Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: JoaoPinaPois mas são só 5 pontos.

Seria o suficiente no meu caso.
  2.  # 2

Colocado por: mhpintoE sendo assim não creio que se justifique sequer a pré-instalação.

Acho que você andou a procura de justificação para não fazer sequer a pré-instalação.

São opções. E para o frio? Recuperador de calor?

Atenção que o que não fizer agora limita-o no futuro. Se não tiver fonte de calor vai andar com aquecedores eléctricos?
    Se não tiver fonte de frio vai andar com ventoinhas? Ou instala AC pontualmente depois? Com calhas ou volta a partir a casa?...

Tente ver casas com bom isolamento na sua zona. Veja o que os donos dizem sobre elas, como aquecem e arrefecem...
  3.  # 3

Colocado por: mhpintoE sendo assim não creio que se justifique sequer a pré-instalação.

Isso então acho que vale sempre a pena!
  4.  # 4

A única coisa que não entendi em relação aos consumos foi se todos os equipamentos interiores iriam consumir esses kW, ou se a unidade exterior iria "produzir" isso e as interiores apenas expelir quente ou frio...

Por exemplo:
    Unidade exterior - consumo de 3kW mas tem capacidade de 12kW
    Unidades interiores - consumo de 4kW

Isto quer dizer que a unidade exterior consome 3kW para produzir 12kW e as unidades interiores consomem 4kW dos 12kW produzidos pela exterior?

Se alguém puder explicar eu agradecia! :)
  5.  # 5

Colocado por: tozepalmaAcho que você andou a procura de justificação para não fazer sequer a pré-instalação.

Pois andei. AC era algo que já tinha posto de parte pelos consumos, mas como disse li algures que afinal poderiam não ser tão altos assim e daí ter voltado a ponderar a questão. Com a ordem de valores que foi aqui referida acho mesmo que não é investimento que me interesse, por isso...

Colocado por: tozepalmaSe não tiver fonte de frio vai andar com ventoinhas? Ou instala AC pontualmente depois? Com calhas ou volta a partir a casa?...

Na gama de temperaturas desta zona duvido muito que venha a ter grandes problemas a esse nível. O arejamento da casa deverá ser suficiente.
    A questão das calhas é algo em que tenho matutado, e tenho andado para aqui a pensar se não haverá forma de ter calhas dentro das paredes que me permitam meter lá o que entender, sejam cabos elétricos ou de rede, sejam tubos para AC ou aquecimento central, etc, partindo a casa o mínimo possível.

Colocado por: tozepalmaSão opções. E para o frio? Recuperador de calor?

Sim, já o disse atrás.
    Mantenho é a pergunta de saber se acham que se justifica, olhando às temperaturas, investir em circulação de ar para os quartos. Nem sequer sei se é viável, sendo que do recuperador ao quarto mais distante serão para aí uns 15 m.

Outra coisa para a qual não obtive resposta é se o tempo que um recuperador demora a aquecer uma casa, mais uma vez olhando a estas temperaturas, é razão suficiente para pensar num sistema de aquecimento de apoio.
  6.  # 6

Colocado por: mhpintoNem sequer sei se é viável, sendo que do recuperador ao quarto mais distante serão para aí uns 15 m.

Em relação a isso, o que me foi dito é que para distâncias maiores que 8-10 não valia a pena.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  7.  # 7

Colocado por: rjmpiresEm relação a isso, o que me foi dito é que para distâncias maiores que 8-10 não valia a pena.

Já desconfiava.
    Mais alguém confirma tem esta indicação?
    • RCF
    • 7 julho 2016

# 8

Colocado por: mhpinto
    Já desconfiava.
    Mais alguém confirma tem esta indicação?

Não posso propriamente confirmar, porque não tenha essa experiência. Mas, sendo um assunto que me interessa e sobre o qual já fiz algumas pesquisas, concluo que:
    1.º será vantajoso que o recuperador esteja em posição central na casa, em local que permita uma boa propagação do calor;
    2.º existindo mais do que um piso, que esteja no piso inferior (o ar quente sobe);
    3.º com facilidade e com pouco custo, mete-se uma (ou duas) saída de ar quente para o piso superior;
    4.º saídas de ar para o mesmo piso, só valerá a pena se for para o compartimento contíguo;
    5.º um recuperador minimamente razoável, com ventilação (motor próprio inserido), é uma boa solução, desde que se goste do lume e a lenha (preço e trabalho de a colocar no recuperador) não seja obstáculo.

Recomendo visita a uma ou mais lojas da especialidade, com material em exposição.
  8.  # 9

Colocado por: rjmpiresEm relação a isso, o que me foi dito é que para distâncias maiores que 8-10 não valia a pena.

Os ventilados ou os normais?
    A menos de 8m o próprio recuperador aquece, basta deixar as portas abertas...
  9.  # 10

Colocado por: mhpinto
    Ninguém?

Ninguém então acha que para aquecimento com estas temperaturas irei precisar de mais do que do recuperador? E a circulação de ar aquente para os quartos, acham essencial ou nem por isso?

Mhpinto,

Eu fiz assim:
    Analisei as várias opções em ar condicionado porque eliminei qualquer outra hipótese de aquecimento e arrefecimento. Cheguei à conclusão que seria uma máquina exterior multisplit inverter. Depois vou ter 5 máquinas interiores inverter, daquelas escondidas nos tectos falsos.
    Pedi orçamentos a várias empresas de AC na zona, mas só uma me deu garantias de qualidade/preço.
    Como a massa não abunda, acabei por fazer uma pré-instalação que minimizasse os estragos futuros quando colocar as máquinas.
    No piso superior foi fácil, as 3 máquinas ficam colocadas de forma a que possa aceder facilmente sem destruir nada. Duas nos guarda-fatos e outra no tecto do closet ( em madeira removível). As duas do rc fiam por debaixo das escadas escondidas, uma virada para a sala e outra para a cozinha. Aqui vou ter de mexer no pladur quando as colocar.
    Todo o sistema vai funcionar numa espécie de condutas. Isto custou-me 3000€.
    Numa casa construída de raiz não ter feito isto desta forma e ter depois as máquinas à vista, não ficava muito bem. Foi a solução possível para que no futuro as coisas fiquem como deve ser.
    Assim tenho este inverno para ver como se comporta a casa em termos térmicos e ver as verdadeiras necessidades de aquecimento e arrefecimento. Até lá posso ligar um ou outro aquecedor. O meu arquitecto sempre disse que a casa tem um excelente isolamento, e que as necessidades não serão muito grandes. Ele diz que a casa no pico do Inverno poderá andar interiormente entre os 16 ou 18 graus.
    Nos wcs terá PRE.
  10.  # 11

Não me digam que esta gente anda toda a dormir...

http://www.sitiodaslareiras.com/montagens-recuperadores.htm

Com alimentação de ar exterior, condutas bem dimensionadas, casa bem isolada e recuperador ventilado não se consegue aquecer facilmente uma casa de áreas razoáveis (até 200m2)?

Os recuperadores só falam em volumes aquecidos e andará nos 200 - 300m3.
    • RCF
    • 7 julho 2016

# 12

Colocado por: tozepalmaNão me digam que esta gente anda toda a dormir...

http://www.sitiodaslareiras.com/montagens-recuperadores.htm

Com alimentação de ar exterior, condutas bem dimensionadas, casa bem isolada e recuperador ventilado não se consegue aquecer facilmente uma casa de áreas razoáveis (até 200m2)?

Os recuperadores só falam em volumes aquecidos e andará nos 200-300m3.

Com relativa facilidade aquece um salão com 200-300 m3. Uma casa com 200 m2 distribuídos por 5-6 assoalhadas é diferente.
    Mas, também aquece. Desde logo se o recuperador estiver bem localizado, for ventilado e puder enviar ar quente, por conduta para locais próximos, mas para onde o ar, de forma natural teria dificuldade em propagar-se.
  11.  # 13

O projecto da minha casa contempla Sala-Quarto-Quarto-Quarto. Tudo ao lado umas coisas das outras, piso terreo.
    No outro lado do corredor serão wcs, cozinha, escritório, etc.
    Úteis quero aquecer menos que 100m2 e a distancia do recuperador à entrada do quarto mais longe serão uns 13m.

Ainda não falei com vendedores, pois ainda nem tenho o projecto aprovado, mas com ventilação em tubagens próprias acredito que seja mais que suficiente...
  12.  # 14

Colocado por: tozepalma

Os ventilados ou os normais?
    A menos de 8m o próprio recuperador aquece, basta deixar as portas abertas...

Os ventilados, já que os outros não costumam ter as saídas para condutas,
  13.  # 15

Obrigado a todos. Estou a ver que a doutrina diverge ;)
    Parece que terei de falar com vendedores, a ver o que me dizem.
    Eu bem que queria meter o recuperador numa posição central, mas para melhor harmonizar o espaço a coisa foi sendo empurrada cada vez mais para uma das pontas.

Colocado por: emadTodo o sistema vai funcionar numa espécie de condutas. Isto custou-me 3000€.
    Numa casa construída de raiz não ter feito isto desta forma e ter depois as máquinas à vista, não ficava muito bem. Foi a solução possível para que no futuro as coisas fiquem como deve ser.
    Assim tenho este inverno para ver como se comporta a casa em termos térmicos e ver as verdadeiras necessidades de aquecimento e arrefecimento. Até lá posso ligar um ou outro aquecedor. O meu arquitecto sempre disse que a casa tem um excelente isolamento, e que as necessidades não serão muito grandes.

Ou seja, se o seu arquiteto tiver razão, são 3 milenas que ficaram enfiadas nas paredes provavelmente para nada, pois mesmo numa possível venda o mais provável é quem vier a seguir ser da mesma opinião. E convenhamos, 3 milenas não é propriamente pouco.
  14.  # 16

Qual o custo estimado de colocar tubo de ar quente do recuperador para quartos que estão no piso superior.

Esse tubo é caro?
  15.  # 17

Colocado por: mhpintoSim, já o disse atrás.
    Mantenho é a pergunta de saber se acham que se justifica, olhando às temperaturas, investir em circulação de ar para os quartos. Nem sequer sei se é viável, sendo que do recuperador ao quarto mais distante serão para aí uns 15 m.

Outra coisa para a qual não obtive resposta é se o tempo que um recuperador demora a aquecer uma casa, mais uma vez olhando a estas temperaturas, é razão suficiente para pensar num sistema de aquecimento de apoio.

Já equacionou um recuperador a àgua? aquece a casa e as aqs...
  16.  # 18

Colocado por: SmaugJá equacionou um recuperador a àgua? aquece a casa e as aqs...

Já, foi aliás a primeira opção que ponderei.

Mas pensando melhor e lendo umas coisas aqui cheguei à conclusão que não será a opção mais prática para mim, pois suspeito que não acenderei o recuperador as vezes necessárias para poder garantir aqs em permanência. Teria sempre de ter uma outra alternativa mas isso vai contra a minha lógica de evitar investimentos redundantes.

Assim sendo, neste momento estou mais inclinado para painéis solares com resistência elétrica de apoio para as aqs e recuperador para aquecimento da casa.
    Mas aceito e agradeço que me convençam que estou enganado, assim usem argumentos bem fundamentados :)
  17.  # 19

aproveita na mesma o recuperador para as AQS, sempre que o ligar tambem aquece as aguas quentes, nao perde nada
    Concordam com este comentário: Skinkx
  18.  # 20

Colocado por: mhpintoMas pensando melhor e lendo umas coisas aqui cheguei à conclusão que não será a opção mais prática para mim, pois suspeito que não acenderei o recuperador as vezes necessárias para poder garantir aqs em permanência. Teria sempre de ter uma outra alternativa mas isso vai contra a minha lógica de evitar investimentos redundantes.

Compreendo e concordo. Apesar de que o painel solar nunca é auto-suficiente (pelo menos na minha zona) e precisa sempre de apoio. No meu caso apenas tenho o recuperador como apoio.
    Se a sua casa for numa zona temperada compreendo a opção de um recuperador a ar para aquecer a casa de vez em quando.
    Agora se for de uma zona fria esqueça a ideia de que a casa se mantém a 18 graus no inverno por causa do bom isolamento. Pode demorar um pouco mais a ficar fria, mas quando arrefece mantém-se fria. Se a temperatura à noite se aproximar de 0 graus... não há isolamento que faça milagres.
    Pela minha experiência o (aqs para 3 pessoas e +- 60 elementos de radiador) é suficiente acender dia sim dia não para manter a casa nos 19/20 graus. Mas normalmente acendo todos os dias porque gosto...

0.0243 seg. NEW