Boa Noite a todos, Peço desculpa voltar a desenterrar este post. Queria contar mais uma historia desta firma para outros não caírem no mesmo erro Se na altura em que contratei os serviços dessa firma, eu tivesse descoberto este post eu não os tinha contratado, foi um grande erro. Sou administrador interno de um condomínio, em que a antiga administração aldrabou contas, desapareceu com dinheiro, nunca havia dinheiro para nada, dividas muito grandes de vários condóminos, o prédio estava cheio de problemas, em fim foi uma péssima administração e quando eu comecei a descobrir coisas comecei a informar os outros condóminos até que conseguimos a muito custo correr com eles, entre as varias propostas de administrações a (nome de empresa omitido) pelo valor e pelo que prometiam fazer parecia uma boa escolha. Foi contratada os serviços da (nome de empresa omitido), ao fim de um ano parecia que tudo corria mais ou menos com algumas pequenas falhas, mas nada de grave, quando foi a reunião eu pergunto o que foi feito em relação as dividas dos condóminos faltosos, resposta ainda estamos a apurar os documentos, a antiga administração entregou tudo num caos, etc, etc, etc e muitas desculpas, mas passou. Entretanto noutro prédio em que também sou administrador foi decidido contratar uma firma e eu pedi uma proposta a (nome de empresa omitido) enquanto os outros andavam em volta dos 100€ a (nome de empresa omitido) manda uma proposta de 45€ c/iva, quando a esmola é muita o santo desconfia e foi o que aconteceu, foi excluída. No ano seguinte no prédio em que a (nome de empresa omitido) já era a firma administradora os problemas começavam a surgir, as reclamações também, foi marcada uma reunião pela (nome de empresa omitido) a 15 dias antes de agosto com um pretexto sem sentido, em que muitas das pessoas não foram por estar de ferias, em que não se debateu nada, nessa reunião eu reclamei com eles e disse que não gostava que quando telefonava, mandava email ou sms não obtivesse resposta, lá se desculparam, perguntei pelas dividas mais desculpas, já tínhamos um elevador parado a algum tempo e também se desculpara e que a reparação estava para breve, e começaram a falar mal da firma de elevadores e a picar os condóminos contra a firma de elevadores. No final da reunião eu percebi o porque dessa reunião a (nome de empresa omitido) queria dinheiro No final de setembro desse ano voltou a haver nova reunião e as reclamações também e as desculpas esfarrapadas também, e no final da reunião já fora do prédio o gestor da (nome de empresa omitido) sai-se com uma nova a limpeza que não estava a ser feita em condições e deixava muito a desejar para os padrões de qualidade deles, a limpeza estava a ser feita por uma pessoa do prédio e não havia reclamações eu também não achava que o prédio estivesse sujo e ignorei. Mas sempre que me era apresentado as contas da limpeza para passar o cheque a historia vinha a baila e eu comecei a perceber onde ele queria chegar, mas deu-se mal. Em outubro desse ano as campainhas e trinco da porta de entrada avariaram, só em fevereiro do ano seguinte é que a (nome de empresa omitido) mandou substituir as campainhas, videio porteiro, depois de uma chuva de reclamações e eu tive de apertar com eles, e eles sempre com muitas desculpas, ou era do material que não havia ou faltava qualquer coisa, sempre desculpas. Nem um aviso na porta a dizer que as campainhas estavam avariadas tive de ser eu a colocar lá, porque a (nome de empresa omitido) nem isso fez mesmo depois de ser avisada por mim varias vezes. Durante 3 meses tive de ser eu o carteiro do prédio porque o carteiro não consegui entrar, então o carteiro deixava o correio numa morada e eu ia entregar o correio ao prédio senão o correio era devolvido. Houve mais uma reunião em que eu mostrei o meu desagrado em relação a gestão deles, o coro de criticas aumentava, voltei a reclamar pela falta de respostas deles as mensagens e telefonemas, as desculpas mantinham-se, agora já diziam que tinham colocado diversas frações em tribunal, muitas promessas. Os elevadores estavam com problemas e eles e um deles continuava parado ao que respondiam não havia peças e falavam mal da firma de elevadores e a picar os condóminos contra a firma de elevadores. Entretanto o prédio foi pintado, mas a pintura correu mal e ficou muito a desejar e outros sítios não foi pintado. As criticas da gestão começavam a se ouvir as reclamações também a falta de resposta deles também, promessas falhadas, prometiam muito e faziam pouco ou nada. Os meus telefonemas e emails não tinham resposta ou quando eu consegui apanhar alguém ao telefone era sempre desculpas e promessas para a semana é já resolvido e nada acontecia. Entretanto o prazo para a nova reunião foi passando e quando se questionava da reunião anual estava sempre para breve a reparação do elevador avariado também estava para breve e o tempo ia passando, a limpeza em falta para pagamento, e nos cada vez mais fartos. No inicio do ano de 2016 o elevador que ainda funcionava parou, foi reportada a avaria a firma, perguntei a (nome de empresa omitido) o porque dos elevadores estarem parados com muita lata não sabemos de nada, vamos já resolver isso. Dias mais tarde soube que uma pessoa do prédio tinha tido um problema cardíaco e teve de ser transportada pelo inem pelas escadas com toda a tralha de aparelhos a traz, quando regressou a casa depois de ter tido o problema cardíaco teve de subir até ao andar a pé. Para mim foi a gota de agua falei com a firma de elevadores que me mandou falar com a (nome de empresa omitido) em que eles continuavam com desculpas e promessas, passada uma semana volto a ligar para a firma de elevadores e ai é me dito que o condomínio tem uma divida muito grande. Fiquei espantado e identifiquei-me como administrador interno do prédio e que não sabia de nada, dei com a pessoa certa pois passou-me a chamada para o gestor de conta do prédio, ao que eu me identifiquei novamente depois de alguma troca de palavras foi-me passada uma pequena parte da historia da divida onde estava descriminada a divida. Com a troca de emails e telefonemas o gestor começa a aperceber-se que de facto eu sou mesmo um dos administradores internos e alguém com algum poder no prédio, depois de eu lhe mandar a ata em que esta o meu nome, libertou todo o histórico de emails entre a (nome de empresa omitido) e a firma de elevadores e o gestor, em que a firma de elevadores desde que a (nome de empresa omitido) foi para o prédio deixou de pagar os elevadores, e firma dos elevadores pede o dinheiro, pede dinheiro para pagar as avarias, diz quais são as avarias dos elevadores, manda as propostas para as reparações, avisa que os elevadores podem parar, avisa da segurança das pessoas e dos elevadores, avisa que tem de ser feita as inspeção e a (nome de empresa omitido) nada diz silencio absoluto, mas eles liam as mensagens porque havia os recibos de leitura de algumas mensagens. Depois de ter tido acesso a todo o processo fui falar com os outros administradores para ver o que se podia fazer e a partir dai fiquei a cuidar do processo dos elevadores. Entretanto os elevadores já estavam com um advogado Foi pedido por mim para pararem tudo, darem algum tempo a administração interna para tentar resolver este assunto e correr com a (nome de empresa omitido) pois isto era muito grave. Foi colocado em cima da mesa a reparação de um dos elevadores ser suportada pela administração interna como gesto de boa fé para tentarmos resolver isto e tentarmos ver como pagar a divida, mas que seria melhor esse assunto ser discutido com a nova administração. A firma dos elevadores e o gestor percebeu a situação e percebeu que estávamos e tentar resolver isto de boa fé. Contactei a (nome de empresa omitido) sem nunca lhes dizer o que sabia, mas a perguntar porque é que os elevadores não estavam a funcionar e quando era a reunião de condomínio, quanto aos elevadores era só desculpas e a falar mal da firma e que era melhor anular o contrato e quanto a reunião estava para breve. Fui colocado em bcc pelo gestor dos elevadores e fui sabendo da troca de emails, eu pressionava a (nome de empresa omitido) e a (nome de empresa omitido) ia reclamar com o gestor dos elevadores e a ameaçar, o gestor respondia educadamente e dizia que a divida tinha de ser paga ao que a (nome de empresa omitido) ou ignorava o email ou dizia que eles primeiro tinham de consertar os elevadores para serem pagos. Com o passar dos dias a firma de elevadores combinado comigo manda um email a dizer que o processo vai para advogado se não pagarem a divida. A (nome de empresa omitido) continua a espernear e a fazer-se de parva, é lhes mandado um plano de pagamento e um ultimato que se até ao dia x não tivesse assinado ia ser entregue ao advogado. Como no dia x o contrato não estava nas instalações da firma de elevadores a (nome de empresa omitido) foi de novo contactada e a resposta da (nome de empresa omitido) foi de que já tinha enviado e a demora devia-se que a administração do prédio tinha demorado a assinar. A firma de elevadores volta a responder, então mandem prova de envio, a (nome de empresa omitido) manda o contrato assinado em pdf e que o contrato original tinha seguido pelo correio. Pois segui-o pelo correio, mas com a data em que devia ter chegado a firma de elevadores. Eu recebi uma copia do contrato assinada pela (nome de empresa omitido) ou melhor por uma funcionaria da (nome de empresa omitido) e a autorizar até o debito direto. Eu contactei o gestor dos elevadores e disse-lhe essa assinatura não é de ninguém da administração veja na ata que lhe enviei as assinaturas da administração. De fato não era, mas foi autorizado por mim para não haver mais problemas Como nunca mais a (nome de empresa omitido) marcava a reunião a administração interna fartou-se desta situação e mandamos uma carta registada a (nome de empresa omitido) a pedir uma reunião de condóminos A (nome de empresa omitido) em vez de responder a administração do prédio vai ladrar com o gestor dos elevadores, se até ao dia x se os elevadores não estiverem a funcionar rescindimos o contrato, bla, bla, bla, bla, mas o plano de reparações estava a ser combinado com a administração do prédio e não com a (nome de empresa omitido) pois para o gestor dos elevadores, nós é que mandávamos e não a (nome de empresa omitido). Foi deixado um elevador de propósito parado estado o outro a funcionar Como foi deixado um elevador parado a (nome de empresa omitido) berrava e amassava os elevadores Para acabar com o assunto e como me apercebi que a (nome de empresa omitido) não marcava a reunião sem o outro elevador estar a funcionar dei ordem para ser colocado a funcionar, assim que foi colocado a funcionar recebemos logo a carta com a convocatória. Chegando ao dia da reunião a (nome de empresa omitido) grandes heróis, tinham colocado os elevadores a funcionar, tinham se debatido com a firma dos elevadores, tinham feito um acordo com eles, tinham baixado os valores, bla, bla, bla, bla, como os elevadores ainda estavam em teste e uma das placas tinha avariado, os elevadores estavam com alguns problemas, e alguns condóminos reclamaram, reposta pronta do gestor da (nome de empresa omitido) se até ao final do mês não estiver tudo a funcionar vamos rescindir com eles e pedir uma indemnização. Quando alguém levantava um problema ou reclamava o gestor da (nome de empresa omitido) desculpava-se com mentiras e respondia com mais uma promessa de amanha vai ser já resolvido. As dividas dos condóminos faltosos já estavam em tribunal Ia baixar a cota das frações etc…, etc…etc.. só promessas, e mais promessas Fartos disto e por o gestor da (nome de empresa omitido) não estar a seguir a ordem de trabalhos e estar a tentar fugir a eleição da administração e a aprovação de contas e a tentar terminar a reunião, foi confrontado com a divida, gestor da (nome de empresa omitido) desculpou-se que não era bem assim e que não tinha pago porque os elevadores estavam com problemas e mais areia para os olhos das pessoas, bla, bla, bla, parecia um calimero, foi confrontado com a assinatura do contrato mais uma serie de desculpas esfarrapadas, foi confrontado com os extintores fora de prazo, que iao ser vistos ainda este mês e mais uma serie de mentiras e que os extintores tinham só de ser visto de 2 em 2 anos, bla, bla, bla, mais problemas que o prédio tinha e ele tinha prometido arranjar mais uma serie de desculpas e a culpa era sempre dos outros e mais uma serie de promessas. A administração interna farta desta conversa e porque já era 1h da noite, obrigou a fazer a votação para a eleição da administração, assim que o gestor da (nome de empresa omitido) percebeu que perdeu voltou costas e saiu sem fazer ata nem dizer mais nada, depois a gente contacta para irem buscar as coisas. Findo 2 dias recebi um sms a dizer que podia ir buscar as coisas do condomínio, fomos buscar os papeis do condomínio, mas faltavam papeis que o gestor da (nome de empresa omitido) prometia enviar sem falta nos próximos dias, fartos de tanta confusão resolvemos aceitar. Pois mais uma vez as promessas não foram cumpridas, mais uns telefonemas mais uns emails e a (nome de empresa omitido) volta a fazer mais umas promessas e a dizer mais umas mentiras, depois de muito os melgar findo mais uns dias enviaram alguns papeis deixando outros em falta, e mais mentiras e promessas até ao dia de hoje nunca mais vimos esses papeis. Com o verificar das contas vimos que muita coisa não bete certo, contas aldrabadas, contas marteladas, recibos errados, um caos. Descobrimos mais uma divida muito grande para com um advogado que era da anterior administração e não tinha sido paga e a (nome de empresa omitido) dizia que não havia nada a pagar nem havia dividas a ninguém. Descobrimos que afinal a (nome de empresa omitido) não meteu ninguém em tribunal, nem fez nada era mais uma mentira. Temos muitas dividas por cobrar há largos anos, muitas das dividas não se consegue recuperar porque a (nome de empresa omitido) não entregou os papeis em falta ou simplesmente desapareceram. O historial de incompetência é muito vasto. Chamo a atenção das pessoas que tem esta firma ou estiverem a pensar em contratar os serviços desta firma para fugirem o mais depressa possível quem tem contrato com esta firma que veja bem as contas. Esta firma e o gestor de (nome de empresa omitido) vivem de mentiras e aldrabices e por onde passam tem vindo a destruir condomínios.
Este poste não é uma mentira nem uma historia falsa, mas sim chamar a atenção para não caírem na mesma ratoeira que nos caímos
Meu estimado, li com bastante atenção o seu longo escrito (de futuro deixe um espaçamento entre parágrafos para facilitar a leitura), e, em face dos seus desabafos, deixo-lhe o meu: reclama (legitimamente) de uma firma, alegando falta de profissionalismo e alertando terceiros para este facto, no entanto, fiquei sem saber a que firma se reportava. Portanto, discorreu para nada.
Primeiramente permita-me uma declaração de interesses: não possuo qualquer tipo de ligação a empresas de gestão condominial, no entanto, a minha bagagem advém do facto de já ter começado por laborar numa empresa, na qualidade de supervisor administrativo. Já em Portugal, colaborei na década de 90 com duas empresas e desde 2003 que apenas faço assessorias a condomínios e condóminos.
Dito isto, quanto ao meu primeiro parágrafo, atente que escrevi legitimamente entre parêntesis, porquanto, por muito mal que a ou as empresas (que podia e devia identificar, sem caluniar) laborassem, aquelas não se têm "solteiras" na responsabilidade. Regra geral, participo e ouço em sedes plenárias reclamações contra as administrações, no entanto, facilmente desmonto todas as argumentações dos reclamantes, não porque esteja a defender as empresas mas porque estou a criticar o próprio desleixo destes.
Para tanto, comece por verificar do que dimana do nº 1 do artº 1430º do CC. A administração das partes comuns compete à ASSEMBLEIA e a um ADMINISTRADOR. Atente que a ordem não é arbitrária, mas hierárquica. A assembleia, enquanto órgão colegial tem-se superior ao administrador enquanto órgão executivo. Esta hierarquia só não existe nos poderes-deveres que o legislador atribuiu ao administrador (cfr. artº 1436º CC ou através dos poderes processuais do condomínio relativos à personalidade judiciária - cfr. artº 6º CPC). Assim, o administrador (seja ele um condómino ou um terceiro - empresa), tem-se aquele subordinado à assembleia dos condóminos. No mais, deste, pode sempre, qualquer condómino recorrer para a assembleia dos condóminos nos termos do artº 1438º do CC.
Já a responsabilidade do administrador perante o condomínio afere-se pelo preceituado nº 1 do artº 164º, que pelos seus termos autoriza a aplicação das regras do mandato. Assim, o administrador que com o seu comportamento (leia-se acção ou omissão), provoque danos ao condomínio responde segundo as comuns regras da responsabilidade contratual ou extracontratual. De atentar que nos termos do nº 2 do artº 1437º do CC, o administrador também pode ser demandado nas acções respeitantes às partes comuns do edifício. Esta disciplina aplica-se caso algum condómino pretenda fazer valer em juízo pretenções respeitantes a bens ou interesses comuns.
Importa ressalvar que nos termos do artº 165º do CC, as pessoas colectivas respondem civilmente pelos actos ou omissões dos seus representantes, agentes ou mandatários nos mesmos termos em que os comitentes respondem pelos actos ou omissões dos seus comissários.Também o artº 500º preceitua que aquele que encarrega outrem de qualquer comissão responde, independentemente de culpa, pelos danos que o comissário causar.
Aquilo de que reclama, ouço-o amiúdes senão todas as vezes que sou solicitado, mas em todas, resulta por demais evidente que todos - condóminos e administrações - têm-se solidários na responsabilidade pela manutenção das situações presentemente vividas nos respectivos condomínio, tal é o desleixo de todos nos seus deveres. Infelizmente, isto acontece porque os condóminos contratam uma empresa de administração pelos motivos errados: ignoram que continuam com responsabilidades na administração e que o administrador é um órgão executivo da assembleia.
Destarte, comecem por reclamar, não da empresa, mas do vosso próprio desleixo! Quanto às empresas, no vosso interesse contratualizem o mandato com as cláusulas que vos aprouver e de defendam os legítimos interesses de ambas as partes, estabelecendo os respectivos direitos, deveres, obrigações e sanções para o incumprimento....