Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Para uma moradia a construir no distrito do Porto, tenho uma solução de estrutura já calculada que mistura blocos de betão com alguns pilares de betão cofrados em blocos/pilar (blocos com uma abertura maior na extremidade para betonar um pilar) - ver última página do PDF anexo.
    No entanto estou curioso para perceber se algum dos engenheiros presentes, e que tenha experiência em estruturas de alvenaria portante, estaria interessado em calcular (mediante pagamento, é óbvio) paredes portantes para este projeto reduzindo o recurso a pilares.
    Isto porque a ideia é ter os blocos à vista no interior e como bloco pilar terei mais dificuldade na estereotomia da parede, e também porque queria saber se posso fazer isto sem pilares.
    O piso do andar é feito com vigas de madeira lamelada, bem como a estrutura do telhado.
    Os desenhos de arquitetura ainda não refletem a estrutura já calculada, mas dão para perceber o volume em causa.
    Obrigado.
  2.  # 2

Isso com jeitinho não precisa utilizar os blocos pilar e pode fazer em sistema porticado.
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 3

Isso eu sei Pedro. A ideia é manter o bloco à vista no interior e não ter tantos pilares, ser sobretudo uma construção de alvenaria portante. Daí eu tentar obter a ajuda outros engenheiros. Eu estou muito satisfeito com o engenheiro com quem trabalho, é muito competente; apenas quero ver outras alternativas fora da caixa...
  4.  # 4

Se reparares, este fabricante tem blocos resistentes em que a metrica dos blocos pilar, não se nota e/ou nas peças de lintel.
    http://www.spral.pt/prods_indiv.php?lang=1&id=148&onde=3&id_cat=156
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasIsso com jeitinho não precisa utilizar os blocos pilar e pode fazer em sistema porticado.

tudo em perfis de aço, realmente uma vez que já tem elementos estruturais em metal, eu fazia tudo e ficava mais descansado em termos de estrutura e com mais liberdade com as paredes. portanto sem alvenaria portante ou misto.
  6.  # 6

Eu de imediato vejo aí uma situação que não me deixa descansado.
    A alvenaria resistente trabalha bem à compressão e não gostamos de ter torções na mesma (eu pessoalmente não gosto)

O facto da cobertura ser baixa não nos deixa colocar tirantes para compensar o esforço da tendência de abertura da mesma o que vai provocar esforços horizontais na parede superior, coisa que não gosto em alvenaria resistente.

Para ficar descansado necessitava sempre de algum sistema de pilares quer fosse metálico ou em betão.
    Concordam com este comentário: marco1
  7.  # 7

Atenção, que na solução prevista, os pilares metálicos PM1 e PM2 vão até à cobertura, eliminando o efeito que o Nuno Nunes referiu.
    Realmente, o maior problema não é a compressão dos blocos, (sendo as "lajes" de estrutura de madeira) é mesmo a deformação associada ao comprimento das paredes sem contraventamento (o ideal seria, por exemplo, que as paredes dos quartos tivessem continuidde no R/C e fossem de alvenaria). O engenheiro fez um bom trabalho...eu é que quero ver algo mais.
  8.  # 8

Colocado por: nunogouveiaO engenheiro fez um bom trabalho...eu é que quero ver algo mais.

Nota: Eu não estava a falar do trabalho como está previsto. Estava a falar era do problema de uma solução só com alvenaria resistente.
  9.  # 9

Eu também não me expliquei bem...A ideia era perceber se posso eliminar os pilares/pilaretes criados nos blocos-pilar. Os pilares metálicos terão de ficar e servem situações muito especificas como de suporte à escadaria para à cumeeira.
  10.  # 10

posso estar a ver mal, mas para mim esquecia as paredes portantes e fazia a estrutura toda em perfis metálicos e os tais blocos á vista ficariam muito bem conjugados com os mesmos algo a lembrar construções "industriais" tipo por exemplo os armazéns da frente ribeirinha em lisboa.

0.0131 seg. NEW