Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Estou a considerar colocar chão flutuante num piso de tacos e com rodapés (em madeira) já existentes. Não vou sequer colocar a hipótese de aproveitar os tacos, portanto, vai levar a camada de isolamento por cima e a consequente tábua flutuante.
    Os rodapés existentes estão em óptimas condições, precisando de uma revisão de tratamento supercial apenas.

    A minha questão prende-se com os terminais entre o chão flutuante e os rodapés, dado que vou ter que deixar alguns milimetros de espaço entre os dois, por causa das dilatações sasonais. É uma espécie de sanca para o chão? Que material existe (e que termo técnico, já agora...) e como é que se fixa? Sei que terá que ser algo que assente no chão e encoste no rodapé, formando um angulo de 90º. Como se deve colocar isso? Cola-se? Prega-se? É seguro fixá-lo nos dois ou apenas se faz ao rodapé, embora assente no chão, de forma a que o chão possa "deslizar" por baixo dele?

    Agradecia alguma opinião na matéria de quem já tem alguma experiência.

    Obrigado.

    Fellix
  2.  # 2

    A solução mais simples é fazer um acrescento aos rodapés (como se fazia antigamente, há mais de 200 anos). Põe-se um «quarto de círculo» ou uma pequena peça boleada na parte inferior do rodapé, da mesma madeira que o rodapé, de forma a assegurar a folga mínima para que o pavimento flutuante «trabalhe» (i.e., estique).
    Esta peça ficará ÓBVIAMENTE pregada (e/ou colada) no rodapé existente, e completamente livre de ligação ao flutuante.
    Concordam com este comentário: utupiar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: utupiar
  3.  # 3

    Pode também retirar o rodapé, sem ferir as paredes, colocar o flutuante desviado das paredes entre 8 a 10 mm e voltar a prega-lo. Se o rodapé em questão for só pregado será fácil tira-lo sem danificar as paredes. Experimente tirar um bocado para ver o efeito. Ao manter o taco tenha em atenção que vai ter que cortar os aros das portas para colocar o flutuante por baixo dos mesmos. Não é um trabalho fácil cortar o aro e colocar o flutuante por baixo mas faz-se. :-)

    Cump.
    Lucilio
  4.  # 4

    Olá novamente.

    Obrigado Luis e Lucilio pelas respostas. Qualquer uma das hipóteses parece-me viável, embora a questão das portas, que já me tinha lembrado, não me agrade muito. Vai dar algum trabalho, de facto. Quanto à dor de cabeça dos rodapés, creio que vou optar por ambas. Numa divisória mais pequena vou testar e remover os rodapés para ver como fica o estado geral deles e da parede. Se não me agradar muito, ou se der muito trabalho, optarei por colocar a tal ripa de "junção" entre eles. Sairá mais caro, naturalmente.

    Antes disso tudo, e dado que a casa ficou inabitada durante muito tempo, terei que dar um tratamento ao pavimento de taco (Xylophene, creio?) que mais parece um queijo suiço... As térmitas (ou familia) trataram de se multiplicar e dar ar ao seu apetite voraz, fazendo buraquinhos em tudo o que era sitio... :(

    Obrigado.

    Cumprimentos.

    Fellix
    • bch
    • 21 maio 2009

     # 5

    Boa Noite

    A minha questão prende-se com os terminais entre o chão flutuante e os rodapés, dado que vou ter que deixar alguns milimetros de espaço entre os dois,????
    Para que aldrabar???
    Meu amigo se o trabalho ainda por cima é para si faça um favor que é o melhor retire os rodapés com cuidado e dps volte a colocar,agora se nao percebe do assunto das duas uma,arranjae um profissional ou então invente.... mas então e para si..
    bichinho_madeira.blogs.sapo
    [email protected]
  5.  # 6

    Bom dia.

    BCH, a questão aqui não tem a ver com o "aldrabar". A casa em causa está desabitada há cerca de 20 anos e as madeiras não se encontram no seu melhor estado. Tenho algum receio em danificar não só a madeira ao tentar arrancá-la, como também a parede. Sei que será mais dispendioso contornar os recortes pois terei que adquirir material extra. De qualquer das formas, fá-lo-ei numa das divisórias mais pequenas a ver como me safo.
  6.  # 7

    Boa Noite Sr Fellix

    Já lá vão uns meses largos e certamente encontrou a melhor solução para a sua obra. Gostaria de saber a que conclusão chegou, pois também eu estou a recuperar uma casa antiga com roda-pés muito altos (impossivel de despregar porque as paredes são em tabique) e trabalhados. Queria evitar ter de aplicar outro roda-pé para "camoflar" a junção do flutuante por uma quetão estectica. Estou a pensar abrir uma cavidade suficientemente larga (12 mm - expessura do laminado) e suficientemente funda (15 mm) para que este possa "trabalhar" nas oscilações sasonais.

    Suponho ser trabalho de carpintaria. Agradêço sugestões e onde posso adequirir ferramentas para este tipo de trabalho.
  7.  # 8

    Colocado por: Jorge EstevesBoa Noite Sr Fellix

    Já lá vão uns meses largos e certamente encontrou a melhor solução para a sua obra. Gostaria de saber a que conclusão chegou, pois também eu estou a recuperar uma casa antiga com roda-pés muito altos (impossivel de despregar porque as paredes são em tabique) e trabalhados. Queria evitar ter de aplicar outro roda-pé para "camoflar" a junção do flutuante por uma quetão estectica. Estou a pensar abrir uma cavidade suficientemente larga (12 mm - expessura do laminado) e suficientemente funda (15 mm) para que este possa "trabalhar" nas oscilações sasonais.

    Suponho ser trabalho de carpintaria. Agradêço sugestões e onde posso adequirir ferramentas para este tipo de trabalho.


    Não se meta nisso, não imagina o trabalho que dá abrir uma cavidade na parte inferior do rodapé sem o retirar. Sinceramente nem estou a ver uma máquina que seja prática para esse tipo de trabalho. Como tem o rodapé alto, e trata-se de uma casa antiga, certamente o rodapé deve ter molduras. Incorporando um rodapé pequeno (3*2 cm) ao existente certamente ficará bem...
    Se puder colocar fotos do rodapé seria mais fácil.

    Cump.
    Lucilio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Esteves
  8.  # 9

    Sr. Lucílio

    Obrigado pelas concensuais. O probelema é que o roda-pé é demasiado "corpolento" largo - e não queria acrescentar outro por mais fino que seja, mas provavelmente não me resta alternativa.
    Quanto ás fotos, tentei mas não consegui enviar. Sou novo nestas tecnologias.
      P9260449.JPG
  9.  # 10

    Afinal a foto foi enviada com sucesso!!
  10.  # 11

    Vai por um flutuante por cima desse soalho???
    Ou tem zonas muito mais estragadas do que mostra na foto ou então parece-me asneira esconder isso! Mas isto sou eu...
  11.  # 12

    Sim, tem razão no seu reparo, mas em alguns lugars o soalho está irreparável e bastante desnivelado. O soalho "velho" foi totalmente coberto com um autonivelante á base de fibras e cimentos leves, evitando desta forma mexer na estrutura da casa. Daí o meu probelema para aplicação do novo pavimento sem roda-pé.
  12.  # 13

    boas,um rodape boleado,1,5 cm,nao ficara mal ai...e a soluçao que se pode arranjar sem desvirtuar o ambiente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  13.  # 14

    De facto acho que terei de aplicar um roda-pé suplementar, o probelema será contornar as esquinas trabalhadas em formas redondas. Aínda não coloquei a questão a um bom carpinteiro, pois queria formalizar um conceito próprio, mas terei de o fazer. Contudo obrigado pelas opiniões, todas contam para uma decisão final.
  14.  # 15

    Também me parece uma boa ideia. Gostava de saber o que é que o carpinteiro lhe diz. O meu rodapé é muito menos bonito que o seu, é todo liso, mas realmente as partes ao pé das portas são complicadas.
  15.  # 16

    Olá a todos.

    Últimamente não tenho tido tempo para cá passar, mas estes últimos meses foram alucinantes.

    Quanto à minha questão aqui lançada - e respondendo ao Sr. Jorge Esteves - eu ainda não resolvi nada quanto à solução para o piso da casa. Optei primeiro por remodelar por completo o telhado da casa, dado que já não era mexido há 40 anos, e tinha infiltrações por tudo o que era paredes. Removi e cimentei as laterais da casa, que tinham canteiros e eram fontes de problemas e humidade para o interior da casa.

    Felizmente, num dia destes,subi lá cima - quando decidi remover tudo o que estava podre, repor ripas e barrotes e por telha nova - dei com um monte de tacos colocados por cima do tecto num canto. Devem ter sobrado e optaram por guardá-los. Ainda é uma quantidade considerável. Creio que vou optar, numa fase inicial, por substituir os que estão podres junto às janelas que tinham os canteiros e onde pingava água das infiltrações no telhado.

    Os rodapés, esses, têm que ser todos substituídos na integra. Estão ôcos e podres. São mais altos que o normal, provavelmente vou ter que mandar cortar uns do mesmo tamanho, ou um pouco acima ainda.
    • P+V
    • 11 março 2010

     # 17

    Ainda bem que mudou de ideias em relação ao flutuante: esse soalho e madeiras merecem de facto ser reparadas e estimadas.
  16.  # 18

    Boa opção.

    Agora, se desse para fazer como na pedra.... uma camada de resina e polimento, ficaria um mimo.... ;);)

    Coisas da Casa
  17.  # 19

    Colocado por: Luis K. W.A solução mais simples é fazer um acrescento aos rodapés (como se fazia antigamente, há mais de 200 anos). Põe-se um «quarto de círculo» ou uma pequena peça boleada na parte inferior do rodapé, da mesma madeira que o rodapé, de forma a assegurar a folga mínima para que o pavimento flutuante «trabalhe» (i.e., estique).
    Esta peça ficará ÓBVIAMENTE pregada (e/ou colada) no rodapé existente, e completamente livre de ligação ao flutuante.
    Concordam com este comentário:utupiar
    Estas pessoas agradeceram este comentário:utupiar


    Estou a pensar fazer isso pois o rodapé parece-me dificil de retirar..
    mas não percebo nada do assunto! A peça que refere é uma peça de madeira? o tal quarto de círculo.. compra-se ou faz-se?
    e depois a peça tenho que ter várias e coloca-las de x a x metros ou como funciona?

    muito obrigada!
    • PASA
    • 27 maio 2012 editado

     # 20

    Colocado por: utupiar

    Estou a pensar fazer isso pois o rodapé parece-me dificil de retirar..
    mas não percebo nada do assunto! A peça que refere é uma peça de madeira? o tal quarto de círculo.. compra-se ou faz-se?
    e depois a peça tenho que ter várias e coloca-las de x a x metros ou como funciona?
    .
    muito obrigada!

    A quick-step tem esses perfis, e de certeza que outras marcas também. São uma boa opção, caso o rodapé seja difícil de remover.
 
0.0221 seg. NEW