Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Tenho uma moradia em banda, R/C e 1º andar em Gondomar com 6mt largura por 10mt cumprimento e pretendia ampliar a moradia na parte das traseiras só o R/C 2,5 mt x 6mt total 15mt quadrados e como vou fazer uma remodelação aproveitava e fazia a ampliação.
    Consultei a Câmara e disseram que não haveria problema caso pretendesse ampliar os tais 15mt quadrados mas teria de fazer um licenciamento.
    O problema é que andei a consultar Arquitectos, ou eu não me sei explicar muito bem ou então acho que estão a dar orçamentos para moradias novas e no qual apenas pretendo uma ampliação de 15mt quadrados.... :(
    Começo a entender a razão de muita gente construir sem licenças e se algum dia houver problemas paga-se a tal Multa ... LOL
    Será que tem alguem por aí que já teve de passar por algum problema semelhante ???
    Que procedimentos teria de fazer para licenciar???

    Obrigado
  2.  # 2

    Tem de contactar um gabinete de projectos.

    PS: Conseguiu ver quem foi o autor do projecto inicial dessa casa?, deverá primeiro pedir preço a este (se ainda existir e/ou estiver no mercado de trabalho)

    O valor de honorários para projectos para isso, deve rondar os 2000€ a 4000 + IVA. Não pense que é mais simples do que fazer uma nova de raiz.
    Bem sei que estamos a falar de 15m2... no entanto refere que está a planear uma remodelação. Aproveite e contrate este serviço ao arquitecto, pois concerteza terá mais valias dessa situação, alem de que havendo alterações de disposição interior, estas terão de ficar reflectidas nas plantas....

    A questão de fazer ilegal, é que não será só pagar a multa e fica assim!!!,
    A CM,intimará a exigir a demolição e/ou com um prazo para proceder à legalização da construção.
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
  3.  # 3

    Não estou a ver uma moradia em banda, fora de um loteamento, e se assim for, primeiro tem que alterar o loteamento. Se calhar o preço que lhe estão a dar já inclui a alteração do loteamento.
  4.  # 4

    Boa noite Brunobocas,
    Antes de mais, estou disponível para o acessorar, tendo em conta que, por uma questão de deontologia, teremos antes de mais de consultar o arquiteto que fez o projeto original e solicitar a sua autorização.
    Nuno Gouveia, arquiteto
    arqui.planetaclix.pt

    Os custo deverão, em princípio, estar dentro dos limites apontados pelo Pedro Barradas. Seja como for, se já consultou vários arquitetos e os preços são todos semelhantes, provavelmente, terão alguma lógica.
    Seja como for, podemos agendar uma visita ao local. Uma primeira visita não terá custos para o Bruno.
    Cumprimentos,
    nuno
  5.  # 5

    Boa noite,
    A moradia e de 1971 e não faço ideia quem será o autor.
    Gastar 5 mil € para arquitecto por causa de 15mt quadrados e que para mim não faz sentido , já para não falar de outros custos que de certeza iriam aparecer e não estou a falar da construção...
  6.  # 6

    Colocado por: brunobocasGastar 5 mil € para arquitecto por causa de 15mt quadrados e que para mim não faz sentido , já para não falar de outros custos que de certeza iriam aparecer e não estou a falar da construção...

    Tem bom remédio.. não amplia.
  7.  # 7

    Claro que fica e sem problemas...
    Sabes me dizer qual ou quais os custos que vou ter no total ? Digo isto pk sempre que peço opinião aparece um termo ou certificado novo no qual nenhum dos arquitectos abriram o bico ...
    Gastar 10 mil € em papelada e 1500 € na construção ... para mim não faz sentido ... caso faça sentido para alguem que se explique ???
  8.  # 8

    Pois isso do gastar com isto ou aquilo, não tem volta a dar. Tem de se conformar.
    Eu tive de tratar do licenciamento de uma simples manutenção de fachada, no qual se incluia a pintura da mesma cor, cobrei 650€ + IVA ( processo para a CM, + DGPC), a obra estava orçada em 2700€ + IVA.
    .... Já tenho outra do mesmo índole para tratar muito brevemente.

    Tendo a casa mais de 40 anos (1971), veja se pode ser intervencionada ao abrigo do RERU... discutiu/ abordou isso com quem pediu orçamento.. é que simplifica, isenta de uma série de projectos e Certificados...
    Muitas vezes estas situações de existentes, para ampliar / remodelar, dão mais trabalho/ dor de cabeça do que efectuar projecto de raiz...
  9.  # 9

    O Bruno não tem a noção do trabalho que implica daí achar que 5k é muito dinheiro, como o Pedro já lhe falou é mais complexo do que fazer um projeto novo, tem de fazer os levantamentos desenhar e concerteza o construído atual não deve estar conforme o projeto licenciado.

    Uma vez que não sabe os desenhos, horas e papelada que envolve acha caro. Como disse o Pedro, não amplie e poupa o dinheiro.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  10.  # 10

    Tenho um projecto e esta precisamente igual ao que está construído...
    Claro que não tinha ideia dos valores e para alguns da maneira que sou direto talvez ate esteja a ofender no qual nunca foi a intenção... mas que é muito caro é para o efeito que é...
  11.  # 11

    deixa lá isso ahahah
    eu nao tenho a parte da frente da casa vedada com um muro, que confronta com uma Estrada Nacional, simplesmente porque pediram-me mais de 1000€ por um projecto para o muro, E nem dao certeza do project ser aprovado na camara.

    Resta me ver todos com o seu muro feito aqui nos arredores e eu nao ahahah sempre fica diferente :P
  12.  # 12

    Costumo dizer que mais vale uma mama na mão que duas no soutien kkkkkk ... acho que todos os envolventes ficam a perder e eu fico na mesma ...
  13.  # 13

    ja me espantou os arquitetos todos .cada dia e menos tontos.
  14.  # 14

    A título de curiosidade, para uma mesma garagem mas que não fique directamente ligada à casa, os custos são os mesmos a nível de arquitetura?
  15.  # 15

    há para aí qualquer coisa que não está bem explicada!!!
  16.  # 16

    Tambem acho que sim ... só falta saber o quê!!!
  17.  # 17

    1000 euros de projecto por um muro? Contrata um trolha. Num fim de semana faz o muro . Após 1 semana ninguém se lembra do muro.
  18.  # 18

    5K por 15 metros quadrados! Isso parece caro . Como querem que as pessoas não procurem dar a volta.
  19.  # 19

    5k e o resto... depois vem a engenharia , como não cheguei a essa parte não faço ideia dos valores...
  20.  # 20

    Os 5000 euros não são só pelos 15m2, são pelo levantamento topográfico e arquitetónico, pelas correções ao levantamento (sempre necessárias), pelos estudos prévios, simulações 3D, preparação de elementos a submeter à Câmara Municipal (arquitetura, especialidades, certificação energética, etc), legalização de obras, reuniões com o cliente, visitas a lojas de materiais de construção, cópias em papel do processo para o cliente, para a Câmara, para o empreiteiro, reuniões na Câmara Municipal, nos serviços de águas, visitas semanais à obra, custos operativos, (seguros, quotizações profissionais, IRS, IVA, imprevistos vários) e obviamente, lucro dos ténicos.
 
0.0228 seg. NEW