Iniciar sessão ou registar-se
    • zed
    • 22 novembro 2022

     # 1

    Bela "relíquia", conte-nos um pouco sobre a história dela... já foi recondicionada? Mostre aí os cafés que tira.

    Porque escolheu esse modelo em vez da (mais conhecida) Europicola?
    • donn
    • 22 novembro 2022

     # 2

    Comprei só ontem, resultados iniciais OK mas espero melhorar. Estou a comprar café Delta no mercadinho por não saber onde encontrar melhor. Que eu saiba, é simplesmente pouco usado, embora o filtro parece ser novo. Tive máquina exatamente o igual uns anos atraz, e era bem contente com ela, mas queimei quando saí da casa e esqueci de desligar. Foram feitos na Espanha ca. '60s, essa é Zerowatt e existe também marca Jata, o mesmo.

    Eu tambem tinha Europiccola, e dei a um amigo. Tem problema de temperatura, porque aquece a agua por vapor, que é muito mas quente que espresso. Essa potencialidade de vapor é compatível em máquina grande como em pastelaria, mas causa problema em máquina pequena. A Zerowatt não produz vapor, só ferve a agua, e o pistão esta junto com a agua, tudo estável termal. A Europiccola é máquina boa, e muito gente fazem bom espresso com ela, e existe um Elektra Microcasa a Leva que é bonita e tambem máquina boa. No presente, o tipo de máquina que eu tenho é raro, mas há um muito bom, e caro, exemplo feito em Holanda, Strietman.
  1.  # 3

    Colocado por: donn

    Eu tenho um Hario Skerton PRO de sgtmartinho que faz ao contrário - bastante fino por espresso, mas dizem que não serve muito bem por moer mais grosso. O modelo é relativamente novo. Custa €39. Posso moer uma bica no prazo de 90 s. Um dia quero comprar um Eureka Mignon ou parecido, mas não encontro no Portugal e podia encomendar esse muito mais rapido. Estou contente.


    Tem melhores braços do que eu então, nunca consegui tirar algo perto de espresso com o meu skerton sem 10 minutos de suadeira. É possível mas antes do café da manhã é um sofrimento :)

    Se quiser mesmo uma Eureka acho que as vendem na Asante na Caparica. Mas encomendam-se bem de países europeus. Eu comprei um DF64 de um revendedor alemão e super contente com ele até agora.

    Já agora, está em Lisboa? Precisa de recomendações de onde comprar café?
    • donn
    • 22 novembro 2022

     # 4

    Vendem na Asante, mas parece que esgotaram. Estou em Pombal.

    O modelo "pro" realmente é um pouco diferente dos prévios, talvez seja por isso. Com certeza, meus braços de moda nenhuma.
  2.  # 5

    Ah perto de Pombal não conheço nada. De qualquer modo, duas recomendações na cidade para quando vier visitar:

    -Se gosta de café de especialidade com torras leves, o melhor de Lisboa para mim é facilmente a Olisipo: https://g.page/olisipocoffee

    (o horário de atendimento ao público é muito limitado mas vale a pena ir em pessoa)

    -Se gosta de café bom single-origin mas torras médias a escuras, a melhor relação preço/qualidade é facilmente a velha Flor da Selva (https://goo.gl/maps/W2BcQuNQ6XE8sRHi7)

    (peça ajuda ao Francisco e peça por café de origem, não leve os pacotes comerciais)
    • donn
    • 22 novembro 2022

     # 6

    Sabe se há café não torrada, grão verde? Nos EUA existe pelos etiópicas, que inventaram café. Não existe bom café que era torrado faz mais que uma semana.
  3.  # 7

    Grão verde para venda nunca vi, só encomendando da internet.

    Se percebi mal e perguntou se estes usam grão verde, absolutamente. Nem a Olisipo nem a Flor da Selva lhe vendem café com mais de uma ou duas semanas depois da torra. E as lojas estão cheias de sacos vindos das plantações.
    • FFAD
    • 24 novembro 2022

     # 8

  4.  # 9

    Muito bonitas e até talvez tirem melhor café, mas as cápsulas são novas e seguramente patenteadas (portanto tão cedo não há-de haver cápsulas compatíveis), e essas cápsulas na nespresso chegam a custar 60 centimos!
    • FFAD
    • 24 novembro 2022

     # 10

    Colocado por: lpetingaMuito bonitas e até talvez tirem melhor café, mas as cápsulas são novas e seguramente patenteadas (portanto tão cedo não há-de haver cápsulas compatíveis), e essas cápsulas na nespresso chegam a custar 60 centimos!


    Sim, aparentemente dizem que saem com muita espuma, mas o valor das cápsulas parece-me que se está a descontrolar.

    Mesmo as normais já estão acima dos 40c, quem fizer contas anuais/mensais vai-se assustar. No outro dia cheguei à conclusão que consumimos 100 cafés por mês em casa!!!!
    • smart
    • 24 novembro 2022 editado

     # 11

    Colocado por: JorgePereiraE em termos de café qual recomendam para uma máquina automática? Tenho uma De'Longhi mas ainda ando às pancadas com ela para tirar um bom café, sai sempre muito aguado. Já experimentei Buondi e agora estou a experimentar Delta Lote Chávena e mesmo assim não melhorou.

    Hum...
    Experimente o café Buondi em grão.
    Tem preço na ordem dos 3 euros 250 GRS.
    A máquina tem uma afinação do moinho no compartimento do grão do café.
    Penso que vem a 5 ou 6 de origem, pelo que experimente rodar para 1.
    A quantidade de café (trata se da roda entre os botões de seleção na frente da máquina) coloque a 70% do curso
    Atenção que tem de rodar mas com o moinho em funcionamento. Pode confirmar mas instruções
    Depois é ir experimentando conforme o gosto
  5.  # 12

    Colocado por: FFAD

    Mesmo as normais já estão acima dos 40c, quem fizer contas anuais/mensais vai-se assustar. No outro dia cheguei à conclusão que consumimos 100 cafés por mês em casa!!!!


    Pessoalmente acho o café das Vertuo asqueroso (muito pior que o clássico que já é mau) mas mesmo que se goste, a conta vale a pena fazer: Uma cápsula tem cerca de 7 gramas de café. Isso quer dizer que a Nespresso vos cobra 60 euros por kg de café.

    Os melhores cafés de especialidade que podem comprar em grão em Lisboa não passam dos 30.
  6.  # 13

    Afinal não é 60cents, as edições limitadas chegam a custar 84cents por cápsula!

    Pessoalmente gostava de ter uma automática, mas a esposa não me deixa ter um monstro desses na cozinha 😅 tenho de ver melhor uma das smeg que sempre são um pouco mais compactas, mas a marca não me dá muita confiança em termos de máquinas de café…

    DeltaQ gosto dos cafés, mas as máquinas sempre achei muito plásticas… sobra-me mesmo as nespresso clássicas…
      FC736556-7A89-4174-8BDA-6C520D164604.jpeg
  7.  # 14

    Colocado por: lpetingaPessoalmente gostava de ter uma automática, mas a esposa não me deixa ter um monstro desses na cozinha 😅


    Não é um monstro, a minha está lá num canto sem incomodar nada. É certo que tenho muito espaço de bancada, mas o cheirinho a café feito com grão acabado de moer é outra coisa! Não voltaria atrás, e se esta morrer (já se pagou a si própria em poupança no café em relação às cápsulas), outra tomará o seu lugar bem depressa. Bem, dependendo das promoções, claro, porque a preço "normal" são caras demais...
    Concordam com este comentário: lpetinga, HAL_9000
  8.  # 15

    Colocado por: smart
    Hum...
    Experimente o café Buondi em grão.
    Tem preço na ordem dos 3 euros 250 GRS.
    A máquina tem uma afinação do moinho no compartimento do grão do café.
    Penso que vem a 5 ou 6 de origem, pelo que experimente rodar para 1.
    A quantidade de café (trata se da roda entre os botões de seleção na frente da máquina) coloque a 70% do curso
    Atenção que tem de rodar mas com o moinho em funcionamento. Pode confirmar mas instruções
    Depois é ir experimentando conforme o gosto

    A minha não vai lá de maneira alguma, só tira cariocas, volta para a garantia
  9.  # 16

    Um amigo comprou uma delonghi que, desde nova, nunca tirou café de jeito porque a moagem era simplesmente grossa demais mesmo quando regulada no mais fino (nunca fazia os discos de borras de tão grossa que era). Era defeito no moinho e a Amazon simplesmente trocou-a e mandou recolher a antiga, sem stress.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  10.  # 17

    Para os mais entendidos, esta será boa, Delonghi Magnifica Evo ECAM290.21.B ?


    https://www.delonghi.com/pt-pt/maquina-de-cafe-automatica-magnifica-evo-ecam290-21-b/p/ECAM290.21.B

    Está com uma boa promoção. Pelo que percebi (e posso estar errado), as Magnifica são as entradas de gama de automáticas da delonghi, faz muita diferença para as Dinamica/Autentica etc?

    Obrigado
      2022-11-25_14-41.png
  11.  # 18

    O café é mais ou menos igual em todas, gama alta ou baixa. O que muda são opções de espuma de leite, bebidas automáticas e quequices sem interesse especial. Tenho uma das mais baratas há 10 anos e para automática serve perfeitamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  12.  # 19

    Aproveitei a BlackFriday e comprei para a empresa a DeLonghi Magnifica S por ~300€. Tenho a máquina há 2 semanas em casa para experimentar, comprei 3 cafés distintos para comparar, Lavazza Oro (Intensidade 5), Sical Clássico e Sical Dak Lak (ambos de intensidade 10). No início foi difícil acertar com a moagem, mas depois os cafés começaram a sair melhores do que o esperado.. Dos que provei o que gostei mais foi o Dak Lak, mas ainda não experimentei os cafés de supostas gamas superiores.

    Só tenho pena de não ter um moinho para comparar com o café tirado numa manual.
    Por falar em manual, a minha Saeco tem um punho com filtro pressurizado e faz demasiada espuma, existe algum punho/filtro da marca ou compatível que possa usar na minha?

    Continuo na dúvida se, para casa, compro uma automática (a minha namorada ficou fã da vertente prática da coisa.. AKA não ter trabalho logo de manhã :)), se compro compro outra manual (porque não estou muito satisfeito com o café que tira) ou se experimento outro punho/filtro e compro apenas o moinho...
  13.  # 20

    Da marca não sei mas se não se importar de correr o risco, pode cortar o fundo do porta-filtro existente com alguma facilidade :) Corre é o risco de ficar inutilizada se não gostar do resultado!
 
0.3947 seg. NEW