Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Sergio Rodriguesnao perde nada

    Qual a diferença em termos de investimento inicial (que creio deverá ser essencialmente o preço da caldeira e uns metros de canalização) entre um recuperador a ar e um a água?

    Colocado por: SmaugSe a sua casa for numa zona temperada compreendo a opção de um recuperador a ar para aquecer a casa de vez em quando.
    Agora se for de uma zona fria

    Viu o início do tópico? ;)

    Para quem mora na zona de Lisboa e arredores (ou more num sítio com temperaturas na gama das que mostrei no ínico do tópico) e tenha painéis para aqs, fica a pergunta: têm de recorrer muitas vezes a algum tipo de apoio para ter água quente?
  2.  # 2

    Colocado por: mhpintoPara quem mora na zona de Lisboa e arredores (ou more num sítio com temperaturas na gama das que mostrei no ínico do tópico) e tenha painéis para aqs, fica a pergunta: têm de recorrer muitas vezes a algum tipo de apoio para ter água quente?


    Painéis termosifão dúvido que funcione os 12M/ano!
    Que me digam que 9 meses funciona bem, e os outros 3 depende do estado do tempo.
    ASsim sendo acho que é sempre necessário apoio, nem que seja por resistência no depósito do termosifão...
  3.  # 3

    Colocado por: tozepalmaPainéis termosifão dúvido que funcione os 12M/ano!

    Vi num tópico alguém afirmar que sim que funcionava, que para tal bastaria alterar o ângulo normal dos painéis para maximizar a exposição solar no inverno. Só não me lembro em que zona do país é que era isso.
  4.  # 4

    Colocado por: mhpintoVi num tópico alguém afirmar que sim que funcionava, que para tal bastaria alterar o ângulo normal dos painéis para maximizar a exposição solar no inverno. Só não me lembro em que zona do país é que era isso.


    Duvido. E com as perdas inerentes ao sistema, ter água quente a qualquer hora?...
    • eu
    • 21 julho 2016

     # 5

    Colocado por: mhpintoVi num tópico alguém afirmar que sim que funcionava, que para tal bastaria alterar o ângulo normal dos painéis para maximizar a exposição solar no inverno. Só não me lembro em que zona do país é que era isso.

    Sim, é boa ideia otimizar o ângulo para o Inverno, mas mesmo assim, há muitos dias sem radiação suficiente para aquecer a água.
  5.  # 6

    Ninguém por aqui da zona de Lisboa que tenha painéis para aqs?!
  6.  # 7

    Colocado por: tozepalma

    Painéis termosifão dúvido que funcione os 12M/ano!
    Que me digam que 9 meses funciona bem, e os outros 3 depende do estado do tempo.
    ASsim sendo acho que é sempre necessário apoio, nem que seja por resistência no depósito do termosifão...

    Tudo vai depender a que horas necessita de água quente.. se me disser que toma banho ás 7 da manhã pra ir trabalhar... não acredito muito.. se tomar banho quando chega a casa por volta das 17-18horas e ainda sobra alguma água pra lavar a loiça, assim acho bastante plausível.
    É ajustar a necessidade ao equipamento e resolve o problema!
  7.  # 8

    Colocado por: rjmpires
    Tudo vai depender a que horas necessita de água quente.. se me disser que toma banho ás 7 da manhã pra ir trabalhar... não acredito muito.. se tomar banho quando chega a casa por volta das 17-18horas e ainda sobra alguma água pra lavar a loiça, assim acho bastante plausível.
    É ajustar a necessidade ao equipamento e resolve o problema!
    os meus ritmos familiares não sao esses, mas logo se vê. Na minha opinião de ir um circuito eléctrico do quadro ao painel, se for necessário mete-se um relógio...
  8.  # 9

    Colocado por: tozepalmaos meus ritmos familiares não sao esses, mas logo se vê. Na minha opinião de ir um circuito eléctrico do quadro ao painel, se for necessário mete-se um relógio...

    Sim, sou da mesma opinião que o toze! Mas há malta que se consegue organizar suficientemente bem para "fazer funcionar" a coisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozepalma
  9.  # 10

    Agua quente é fundamental numa casa. Se não for a custo zero que seja barata e paga-se 3 meses de electricidade. Não pode\deve é estar a resistência electrica sempre a aquecer...
    Concordam com este comentário: mhpinto, rjmpires
  10.  # 11

    Colocado por: mhpintoQual a diferença em termos de investimento inicial (que creio deverá ser essencialmente o preço da caldeira e uns metros de canalização) entre um recuperador a ar e um a água?
    eu referia-me no caso de optar por um recuperador a agua, aproveitar esse mesmo recuperador para lhe fazer apoio as aqs, nesse caso o custo adicional seria de uns metros de tubo uma valvula de 3 vias e um deposito que seja possivel essa ligação, pelo menos isto seria necessario! mas nada de outro mundo em termos de custo!
    • eu
    • 22 julho 2016 editado

     # 12

    Colocado por: rjmpiresse me disser que toma banho ás 7 da manhã pra ir trabalhar... não acredito muito.. se tomar banho quando chega a casa por volta das 17-18horas e ainda sobra alguma água pra lavar a loiça, assim acho bastante plausível.

    Qual é a diferença entre tomar os banhos de manhã ou à noite? A água não arrefece quase nada durante a noite...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  11.  # 13

    Colocado por: Sergio Rodrigueseu referia-me no caso de optar por um recuperador a agua

    Pois mas a minha dúvida é mesmo se vale a pena investir num recuperador a água, tendo já painéis. Do que creio ter lido por aqui, o que se poderá gastar em eletricidade com o funcionamento da resistência de apoio não é assim tanto que justifique investir em soluções alternativas e fiquei com a ideia que um recuperador a água é coisa para ser muito mais cara que um a ar.
  12.  # 14

    Colocado por: euQual é a diferença entre tomar os banhos de manhã ou à noite? A água não arrefece quase nada durante a noite...


    Num termosifão não sei se é bem assim. Do ponto de vista teórico o depósito, apesar de isolado, está no exterior.
    Existem perdas de calor obrigatoriamente.
    Se a água já não aquece muito (estamos a falar dos piores meses/inverno) de manhã pode já não estar a temperatura suficiente.

    O eu tem essa experiÊncia? Qual o painel que tem?
  13.  # 15

    Colocado por: tozepalmatermosifão

    Estou mais inclinado para circulação forçada.
  14.  # 16

    Colocado por: mhpintoEstou mais inclinado para circulação forçada.


    Por isso é que eu estava a perguntar qual era o sistema que estavamos a falar.
    Agora outra pergunta difícil.
    E amortizar a diferença dos sistemas termisifão/circulação forçada, quantos anos? Isto não esquecendo dos custos de funcionamento...
  15.  # 17

    Colocado por: mhpintofiquei com a ideia que um recuperador a água é coisa para ser muito mais cara que um a ar.


    O meu custou 1364 euros. É a água. mais 300 e tal de instalação. Mais 1000+- para radiadores. Mais 250+- de pladur. Mas já tinha a tubagem em cobre.
    Não tenho noção do preço de um a ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  16.  # 18

    Colocado por: mhpinto
    Pois mas a minha dúvida é mesmo se vale a pena investir num recuperador a água, tendo já painéis. Do que creio ter lido por aqui, o que se poderá gastar em eletricidade com o funcionamento da resistência de apoio não é assim tanto que justifique investir em soluções alternativas e fiquei com a ideia que um recuperador a água é coisa para ser muito mais cara que um a ar.
    pois isso agora depende do sistema que adotar para casa, só falei em aproveitar o sistema a água para aquecer as aqs depende do que pretende
  17.  # 19

    Colocado por: tozepalmaE amortizar a diferença dos sistemas termisifão/circulação forçada, quantos anos?

    Mais uma vez do que tenho lido para aqui, fiquei com a ideia que tanto num caso como noutro o ROI é conseguido num prazo bastante curto.
    • eu
    • 22 julho 2016

     # 20

    Colocado por: tozepalmaO eu tem essa experiÊncia? Qual o painel que tem?

    Eu tenho um sistema de circulação forçada e durante a noite a temperatura desce muito pouco: entre 2 a 3 graus...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
 
0.0248 seg. NEW