Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Não podemos exigir mais... não há investimento em atletismo e em desporto em geral a não ser futebol.
    A equipa de ciclismo Inglesa teve um orçamento anual de 30 milhões de libras... isto só para o ciclismo!
    Não será surpresa nenhuma estarem em segundo lugar em medalhas, logo a seguir aos estados unidos.
    As medalhas são o menos importante, o que importa mesmo é a motivação que se dá aos miúdos para fazerem desporto... milhares e milhares seguem os ídolos e praticam desporto, obviamente têm condições!
  2.  # 62

    Participação olímpica nos ultimos 10 anos:

    Atlanta 2006 - 1 ouro - 10000m
    1 bronze - Vela

    Sydney 2000 - 2 bronze - Judo e 10000m

    Pequim 2008 - 1 prata - triatlo
    1 ouro - triplo salto

    Londres 2012 - 1 prata - canoagem
  3.  # 63

    Fernando Pimenta em quinto, Nelson Évora em sexto... que pena
  4.  # 64

    A desculpa de falta de meios não serve para tudo. Até o Kosovo teve uma medalha de ouro. A motivação é o mais importante e não é só o dinheiro que conta. O futebol é uma espécie de eucalipto do desporto. Os miúdos portugueses acham que é o único caminho para o sucesso desportivo.
  5.  # 65

    Colocado por: CarvaiA desculpa de falta de meios não serve para tudo. Até o Kosovo teve uma medalha de ouro. A motivação é o mais importante e não é só o dinheiro que conta. O futebol é uma espécie de eucalipto do desporto. Os miúdos portugueses acham que é o único caminho para o sucesso desportivo.


    Se houvesse investimento no desporto e tivéssemos atletas de alta competição os miúdos tinham exemplos a seguir.
    Mais uma vez refiro a Inglaterra por conhecer a realidade, obviamente são um país com maior capacidade financeira mas nós á nossa escala podíamos fazer melhor.
    Quantas pistas de atletismo temos no país? E cobertas?
    Quantas piscinas olímpicas temos?
    Quantos velódromos temos?
    Quantos ginásios equipados para ginástica olímpica temos?
    Que desporto escolar temos?

    Vivi num concelho que todos os anos gasta pequenas fortunas para ter a volta a Portugal a passar nas ruas da cidade e ao mesmo tempo anda á duas décadas a prometer uma pista de atletismo aos dois clubes que existem... prioridades!!!
    A volta dá mediatismo, dá umas horas de televisão em directo e umas entrevistas a politicos, uma pista de atletismo não dá!
  6.  # 66

    Comparar Portugal a Inglaterra é demagogia igual á de comparar com o Kosovo. E volto a dizer que não é falta de meios. O termos alguns dos melhores campos de golfe do mundo não evitou os últimos lugares.
    Os paizinhos e os professores dos meninos é que pouco se esforçam para os motivar. Á excepção do futebol com escolinhas privadas por todo o lado, bem pagas pelos papás ( e mais caras que as escolas de golfe).
  7.  # 67

    Colocado por: CarvaiComparar Portugal a Inglaterra é demagogia igual á de comparar com o Kosovo. E volto a dizer que não é falta de meios. O termos alguns dos melhores campos de golfe do mundo não evitou os últimos lugares.
    Os paizinhos e os professores dos meninos é que pouco se esforçam para os motivar. Á excepção do futebol com escolinhas privadas por todo o lado, bem pagas pelos papás ( e mais caras que as escolas de golfe).


    Ok, vamos supor que eu quero motivar o meu filho a fazer a nível olímpico... digamos Natação, ginástica, ciclismo, atletismo de pista, golfe, natação sincronizada, esgrima, onde tenho de ir?
    • RCF
    • 16 agosto 2016

     # 68

    Colocado por: LuisPereiraA equipa de ciclismo Inglesa teve um orçamento anual de 30 milhões de libras... isto só para o ciclismo!


    Esse valor já incluiu a despesa com doping?

    Sei que estou a exagerar com esta pergunta, mas a verdade é que o desporto de alta competição, seja ele qual for, não é nada propriamente saudável.
    Uma coisa é desporto escolar, é ter pistas e condições para todas as pessoas poderem praticar desporto, outra bem diferente é ter condições para treino de alta competição e ter pessoas (profissionais) disponíveis e dedicados a isso.
    Vale a pena investir 30 K€ numa equipa nacional de ciclismo por ano, do orçamento do Estado? Vale a pena sacrificar a vida de alguns jovens pela fama de se ganhar medalhas?
    A China e a Rússia têm grande tradição na conquista de medalhas, mas são conhecidos alguns dos seus métodos e a forma como sacrificam crianças para conseguirem os seus objetivos. Vale a pena?
    Claro que eu gosto e tenho orgulho de ver a bandeira portuguesa ser içada nuns jogos olímpicos, mas não estou convencido de que vale a pena determinados investimentos ou sacrifícios para tal. Da mesma forma que não me convenci com o investimento (ou gasto) que tivemos com o Euro 2004, apesar de ter gostado do ambiente vivido em Portugal e de ter tido orgulho na forma como esse evento projetou Portugal.
    Concordam com este comentário: Paulo Porto
  8.  # 69

    Colocado por: LuisPereira

    Ok, vamos supor que eu quero motivar o meu filho a fazer a nível olímpico... digamos Natação, ginástica, ciclismo, atletismo de pista, golfe, natação sincronizada, esgrima, onde tenho de ir?

    Excetuando a esgrima que é só para meninos finos do Colégio Militar todas as outras modalidades têm dezenas de locais para a aprendizagem e prática, incluindo escolas publicas e privadas. Basta consultar os sites das federações.
    Curiosamente uma das melhores atletas femininas de natação é de Braga e filha de imigrantes do leste. A Telma nasceu e cresceu num bairro social da Costa da Caparica aonde nem sabiam o que era um tatami.
  9.  # 70

    Concordo consigo que o eventual investimento poderá não dar retorno no Desporto e com orçamento limitados e em periodo de recessão não dá para tudo

    Mas a minha opinião em relação ao Euro 2004 é diferente penso que para alem do investimento ter tido retorno, (a minha empresa pelo menos pagou uns valentes milhares de euros de imposto e houvesse a maquian fiscal que à agora entao...) tudo o que está ligado ao turismo se aproveitou nesse ano. foi pouco tempo que fez muito eurinho circular, no entanto tambem houveram coisas muito mal feitas, o dinheiro gasto em alguns estadios que não são usados não faz sentido. faro, aveiro... mas no global a minha apreciação do euro foi positiva, e só tenho pena que a russia tenho pago mais para ficar lá com o mundial 2018 pois teria todo o gosto em organizar um evento em colaboração com a espanha para voltarmos a ter o futebol a sério por cá.

    a minha mãe antes do euro 2004 não ligava ao futebol e desde aí vê todos os jogos de portugal e mete bandeiras na janela.
    • RCF
    • 16 agosto 2016

     # 71

    Colocado por: Paulo Portosó tenho pena que a russia tenho pago mais para ficar lá com o mundial 2018 pois teria todo o gosto em organizar um evento em colaboração com a espanha para voltarmos a ter o futebol a sério por cá.


    Concordo.
    1.º porque o investimento seria reduzido, já que se aproveitavam os estádios do Euro 2004 e sempre se rentabilizavam um pouco mais;
    2.º porque era em parceria com a Espanha.

    No entanto, no Euro 2004, fizemo-lo sozinhos e não aproveitámos investimento nenhum do passado. Teve de ser tudo novo e tudo respeitando as ideias megalómanas e individualistas de alguns clubes e de algumas autarquias (porquê dois estádios novos em Lisboa e dois no Porto? Porquê o do Algarve ou até os de Aveiro e Leiria?).
    Apesar de concordar com a possibilidade do Mundial 2018, não deixo, no entanto, de frisar que não me agradava nada a ideia de que todos os jogos mais importantes seriam em Espanha (jogo de abertura, jogo da final e creio que ambas as meias finais).
  10.  # 72

    O Euro 2004 foi bom em termos económicos em quase todos os aspetos. Em termos de divida pública é que só serviu para a aumentar mais um poucachinho. Quanto aos estádios inúteis foi um tiro no pé dos populismos regionais. Na altura toda gente quiz um estádio no quintal agora choram os custos dos mesmos.
    E isto dos estádios do futebol é mais uma demonstração da nossa cultura desportiva. Tirando meia dúzia de jogos por ano ninguém enche estádios para ver a bola, ao contrario das SporTV's que crescem a olhos vistos. No sofá é que é bom, como eu a discutir as politicas do país.
  11.  # 73

    Dificilmente o Mundial seria atribuido só a Portugal,(mesmo com a Espanha não fomos lá... ) uma candidatura com a Espanha seria muito mais forte.

    Infelizmente a Espanha teria uma maior abrangência, o melhor disto é que Portugal Jogaria os Jogos todos em Portugal e Espanha os jogos todos em Espanha, seria um Mundial diferente, quanto ao jogo de abertura, teria 2 aberturas uma em Portugal e uma em Espanha, não vejo grande interesse nisto, os jogos são para ver todos.
    Estádio da Luz receberia uma das meia-final, com o Estádio do Dragão a acolher o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares, e a Espanha ficaria com o Jogo da final.
    A candidatura não estava má, obviamente todos quereriam ter a final em casa, mas só poderia haver uma
    não era por aí que a candidatura deixava de ser interessante

    Perdemos a candidatura contra Russias, Qatars,no campeonato das comissões
  12.  # 74

    Isto é só um aparte pois concordo com o seu comentário.

    Colocado por: CarvaiTirando meia dúzia de jogos por ano ninguém enche estádios para ver a bola,

    os do Benfica enchem todos...:-) e o Tondela andou a cobrar 45€ por bilhete naquele estádio...
  13.  # 75

    Colocado por: Paulo PortoIsto é só um aparte pois concordo com o seu comentário.


    os do Benfia enchem todos...:-) e o Tondela andou a cobrar 45€ por bilhete naquele estádio...

    Excelente exemplo. Os locais lançam os foguetes quando o Clube da terra ganha qualquer coisa mas o resto do ano deixam as bancadas ás moscas mesmo a 5€ o bilhete. Não ligo muito á bola mas acho que só o Benfica tem uma média de assistência acima de cão...
  14.  # 76

    Em Portugal existe falta de investimento financeiro e falta de cultura desportiva.

    Vivo num pais com 4.5 milhoes de habitantes e ja tem 10 medalhas nestes jogos ( 3 ouro, 6 prata, 1 bronze) e vao certamente ganhar mais.

    O porque deste sucesso??
    Sem duvida nenhuma as escolas. Tem infraestruturas, tem uma grande variedade de desportos, existe um grande espirito competivo e o desporto tem tanta importancia como matematica ou ingles. E claro o incentivo dos pais, porque tambem eles foram ou sao praticantes de alguma modalidade.
    Sabado de manha em qualquer parque existe um torneio, seja de rugby, de netball de hoquei. Onde vivo existe mar, rio, e lago e claro existem sempre criancas a fazerem vela, natacao ou canoagem...SEMPRE.

    Nem falo do caso de Inglaterra, realidade que conheco bem, porque estao noutro patamar.
  15.  # 77

    O problema é o investimento que requer, é óptimo ouvir que um português ganha uma medalha! Mas se me disserem olha das centenas de euros que pagas em impostos preferes que vão para o desporto ou para a educação e para a saúde?
    Por mais que seja um amante do desporto teria as minhas prioridades...
  16.  # 78

    Colocado por: Paulo PortoO problema é o investimento que requer, é óptimo ouvir que um português ganha uma medalha! Mas se me disserem olha das centenas de euros que pagas em impostos preferes que vão para o desporto ou para a educação e para a saúde?
    Por mais que seja um amante do desporto teria as minhas prioridades...


    Esse é um dos problemas, acharem que desporto é "lazer".
    Desporto faz parte da educação e da saúde!
    Concordam com este comentário: Carvai
    • RCF
    • 17 agosto 2016

     # 79

    Colocado por: LuisPereiraDesporto faz parte da educação e da saúde!


    Desporto, genericamente, sim!
    Desporto de alta competição, não.

    Acho muito bem que se invista em desporto escolar e que se criem condições para que todas as pessoas possam praticar desporto. Que existam piscinas e parques desportivos municipais acessíveis a todas as pessoas - para isto, concordo que se invista dinheiro.
    Investir dinheiro em estágios de atletas de alta competição, em médicos e clínicas para apurarem qual o melhor estimulante, que não seja detetado no controlo antidoping é outra coisa bem diferente e, para isso, já não concordo tanto que se invista o dinheiro dos meus impostos.
    •  
      MJLP
    • 17 agosto 2016

     # 80

    Felizmente não temos de nos preocupar se o dinheiro vai para desporto ou educação ou saúde! Os nossos estimados governantes preocupados conosco e com essas dúvidas conduzem os impostos para fundações, empresas e banca.

    Agora que penso ainda bem que não temos de escolher para onde vai o dinheiro!
 
0.0274 seg. NEW