Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, boa tarde a todos. Tenho uma casa com 2 anos (3 anos de construção) que comprei já pronta, praticamente. É uma moradia de arquitetura moderna com um telhado com telha sanduiche (foto em anexo). O construtor para todos os efeitos práticos, foi-se.

    O que sei sobre o telhado e o que está por baixo: Supostamente a lage (penso que seja este o nome, é basicamente o topo da casa) foi isolada com isolamento 'daquele que se dá às piscinas', levou poliuretano (descobri o nome disto aqui no fórum) por cima para a parte térmica e acústica, e no final levou a telha sanduiche, algo que no papel até parece bem, pelo que tenho lido por aqui também. O problema é que tenho bastante água dentro de casa com esta instalação, com 2 tetos falsos já estragados e várias paredes, chão e rodapés estalados para o provar. Tive lá já 2 técnicos para identificar o problema, ambos concordam +- com as causas do mesmo, mas as soluções propostas são distintas, e era aí que queria a opinião do fórum, porque não estou a conseguir encontrar resposta.

    Problemas identificados: A cumeeira não segue o formato da telha, assenta só na parte mais alta, ou seja, permite a entrada de chuva quando é cortada a vento. Levou isolamento por debaixo que os pássaros comeram para fazerem ninho. Ambos os técnicos sugeriram trocar por uma nova que tenha o formato da telha, sendo que um apontou cola e veda como isolante, outro defende que silicone é melhor. Opiniões? É relevante?

    Os apoios dos paneis (visíveis nas fotos) levaram um isolamento emborrachado que está constantemente a estalar e a abrir rachas. Há água a entrar por aí também. Um dos técnicos sugeriu que o isolamento utilizado devia ser de má qualidade, porque o isolamento certo não estalaria ou abriria rachas. O outro técnico no entanto, defende que a telha por baixo dos painéis tem pouco apoio (uma telha sanduiche de 4 metros assenta apenas nas duas pontas), e os apoios dos painéis não são apropriados. Sugeriu trocar a telha por uma nova, instalar um apoio (em U invertido a meio do meio da lage) para a nova telha na zona dos painéis, trocar os apoios dos painéis por uns específicos para telha sanduiche e refazer o isolamento. É demasiado? Qual estará mais próximo da verdade?

    Por fim, um dos técnicos afirmou que devido à má colocação, a telha apresenta já elevados sinais de corrosão e podridão do enchimento, e que a solução mais eficiente para ficar sem problemas era tirar toda a telha, isolar a lage com uma solução que não conheço tecnicamente, mas implica a instalação de uma camada de plástico, isolamentos diversos e LECA (30 cm?), que tem um custo de instalação mais reduzido (+- 1500 eur para um telhado de quase 100m^2), e tem uma manutenção relativamente simples de 5 em 5 anos. Sinceramente custa-me retirar um telhado que para todos os efeitos paguei e só tem 3 anos, mas... Alguém mais vê esta solução com bons olhos?

    Nota: faltou só dizer que a água que entra para debaixo da telha chega a casa ainda não se sabe bem como, mas provavelmente por buracos para passagem de cabos ou tubos, mal isolados.

    Agradeço qualquer ajuda que possam dar, e caso sejam profissionais na zona de Azeitão, Setúbal, também aceito orçamentos e propostas, sendo que pretendo isto resolvido assim que possível.

    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Faltaram as fotos.
  3.  # 3

    Não devo dominar a arte deste anexo. Vamos a ver agora. Obrigado.
      Telhado.png
  4.  # 4

    Cada vez mais me convenço que fiz bem não ter optado por uma cobertura deste género!
    Assim só por fotos é muito complicado opinar e mandar para o ar palpites. Talvez não seja pior refazer essa cobertura com outro material e esquecer as telhas de sanduiche.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmirandawork
  5.  # 5

    Boas. Obrigado pela opinião. Se tivesse que escolher do zero acho que também não o faria. Mas jogar esta telha toda fora está-me a fazer alguma confusão... Para mais, chuva intensa a cair diretamente em isolamento de borracha ou plástico parece-me menos 'ideal' ou resistente... Já agora que tipo de cobertura tem, assim por alto?

    Cmps.
  6.  # 6

    Boa tarde,
    E porque não deixar essa, isolar remates, etc e colocar nova cobertura em chapa ou telha por cima (novo ripado e telha pra cima)?

    Cumprimentos,
    Dj_C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmirandawork
  7.  # 7

    Olá. Parte do plano provável é de facto corrigir os isolamentos e deixar a telha. Também já me foi sugerida a colocação de algo a cobrir a mesma, mas penso que era algum tipo de cobertor isolante, não sei ao certo o que será. Provavelmente resolvia o problema, mas exposto ao sol e chuva não sei quanto tempo durará. Telha por cima da existente não levanta problemas relacionados com peso e estrutura?

    Obrigado.
  8.  # 8

    Bom dia,
    Naturalmente terá que ter em conta o peso da nova cobertura, que se dor em sandwich será sempre mais leve que telha, tem que avaliar se a estrutura de suporte que tem permite essa instalação.
    Não sendo a forma mais ortodoxa de o fazer, sempre aproveitaria o que já tem que não parece estar em tão mau estado, e serviria pelo menos de isolamento.

    Cumprimentos,
    Dj_C
  9.  # 9

    Para dar conclusão a esta thread, e aproveitando para agradecer as respostas, coloco aqui a solução final que infelizmente ficou em 7k (já com iva).

    A telha sandwich foi toda retirada e os apoios (em tijolo) foram todos partidos. O telhado ficou com a lage limpa e foi fácil perceber o problema, haviam buracos abertos diretamente para dentro de casa, que provavelmente serviriam algum propósito que nunca foi cumprido, não sei. Foram construidas inclinações para escoamento das águas (acho que são as chamadas 'pendentes'), que por sua vez foram pintadas com uma espécie de tinta de alcatrão, e cobertas com tela com o mesmo cheirinho a asfalto (a chamada 'tela asfáltica', penso). No final uns 3 m^3 de leca para proteger do clima.

    Anexo uns pares de fotos.

    Telha Fora
    Lage Exposta
    Pendentes
    Tela

    Edit: ainda não vejo fotos mas assumo que seja delay
  10.  # 10

    quantas camadas de tela levou?
    não levou xps por cima da tela?
  11.  # 11

    Olá. Tanto quanto percebi, 2 camadas. Xps é aquela espécie de esferovite? Levou por baixo...
  12.  # 12

    e por cima não?
  13.  # 13

    Não. A leca está diretamente em cima da tela.
  14.  # 14

    Colocado por: pmirandawork
    Edit: ainda não vejo fotos mas assumo que seja delay

      Não dá para ver as fotos ... Pode colocar novamente?
    •  # 15

      acho que deveria levar o xps a manta geotextil e depois a leca ou godo
    •  # 16

      Este botão 'imagem' não faz nada? Pelo menos o código está no post.
        20160914_171435.jpg
        20160928_100933.jpg
        20161006_083416.jpg
    •  # 17

      Legenda: 1. telha removida; 2. pendentes; 3. tela
    •  # 18

      a leca está direta na tela
      a tela foi muito mal posta, nao esta direitinha.
      foto da minha casa nao tem nada a ver
        DSC05379 (Medium).JPG
        DSC05376 (Medium).JPG
    •  # 19

      a leca para já está um bocado ao calhas. as telas pelo que me disseram foram cruzadas, embora não saiba se levaram em consideração a direção comum da chuva cortada a vento que tenho ali, e quando me lembrei disso já estava.

      edit: essa está com melhor aspeto de facto. Eu até questionei as bolhas de ar mas foi-me dito que não era pertinente e na internet não encontrei info sobre isso. Sei que antes da leca houve alguns acabamentos e foi usada mais tela, mas não cheguei a conseguir ver.
        20161011_192307.jpg
    •  # 20

      a minha por cima da tela levou xps depois manta geotexteil e depois godo
        DSC05422 (Medium).JPG
        DSC05439 (Medium).JPG
     
    0.0182 seg. NEW