Iniciar sessão ou registar-se
    • njop
    • 30 junho 2016 editado

     # 1

    Boa tarde!

    Alguém sabe para que serve/qual a função da construção junto da chaminé?

    Toda a gente me diz que não tem qualquer utilidade e que deveria ser demolido dado o avançado estado de degradação, mas antes de o fazer, gostava de saber qual a razão desta construção.

    Terá sido apenas estética ou teria alguma função? A casa é de 1940.

    Obrigado pela ajuda!
      Chaminé Vista 1.jpg
    • njop
    • 30 junho 2016

     # 2

    Vista do outro lado da chaminé
      Chaminé Vista 2.jpg
  1.  # 3

    a estrutura é oca e esta ligada ao interior da chaminé?

    se sim, talvez algum sistema para fazer a chaminé fumar melhor.

    se não, talvez apenas para reforçar fisicamente a estrutura.

    mas sou apenas eu a tentar adivinhar-
  2.  # 4

    Fácil, é para ajudar o pai natal na dificil tarefa de descer a chaminé...
  3.  # 5

    Colocado por: njopToda a gente me diz que não tem qualquer utilidade e que deveria ser demolido dado o avançado estado de degradação

    concordo em absoluto,.
    Se teve alguma função, não sei.. Mas nunca tal vi.... talvez alguma coisa que já lá esteve...
    Bota abaixo ;)
    • njop
    • 1 julho 2016 editado

     # 6

    Não consigo perceber se é oca ou não, mas noto que existe um pequeno tubo de cerca de uma polegada na base. Não sei se seria para passar água ou ar.

    Quanto a reforçar a estrutura, no outro lado existe a chaminé da sala que é semelhante mas sem esta construção pelo que deduzo que a questão do reforço estrutural não se aplique.

    Obrigado pelas dicas!
  4.  # 7

    Estimamos que este bloco pese pelo menos 1 tonelada pelo que era bom demolir e retirar este peso da cobertura.

    A minha questão é saber o que levou alguém a colocar 1 tonelada na cobertura para fazer algo sem qualquer utilidade? Terá sido apenas questões estéticas?

    Já sei que no dia a seguir a demolir vai aparecer alguém a dizer que era uma coisa importantíssima e que nunca deveria ter sido demolido :o)!
  5.  # 8

    Colocado por: njopão consigo perceber se é oca ou não, mas noto que existe um pequeno tubo de cerca de uma polegada na base. Não sei se seria para passar água ou ar.


    Nao sera isso para suporte de uma cisterna de agua?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Rafael Fortes, SG_arquitecto
  6.  # 9

    Colocado por: treker666

    Nao sera isso para suporte de uma cisterna de agua?


    Exactamente o que eu estava a pensar.
    Concordam com este comentário: Dj_C
  7.  # 10

    provavelmente tinha um tanque de água ai em cima!

    Fale com vizinhos mais velhos que devem se lembrar para que isso servia!
  8.  # 11

    provavelmente tinha um tanque de água ai em cima!

    Às tantas o painel solar da época, a ser, mais sofisticado que os atuais, aquecia a água no inverno com o calor da lareira. LOL
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 12

    Isso servia de suporte quase de certeza a um pequeno tanque de água.
  10.  # 13

    Colocado por: cinderela
    Às tantas o painel solar da época, a ser, mais sofisticado que os atuais, aquecia a água no inverno com o calor da lareira. LOL

    Quando era pequeno morei numa casa que tinha um tanque desses. A água faltava com muita frequência pelo que era necessária a existência do tanque.

    No verão quando era para tomar banho o meu pai fechava o abastecimento externo e a água vinha do tanque. Nunca era necessário ligar o esquentador.
 
0.0142 seg. NEW