Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Rapidamente o que pretendo com esta discussão é tentar arranjar uma porta de correr de vidro, colocando um sensor que aguente mais de dois anos. A marca é motorline e o sensor em causa é Motorline M1601.

    As minhas questões são, tenho alternativas a este sensor? onde o posso encontrar? micro-ondas vs infra vermelhos, vantagens e desvantagens?.

    Posso dizer que sou tecnico informática mas o meu curso de secundário é de electricidade eletrónica, não exerço mas não seria estranho para mim se me orientassem uma forma de tentar arranjar o sensor em vez de o comprar, eu apontaria para algum potênciometro ou o relê avariado, se for do sensor seria mais complicado, digo eu, não o tenho comigo a informação que vos dou é a que me enviaram. De momento, havendo alguma pressa (não é para mim é para família) também preferia saber informações para a compra de algo para substituir.

    Obrigado, sem mais, atenciosamente,

    Raul
  2.  # 2

    Dorma...
  3.  # 3

    Mas afinal o que é que avariou? O sensor? O motor? É que não se percebe...
    •  
      sousal
    • 4 julho 2016 editado

     # 4

    Viva.

    Antes de mais deixe-me dizer-lhe que esses radares (Motorline 1601) dificilmente têm avarias muito complicadas e por isso fáceis de resolver.
    Como deve saber pela sua formação, os radares de micro-ondas detetam os corpos quentes ou o seu movimento e os frios o os de infravermelhos só detetam o deslocamento de corpos quentes, por isso e devido aos carrinhos de supermercado são usados este tipo de detetor.
    Pode usar os detetores de infravermelhos comuns na deteção de intrusão mas atente ao pormenor da temperatura. Lembro que não são raros os casos em que o simples vento pode influenciar o sensor.
    Em termos de ligações os radares das portas funcionam em N/A ( normalmente aberto)enquanto que os infravermelhos por ser um circuito de segurança o seu contacto é N/F (normalmente fechado).
  4.  # 5

    Muito obrigado pelas respostas.

    @Pedro Barradas Dorma parece-me à primeira vista um pouco caro. Mas fica a informação

    @Clioll pensei que estivesse sub entendido que o problema era do sensor que não dure mais de dois anos. Para a próxima coloco a informação do problema de forma directa.

    @sousal Muito obrigado pela informação. Falaram-me de um motorline 1601 mas a realidade é outra, pedi fotos da porta e dos sensores, pois só penso deslocar-me ao local quando tiver algum sensor (um par deles) a funcionar e vejo que tanto os sensores como o resto é da marca VDS (não sei se posso colocar página, sei que não posso fazer publicidade mas está em vdsconsorzio.it). Isto não é fácil encontrar em Portugal, para qualquer um, penso que, pelas especificações, os da Motorline dão para adaptar. Este VDF no teste de continuidade dá aberto, testei nos dois, tem 4 fios dois de alimentação e dois de rélé (digo eu).

    Quanto ao problema do sensor é de infravermelhos. Acabaram de chegar dois, depois das fotos (um aqui em anexo), e a informação que tem nos autocolantes é um deles abre e fecha continuamente (pode ser rélé pode ser muita coisa, nada que veja estragado a olho) já o abrí e queria tirar a board mais pequena mas está bem colada. O segundo sensor, provavelmente mais antigo que corresponde à imagem, ainda não o abrí, mas na imagem parece um condensador mal disposto. Na informação está que não abre normalmente e quando abre é necessário colocar a mão muito perto.
    A minha ideia era colocar a board pequena do antigo do que abri pois só preciso dessoldar/soldar 3 fios. Não tenho soldador decente para soldar a board maior que é a mais fácil de tirar.

    Bom dia e mais uma vez obrigado.
      Sensod VDS.jpg
 
0.0108 seg. NEW