Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de vos pedir ajuda no que diz respeito à compra de casa.
    Estou a pensar neste momento comprar uma casa de cerca de 200.000€, sendo que os meus pais me vão pagar cerca de 50% da casa, embora no caso da minha namorada infelizmente não podemos contar com nada. Não colocando em causa a nossa relação, tenho receio que qualquer dia se algo correr mal, possamos ter que dividir a casa, sendo que os meus pais trabalharam toda a vida para ter este dinheiro e eventualmente quer eu quer eles podemos ficar sem o mesmo, caso haja falta de bom senso ou algo similar.
    Dito isto, pergunto-vos se é possível inscrever na escritura o dinheiro dado por cada um dos proprietários? Caso não o seja, como precaver uma situação deste género?

    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Olá
    Vou mandar um bitaite gigante, mas pelo que diz a lógica seria você ser dono de 3/4 da casa e a sua namorada de 1/4.. acho que a escritura pode contemplar isso, mas basta ir a um cartorio ou conservatória do registo predial confirmar. Já agora acho que essa situaçao também terá implicações no pagamento de impostos (você pagaria 3/4 de IMT e IMI)..
    • RCF
    • 11 julho 2016

     # 3

    Colocado por: jose-maria.nunesBoa tarde,

    Gostaria de vos pedir ajuda no que diz respeito à compra de casa.
    Estou a pensar neste momento comprar uma casa de cerca de 200.000€, sendo que os meus pais me vão pagar cerca de 50% da casa, embora no caso da minha namorada infelizmente não podemos contar com nada. Não colocando em causa a nossa relação, tenho receio que qualquer dia se algo correr mal, possamos ter que dividir a casa, sendo que os meus pais trabalharam toda a vida para ter este dinheiro e eventualmente quer eu quer eles podemos ficar sem o mesmo, caso haja falta de bom senso ou algo similar.
    Dito isto, pergunto-vos se é possível inscrever na escritura o dinheiro dado por cada um dos proprietários? Caso não o seja, como precaver uma situação deste género?

    Muito obrigado.


    Se há essas dúvidas, eu, no seu lugar, faria por comprar a casa apenas em meu nome.
    Desde que, depois, consiga pagar o empréstimo apenas com o seu dinheiro/rendimento, será o melhor caminho. A sua namorada, estando de boa fé, deverá compreender, especialmente pela posição dos seus pais.
    Um dia mais tarde, se casarem, até o poderão fazer em comunhão de bens e ela ficará com metade. Ainda que isso não aconteça, se tiverem filhos, eles serão os herdeiros.
 
0.0090 seg. NEW