Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas,estou tao confuso nao sei o que fazer! tenho que escolher entre terreno 220m2, e anexo com terreno 160m2 para o meu pai me doar.depois no anexo e preciso remodelar e gastaria a volta de 45000 mil tudo pronto,mas o problema sera o banco me emprestar cerca de 35000 porque teria de ser como credito habitacao para obras e nao vou ter os documentos que eles exigem,pricipalmente os da camara municipal..no terreno 220m2 teria de ser tudo de raiz e uma casa terrea com 3 quartos,2 wcs,1 sala, 1 cozinha e garagem ,tudo simples sem luxo,so decumentacao,arquitecto etc vao prai 10000mil? mais construir paredes e telhado sem aluminio que trabalho nisso 50000? mais mobilar so cozinha e sala e quarto 5500? ai ja teria de pedir 90000 mil euros ao banco,e fico uma vida toda a pagar,esta uma confusao na minha cabeca
    Concordam com este comentário: callinas
  2.  # 2

Colocado por: RaulPTvao prai 10.000mil?
    10 milhões dá para fazer um palácio enorme.

Colocado por: RaulPTteria de pedir 90000 mil euros ao banco,e fico uma vida toda a pagar,esta uma confusao na minha cabeca
    tem que ter muito bom relacionamento com o banco para ele lhe emprestar 90 milhões de Euros,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  3.  # 3

Colocado por: RaulPTcasa terrea com 3 quartos,2 wcs,1 sala, 1 cozinha e garagem

90.000€ não me acredito que chegue...
  4.  # 4

entao e melhor optar pelo anexo? e o banco ira emprestar como credito obras sem ditos documentos
  5.  # 5

Colocado por: RaulPTbanco ira emprestar como credito obras sem ditos documentos

Escolha o melhor para si e se não fizer obras ou construir já, faz daqui por uns anos.

O banco não empresta sem que o imóvel esteja legalizado.
  6.  # 6

Comece por pedir umas simulações ao seu banco.
    Isso de ficar a vida toda a pagar é relativo. Se não construir fica a morar onde? Casa arrendada? É bem provável que lhe fique ao mesmo preço ou até mais mais barato pagar uma prestação, com a diferença que está a pagar algo que é para si em vez de estar a encher os bolsos do senhorio.
    Do que entendo a optar pelo anexo a ideia é fazer a coisa ilegalmente? Se é o caso não me parece grande opção pois deverá ser um grande problema para arranjar um empréstimo. Pode sempre tentar um crédito pessoal, mas aí as taxas são assustadoras. Mas ninguém melhor que o seu banco para lhe dar uma ideia.

Acho que a sua escolha deveria partir de duas questões essenciais: urgência que tem para construir e capacidade de poupança. Se não tem urgência e consegue poupar ganha vantagem o anexo, para não ter de se endividar. Se tem urgência ou não tem hábitos de poupança parece-me que seria melhor opção o terreno, que até é maior, e endividar-se por endividar-se faria uma coisa de raiz ao seu gosto. Mas aqui muitas incógnitas para o poder aconselhar melhor.

Acho mesmo que deveria começar por falar com o seu banco para saber melhor com que linhas se cose. As simulações (ainda) são gratuitas.

Colocado por: Victor Ribeiro90.000€ não me acredito que chegue..

90 mil é o que o Raul diz que quer pedir, do que diz antes dá a entender que tem 10 mil poupados.
    Depende, se o Raul diz que quer tudo simples e procurar apertar a coisa em 150 m2 (perfeitamente exequível mas eu preferiria abdicar da garagem e ter uma casa mais folgada), vai para os 650€/m2. É possível, se for muuuito ponderado nas suas escolhas e não se deixar embalar pelo costumeiro "já agora...".
  7.  # 7

A casa é onde? se for norte/interior ainda faz qualquer coisa a 650 euros/m2. Se for Lisboa esqueça, são tudo empresas com chefe, a gaja que leva o café, escritório a pagar renda num sitio qualquer, só aqui encarece logo 200 euros/m2 para pagar isto tudo
  8.  # 8

Colocado por: JoaoPinaA casa é onde? se for norte/interior ainda faz qualquer coisa a 650 euros/m2. Se for Lisboa esqueça, são tudo empresas com chefe, a gaja que leva o café, escritório a pagar renda num sitio qualquer, só aqui encarece logo 200 euros/m2 para pagar isto tudo

A casa é onde? Se for em Lisboa esqueça.
    Se for no interior/norte, em que o patrãa empocha o IVA, não paga as contribuições para a segurança social e o seguro de acidentes de trabalho dos escravos, paga abaixo do ordenado mínimo, e anda de Porsche, ainda faz qualquer coisa. Mas o mais certo é deixarem-lhe a obra a meio.
  9.  # 9

É de mim ou isto vai acabar numa "guerra" Norte Sul?

O banco não empresta sem a totalidade dos documentos.
    A questão de pagar a vida toda é como disse o mhpinto, são opções entre pagar renda a vida toda é não possuir nenhum bem ou pagar prestação e seguros e ficar com patrimônio seu que depois deixará aos seus, até porque vai receber terreno de família. Mas claro, são opções.
    Em construção existe o preço médio por m2, informe se sobre taxas a pagar, compare e decida com o que ficará mais bem servido e que lhe interessa para o futuro.
    É muito boa sorte!
    Concordam com este comentário: master_chief
  10.  # 10

Colocado por: franciscouto86É de mim ou isto vai acabar numa "guerra" Norte Sul?

...

Naaaaa, é só o Luis que tem inveja dos Porsches que há no Norte! ;)
  11.  # 11

Colocado por: Luis K. W.
    A casa é onde? Se for em Lisboa esqueça.
    Se for no interior/norte, em que o patrãa empocha o IVA, não paga as contribuições para a segurança social e o seguro de acidentes de trabalho dos escravos, paga abaixo do ordenado mínimo, e anda de Porsche, ainda faz qualquer coisa. Mas o mais certo é deixarem-lhe a obra a meio.

Lá está, por acontecer TAMBÉM isso talvez o user consiga construir abaixo de 650 euros/m2. Até parece que eu disse alguma mentira.

NOTA: já agora essa escravidão também acontece em Lisboa meu caro, quantas pessoas licenciadas quer a trabalharem nas respectivas áreas a ganhar o salário minimo? quer ver que em Lisboa é só gente séria! Atenção que eu não concordo com estas práticas mas que acontecem e influenciam o preço final ah isso é que influencia
  12.  # 12

obrigado a todos,isto e na zona bem a norte,o anexo que falo ja tem 2 quartos 1 cozinha 1 wc e so fazer sala e garagem dentro do anexo,etc,,hoje falei com o banco sobre o emprestimo obras para o anexo,ficou assim naquela talvez seja possivel se comprovar que o anexo esta registrado nas financas.
  13.  # 13

Caro RaulPT,

Para pedir empréstimo em qualquer banco, tem de apresentar a documentação toda necessária, o "talvez" é bom para manter o negócio mas não chega para o fechar.
    Se o imóvel existir nas finanças (caderneta predial) mesmo assim vai necessitar de projeto autorizado e licenciado para construir bem como orçamento e caderno de encargos, caderneta registo predial, recibos de vencimento, contratos de trabalho e termo do mesmo, etc.
    Ou seja, o banco empresta, para reconstrução construção ou compra, tem de ter é a documentação toda, e as obras têm de ser licenciadas, informe se na Câmara Municipal e junto de um gabinete de arquitetura e arranje alguns orçamentos, banco será o último sítio onde precisará de ir para dar continuidade ao que escolher.
  14.  # 14

Colocado por: JoaoPinaLá está, por acontecer TAMBÉM isso talvez o user consiga construir abaixo de 650 euros/m2
    Ok. Estamos de acordo. Eu também não pretendi dizer que era SÓ disto que havia no interior/norte.

Colocado por: JoaoPinaNOTA: já agora essa escravidão também acontece em Lisboa meu caro, quantas pessoas licenciadas quer a trabalharem nas respectivas áreas a ganhar o salário minimo?
    Lamento, mas isso é coisa que não existe.
    Outra coisa são os "estagiários"...

Colocado por: RaulPThoje falei com o banco sobre o emprestimo obras para o anexo,ficou assim naquela talvez seja possivel se
    Uma vez que isso lhe vai ser doado, só precisa do dinheiro para as obras.
    Tem sempre a alternativa do empréstimo hipotecário "para consumo" - dando como hipoteca esse terreno com o tal anexo. A taxa de juro é ligeiramente superior, mas pode compensar.
  15.  # 15

Luis, então não há licenciados a ganhar o salário minimo fora do estágio!? lá que você pague acima tudo certo mas olhe que há por ai muita exploração. Não faltam ai arquitectos a trabalhar quase de graça, professores, educadores de infância a ganharem salários minimos no privado, etc, um mundo de exploração.
    Eu na empresa onde trabalho as pessoas fazem fins de semana e turnos e no final o que ganham até é legalmente inválido pois tendo em conta as compensações de lei deveriam levar mais dinheiro para casa se considerassem os subsidios de turno e por ai fora. Nem a lei é respeitada

0.0195 seg. NEW