Colocado por: JoaoPinaPois mas são só 5 pontos.
Colocado por: mhpintoE sendo assim não creio que se justifique sequer a pré-instalação.
Colocado por: mhpintoE sendo assim não creio que se justifique sequer a pré-instalação.
Colocado por: tozepalmaAcho que você andou a procura de justificação para não fazer sequer a pré-instalação.
Colocado por: tozepalmaSe não tiver fonte de frio vai andar com ventoinhas? Ou instala AC pontualmente depois? Com calhas ou volta a partir a casa?...
Colocado por: tozepalmaSão opções. E para o frio? Recuperador de calor?
Colocado por: mhpintoNem sequer sei se é viável, sendo que do recuperador ao quarto mais distante serão para aí uns 15 m.
Colocado por: rjmpiresEm relação a isso, o que me foi dito é que para distâncias maiores que 8-10 não valia a pena.
Colocado por: mhpinto
Já desconfiava.
Mais alguém confirma tem esta indicação?
Colocado por: rjmpiresEm relação a isso, o que me foi dito é que para distâncias maiores que 8-10 não valia a pena.
Colocado por: mhpinto
Ninguém?
Ninguém então acha que para aquecimento com estas temperaturas irei precisar de mais do que do recuperador? E a circulação de ar aquente para os quartos, acham essencial ou nem por isso?
Colocado por: tozepalmaNão me digam que esta gente anda toda a dormir...
http://www.sitiodaslareiras.com/montagens-recuperadores.htm
Com alimentação de ar exterior, condutas bem dimensionadas, casa bem isolada e recuperador ventilado não se consegue aquecer facilmente uma casa de áreas razoáveis (até 200m2)?
Os recuperadores só falam em volumes aquecidos e andará nos 200-300m3.
Colocado por: tozepalma
Os ventilados ou os normais?
A menos de 8m o próprio recuperador aquece, basta deixar as portas abertas...
Colocado por: emadTodo o sistema vai funcionar numa espécie de condutas. Isto custou-me 3000€.
Numa casa construída de raiz não ter feito isto desta forma e ter depois as máquinas à vista, não ficava muito bem. Foi a solução possível para que no futuro as coisas fiquem como deve ser.
Assim tenho este inverno para ver como se comporta a casa em termos térmicos e ver as verdadeiras necessidades de aquecimento e arrefecimento. Até lá posso ligar um ou outro aquecedor. O meu arquitecto sempre disse que a casa tem um excelente isolamento, e que as necessidades não serão muito grandes.
Colocado por: mhpintoSim, já o disse atrás.
Mantenho é a pergunta de saber se acham que se justifica, olhando às temperaturas, investir em circulação de ar para os quartos. Nem sequer sei se é viável, sendo que do recuperador ao quarto mais distante serão para aí uns 15 m.
Outra coisa para a qual não obtive resposta é se o tempo que um recuperador demora a aquecer uma casa, mais uma vez olhando a estas temperaturas, é razão suficiente para pensar num sistema de aquecimento de apoio.
Colocado por: SmaugJá equacionou um recuperador a àgua? aquece a casa e as aqs...
Colocado por: mhpintoMas pensando melhor e lendo umas coisas aqui cheguei à conclusão que não será a opção mais prática para mim, pois suspeito que não acenderei o recuperador as vezes necessárias para poder garantir aqs em permanência. Teria sempre de ter uma outra alternativa mas isso vai contra a minha lógica de evitar investimentos redundantes.