  # 14

Colocado por: TyrandeIsso não é verdade.
    Link lá o pedaço da lei onde diz que têm de andar com açaime sff... (os "normais"...não os de raça perigosa)

Infelizmente é verdade Tyrande, pena que não seja adaptado da mesma forma às pessoas.

Decreto-Lei nº 314/2003, de 17 de Dezembro, art.º 7º

2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos
    de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e
    sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à
    trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais
    utilizados na caça, durante os actos venatórios.
  14.  # 15

Colocado por: TyrandeAcho os ciganos perigosos...como acham que devo andar na rua quando passo por eles à solta e em grupos?
    Devo comprar um tazer ou uma Glock?

Um sapo bem gordo e verde. Dizem que afastam os ciganos, daí algumas lojas ainda terem uns de cerâmica nos balcões em alguns estabelecimentos em Setubal lolol
  15.  # 16

Colocado por: treker666

Infelizmente é verdade Tyrande, pena que não seja adaptado da mesma forma às pessoas.

Decreto-Lei nº 314/2003, de 17 de Dezembro, art.º 7º

2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos
    de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e
    sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à
    trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais
    utilizados na caça, durante os actos venatórios.

Prontos!

Tá a treinar!
    A obediência ^^

Bobby, não morde!
    **bobby morde**

MAL BOBBY! MAAAAALLLL!
    Concordam com este comentário: treker666
  16.  # 17

Colocado por: TyrandeProntos!

Tá a treinar!
    A obediência ^^

Foi imediatamente o que me lembrei de alegar caso estivesse com um cão meu em tal situação. Seja corrida, obediência, qualquer coisa do género. Para todos os efeitos estaria longe de área urbanizada para evitar incidents e o atleta lá se enfiou debaixo do cão. Azar!
  17.  # 18

Colocado por: treker666

Foi imediatamente o que me lembrei de alegar caso estivesse com um cão meu em tal situação. Seja corrida, obediência, qualquer coisa do género. Para todos os efeitos estaria longe de área urbanizada para evitar incidents e o atleta lá se enfiou debaixo do cão. Azar!

A brincar a brincar eu muitas vezes faço isso com a minha...

Por exemplo, mandar a bola para longe e quando ela vai a metade da corrida, mandar "não" e fazê-la voltar para trás.
    Eu acho um coisa bastante útil de ser ensinar, pois pode acontecer (por exemplo) de ela ir atrás da bola que foi para o meio da estrada por acidente e morrer atropelada.

Outra coisa importante é treinar o cão num ambiente onde haja distracções. Pois o cão pode muito bem obedecer em casa, onde é um ambiente que lhe é familiar, e depois não obedece em ambientes abertos, porque não consegue se focar em nós com tantas distrações.
    Concordam com este comentário: treker666
  18.  # 19

Colocado por: carlosj39Eu nem falo tanto por mim que sei artes marciais e num caso extremo de autodefesa creio que consigo (isto se não falhar e for á primeira, se falhar então estou lixado) matar com um só golpe um animal destes.

Artes marciais contra um cão? LOL
    Se o cão for daqueles que a gente sabe e tiver intenção de atacar mesmo... as melhores artes marciais são subir a um poste senão "já fostes".
    Concordam com este comentário: treker666, carlosj39, coisascasa
    •  
      GMCQ
    • 30 junho 2016

# 20

Ou então ser estilo a sra do resident evil, pontapé para cima dos dobbies!!

Só um reparo, cães perigosos é diferente de cães grandes.

É assim os donos é que se deviam responsabilizar pelos seus cães. E cães perigosos são obrigados a usar açaime, quer no parque ou fora dele. Se não usam lá está, o dono é que é responsável.

Cumprimentos

0.0191 seg. NEW