Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Esta é a descrição climática da zona (dentro da Grande Lisboa) onde pretendo construir (gráfico em baixo):

"Com uma temperatura média de 21.2 °C, Agosto é o mês mais quente do ano. A temperatura média em Janeiro, é de 10.6 °C. É a temperatura média mais baixa de todo o ano. 10.6 °C é a variação das temperaturas médias durante o ano."

Com estes dados, com o que conheço da zona, e com a experiência adquirida a viver há uns valentes anos numa zona bem mais quente da Grande Lisboa não me sinto nada inclinado em investir em arrefecimento. Mesmo em aquecimento acho que seria dispensável, pois a casa irá ter bastante aproveitamento do sol, mas como faço questão em ter um recuperador a lenha, eu diria que já fico preparado.

Concordam ou o facto de ter até aqui vivido em apartamentos deu-me uma perceção errada?

Concordando, aconselham ainda assim a meter circulação de ar quente do recuperador para os quartos? A casa terá cerca de 180 m2, será térrea e terá de ficar sob o comprido, 4 quartos mais ou menos em linha a partir da zona social, sendo que o quarto mais distante deverá ficar a uns 12-15 m do recuperador.
      temperature-graph.png
  2.  # 2

Antes de mais tem que perceber bem o que é uma média. Depois tem que analisar os extremos e o número de dias de duração dos mesmos, só depois poderá dizer com certeza se vai precisar da climatização,
    • eu
    • 1 julho 2016

# 3

Sinceramente, esse gráfico e os valores médios não servem para nada. O que realmente interessa é a quantidade de dias seguidos com temperaturas muito baixas ou muito altas.

É nessas alturas que precisamos realmente de aquecimento e arrefecimento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, alexp, JoaoPina
  3.  # 4

mhpinto já foi visto noutros tópicos que temos ideias idênticas, projectos da mesma dimensão e piso térreo.
    A minha será ainda grande Lisboa mas mais para o norte, o que faz com que seja uma zona mais seca e menos temperada. Assim sendo atrevo-me a dizer ligeiramente mais fria (inverno) e mais quente (verão).

https://forumdacasa.com/discussion/44025/3/moradia-no-ribatejo/#Item_19

Já vivo numa moradia mas com péssimo isolamento, e deixe-lhe que lhe diga que, apesar da temperatura média seja porreira, quando faz frio não há média que lhe valha! Apanho muitas noites com mínimas negativas e assim sendo não há isolamento que aguente.
    Quanto ao verão não sei bem como será o comportamento de uma casa bem isolada. Será que a ventilação nocturna será suficiente?

Assim sendo o que eu vou fazer (também para não me esticar no preço) será recuperador ventilado para os quartos principais e pré-instalação de AC.
    No inverno com lenha aquece-se bem uma casa bem isolada, no verão talvez seja necessário um AC pontualmente para baixar a temperatura interior quando o pessoal chega a casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
    • eu
    • 1 julho 2016

# 5

Colocado por: tozepalmaQuanto ao verão não sei bem como será o comportamento de uma casa bem isolada. Será que a ventilação nocturna será suficiente?

Eu posso falar-lhe do meu caso: tenho uma vivenda bem isolada e se a temperatura noturna for baixa (abaixo de 22 graus), basta a ventilação noturna para manter uma temperatura interior agradável no dia seguinte.
  4.  # 6

Colocado por: eutenho uma vivenda bem isolada e se a temperatura noturna for baixa (abaixo de 22 graus)

E tem mesmo um sistema de VMC ou com apenas com ventilação normal (cozinhas e wcs) e abertura de janelas?

A mínima histórica em Agosto anda nos 20ºC. Se assim for pode ser suficiente.
    Para mim no verão se tiverem 25ºC em casa é óptimo!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 7

Tenho perfeita noção daquilo que é uma média e sei que pode ser enganadora.
    Por exemplo se no sítio em questão a temperatura em janeiro estivesse a primeira quinzena em -10 ºC e a outra quinzena em 30 ºC, lá teríamos os 10ºC da média, mas eu não teria sequer chegado a sentir o calorzinho invernal, pois teria morrido congelado logo na primeira quinzena :)

Mas, como tive o cuidado de dizer, conheço a zona e atualmente moro a uns 30 km dela, pelo que sei que estas temperaturas refletem bastante bem a realidade normal. Haverá invernos com várias semanas sem sol e com temperaturas abaixo da média ou o contrário no verão? Pode acontecer, mas em mais de 20 anos nesta zona não tenho memória disso. Não me lembro de isso acontecer mais que 3 ou 4 dias seguidos, e mesmo isso é muito raro. E as poucas vezes que aconteceu, na minha atual casa, sem qualquer fonte de calor e mal isolada, foi perfeitamente gerível com uns casacos e malha e mais uma manta na cama. Nada comparável com aquilo com que cresci no interior norte: acordar debaixo de 5 cobertores e ver o bafo a condensar à frente dos meus olhos e agora salta lá da cama que são horas! :)

Claro está que prefiro manter o máximo de conforto na casa nova, e daí pretender ter uma fonte de calor. Mas quero que o investimento que venha a fazer seja o mais racional e justificado possível. A única "irracionalidade" que me permito é no fazer questão em queimar lenha, mas tem a sua justificação no facto de para mim o ritual de acender o lume e o poder ficar a olhar para as chamas ter para mim um efeito terapêutico.

Agora claro está que as minhas perceções podem estar todas erradas. Por exemplo, se calhar na minha atual casa, apesar de mal isolada, o facto de ser um apartamento é o que me tem safado de suportar mais frio no inverno ou mais calor no verão.
    Também se calhar o tempo que um recuperador demora a aquecer uma casa de 180 m2, sendo que antes das 19h raramente estou em casa, irá fazer com que só consiga atingir temperaturas verdadeiramente confortáveis quando já forem horas de ir para a cama.
    Se calhar também tenho uma perceção errada do grau de autosuficiência que se pode obter com o aproveitamento solar, principalmente sendo que a "frente" da casa para sul será limitada a uns 10-11 m.

Daí o meu pedido de ajuda, gostaria de ter o feedback de quem percebe do assunto e/ou que more em zonas com temperaturas parecidas.

Deixo quadro com mais dados.
      climate-table.png
  6.  # 8

Colocado por: tozepalmaA minha será ainda grande Lisboa mas mais para o norte, o que faz com que seja uma zona mais seca e menos temperada. Assim sendo atrevo-me a dizer ligeiramente mais fria (inverno) e mais quente (verão).

A zona onde vou construir, relativamente a Lisboa-cidade, é tendencialmente uns par de graus mais fria tanto no inverno como no verão e mais ventosa.

Colocado por: tozepalmaApanho muitas noites com mínimas negativas

Disso por cá é coisa que acho nunca se viu :)

Colocado por: tozepalmae pré-instalação de AC.

Esta é presentemente uma das minhas maiores dúvidas, pois até recentemente tinha posto isto completamente de parte pois tinha a ideia que os consumos do AC o tornavam uma má opção, apenas justificada em zonas com verões muito quentes. Mas do que li recentemente num tópico parece que estava enganado.
    Uma pré-instalação destas para uma casa de 180 m2 é coisa mais ou menos para quanto?
  7.  # 9

Colocado por: mhpintoDisso por cá é coisa que acho nunca se viu :)

A minha experiência é que num prédio ou numa rua de casa seguidas a percepção de temperatura é diferente. São zonas mais abrigadas e tem outras fontes de calor.

Se pensar numa casa mais isolada, exposta ou não, se calhar o comportamento térmico é diferente.

Vamos ver uma coisa, numa vivenda mal isolada a temperatura lá dentro é perto da exterior.

Numa casa bem isolada se calhar essa temperatura seria mais elevada.
    Para mim uma temperatura de conforto no inverno será perto dos 18ºC.
    Para chegar a essas temperaturas precisa de uma fonte de calor, seja ela qual foi.

Pré-instalação não deve ser cara, mas não faço a mínima ideia.
    Penso que seja apenas um circuito eléctrico dedicado e tubagens para os sítios das máquinas.
  8.  # 10

Colocado por: mhpintoUma pré-instalação destas para uma casa de 180 m2 é coisa mais ou menos para quanto?

Ninguém?

Ninguém então acha que para aquecimento com estas temperaturas irei precisar de mais do que do recuperador? E a circulação de ar aquente para os quartos, acham essencial ou nem por isso?
  9.  # 11

Colocado por: mhpinto
    Ninguém?

Ninguém então acha que para aquecimento com estas temperaturas irei precisar de mais do que do recuperador? E a circulação de ar aquente para os quartos, acham essencial ou nem por isso?

De AC? uns 1000 a 1500 aerios
  10.  # 12

Colocado por: JoaoPinaDe AC? uns 1000 a 1500 aerios

Isso é o preço só da pré-instalação?!
  11.  # 13

Colocado por: mhpintoIsso é o preço só da pré-instalação?!

Tudo doido. Não estou dentro da realidade, mas tubagens e sistema eléctrico, em obra, não pode ter esse custo...
  12.  # 14

Tendo como referência o que me pediram foi metade disso.. entre 500 e 750€
    moradia térrea 160m2 com 5 pontos.. 2 na sala, 1 em cada quarto (3)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozepalma, mhpinto
  13.  # 15

Colocado por: rjmpiresentre 500 e 750€

Bem mais razoável.

E tem ideia de quanto lhe custará instalar mesmo o AC? Por acaso fez esse estudo?
  14.  # 16

Colocado por: mhpinto
    Bem mais razoável.

E tem ideia de quanto lhe custará instalar mesmo o AC? Por acaso fez esse estudo?

Quando dizes instalar estás a falar na mão de obra apenas ou com as máquinas?
  15.  # 17

Colocado por: rjmpiresQuando dizes instalar estás a falar na mão de obra apenas ou com as máquinas?

Tudo. Mas já agora, se estiverem disponíveis, agradecia valores em separado :)
  16.  # 18

As máquinas em questão são da Mitsubishi (números redondos)

Exterior - MXZ Multi Split 5x1 (3000€)
    Interior - 3 x SEZ de 12000btu/3.5kW + 2 x MSZ 9000btu/2.5kW (3x600 + 2x500)

já com instalação

edit: tinha-me enganado ali nuns números!
  17.  # 19

Colocado por: rjmpiresTendo como referência o que me pediram foi metade disso.. entre 500 e 750€
    moradia térrea 160m2 com 5 pontos.. 2 na sala, 1 em cada quarto (3)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tozepalma,mhpinto

Pois mas são só 5 pontos.
  18.  # 20

Colocado por: rjmpiresExterior - MXZ Multi Split 5x1 (3000€)
    Interior - 3 x SEZ de 12000btu/3.5kW + 2 x MSZ 9000btu/2.5kW (3x600 + 2x500)

já com instalação

Muito agradecido.

5800€ no total portanto. A somar à pré-instalação fica perto dos 6500€. A somar a isso o consumo (para alimentar esses kW todos não deve ser nada pouco, contrariamente ao que li recentemente) e manutenção (que creio terá o seu peso vendo às vezes que vejo os técnicos de AC rondarem aqui o escritório), não me parece de todo um investimento que se justifique numa zona com estas características climatéricas. E sendo assim não creio que se justifique sequer a pré-instalação.

0.0229 seg. NEW