Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Já agora Rafael, qual a diferença entre tintas com base 10 para base 20 ?
  2.  # 2

    Colocado por: BricoleiroJá agora Rafael, qual a diferença entre tintas com base 10 para base 20 ?
    em tipo e qualidade são iguais , agora vou resumir uma coisa , para se ter uma cor temos que ter um equilíbrio entre o preço e a qualidade , como sabes as cores são desenvolvidas para levar o mínimo de corante possível para atingir a cor exata ...
    quanto menos corante menos probabilidade de desbotar , destoar , manchar , amuar , diminuir o tempo de secagem e nisso manter uma cor mais tempo perfeita ...
    para conseguir isso existe bases diferentes que variam entre menor opacidade , maior opacidade e bases de cor ...
    em relação á pergunta em si da 10 para a 20 a diferença é a menor opacidade que existe na 20 para que possa levar menos corante se calhar para fazer uma cor mais escura ou mais acentuada , ou seja em vez de pegarmos numa 10 que é 99% cor branco e carregarmos muitos corantes usamos a base 20 que irá tornar o produto muito mais equilibrado porque com menos corante ( lá está ) se consegue a cor pretendida ...

    já agora existe a base 5 mais branco que o branco e com mais opacidade , a 30 que é uma base transparente que com muito pouco corante assimila logo uma cor forte , a 40 que é amarela e a 50 que é vermelha ...

    não é alarmante fazer tintas numa base 20 mas existe cores que entre 10 % de diferença se conseguir parecida uma cor na base 10 fica-se mais bem servido em termos de opacidade ...
    agora vou o lixar ...
    numa pintura bem feita ( a nível de cobertura ) uma tinta feita em base 20 tem mais probabilidade de durar mais anos lol
    porque poderá ( e isso depende da cor e dos corantes ) levar mais micragem e isso dá durabilidade á tinta ...

    espero que esteja a modos de entender .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  3.  # 3

    Colocado por: rafaelisidoroazer tintas numa base 20 mas existe cores que entre 10 % de diferença se conseguir parecida uma cor na base 10 fica-se mais bem servido em termos de opacidade ...
    agora vou o lixar ...
    numa pintura bem feita ( a nível de cobertura ) uma tinta feita em base 20 tem mais probabilidade de durar mais anos lol


    E lixou mesmo! É uma decisão ingrata... por um lado é melhor por outro é pior, é a vida!
    Acontece que a cor que tinha já mandado afinar numa loja/marca é muito mas muito diferente do mesmo código NCS que a Dyrup afinou agora... e tenho que ir de base 10 para base 20 para conseguir aquela cor que quero.

    E supostamente, NCS deveria ser universal e igual em todo o lado mas não é.
  4.  # 4

    Colocado por: Bricoleiro

    E lixou mesmo! É uma decisão ingrata... por um lado é melhor por outro é pior, é a vida!
    Acontece que a cor que tinha já mandado afinar numa loja/marca é muito mas muito diferente do mesmo código NCS que a Dyrup afinou agora... e tenho que ir de base 10 para base 20 para conseguir aquela cor que quero.
    qual é a cor ?
  5.  # 5

    Colocado por: rafaelisidoroqual é a cor ?


    S 0530-Y20R
  6.  # 6

    mas o S0530-y20r é feito em base 10 ...

    porque é que tem que ser feito em base 20 ?
  7.  # 7

    Colocado por: rafaelisidoromas o S0530-y20r é feito em base 10 ...

    porque é que tem que ser feito em base 20 ?


    Sim eu sei, mas a cor que eu escolhi feita nesse mesmo código NCS é amarelo forte um pouco torrado, e essa mesma cor afinada na Dyrup depois de aplicada na parede e secar ficou mais creme que amarelo, não é isso que eu quero, então terei de ir para um S 0530-Y30R que já é feito em base 20.
  8.  # 8

    OK já sei ... nem precisas dizer mais nada , posso dar-te a explicação ... os catálogos NCS tem um defeito , os amarelos tem duas tonalidades uma dentro da Loja com luz artificial e outra no exterior com a luz do dia ... é algo absolutamente assustador , tanto que os meus clientes vão todos para a rua escolher amarelo , se tiveres oportunidade confirma isso e depois diz algo , mesmo para escolheres agora entre o s0530 -y30r convem pegares no catalogo e ires para o sol ...

    mais tecnicamente isso acontece porque o corante NE ( vermelho ) tem basicamente vários reflexos criando nuances diferentes ...
    se tens oportunidade pega no catalogo que acho que mesmo com este 30 não vais chegar ao tom que queres !? pelo menos por aquilo que vejo aqui no meu catalogo .
  9.  # 9

    Colocado por: rafaelisidoroacho que mesmo com este 30 não vais chegar ao tom que queres !? pelo menos por aquilo que vejo aqui no meu catalogo


    Então qual é a sugestão mais idêntica?

    S 0540-Y20R ?
    S 1040-Y10R ?

    É que estas segundo o catálogo já são mais laranjas que amarelo e a cor que eu mandei afinar tem lá na lata S 0530-Y20R e fica exactamente como quero, mas na Dyrup fica um creme cítrico estranho...e não amarelo.
  10.  # 10

    Não percebi uma coisa, a base 20 em relação à 10 pode ganhar em relação a manter mais anos a cor ou as propriedades da tinta?
    Pensei que a base quanto menor melhor...
  11.  # 11

    Colocado por: Bricoleiro

    Então qual é a sugestão mais idêntica?

    S 0540-Y20R ?
    S 1040-Y10R ?

    É que estas segundo o catálogo já são mais laranjas que amarelo e a cor que eu mandei afinar tem lá na lata S 0530-Y20R e fica exactamente como quero, mas na Dyrup fica um creme cítrico estranho...e não amarelo.
    o meu conselho é que escolhas a cor com a luz solar , parece-me que vais para o S 0540 -y 20 r ou o S0550-y20r ... mas basta escolheres o amarelo ao sol , vai por mim .

    se houver uma diferença depois disso , tens que reclamar porque poderá haver algum problema com a calibração da maquina acontece a minha está parada desde 2ª feira a espera de uma intervenção técnica ... qualquer coisa de anormal tens o site da Dyrup , linha verde ou azul ... ou outras soluções , mas vais confirmar que ao sol o tom do catalogo muda para o tom da tinta lol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  12.  # 12

    Colocado por: BricoleiroNão percebi uma coisa, a base 20 em relação à 10 pode ganhar em relação a manter mais anos a cor ou as propriedades da tinta?
    Pensei que a base quanto menor melhor...


    como disse , base 20 é um branco com menos opacidade logo leva menos corantes para fazer uma cor igual a uma feita em base 10 ( se fizer uma cor igual em 10 e 20 a cor da de 20 fica mais escura ligeiramente ) com a falta de um pouco mais de opacidade dada pelo branco das bases 5 , 10 , a base 20 poderá ter que levar mais uma camada para atingir o mesmo grau de opacidade , isso em algumas cores claro ... com esta camada extra consegue-se maior micragem e maior micragem dá direito a melhor isolamento , melhor retenção de cores , maior ciclo de lavagens , maior durabilidade em modo geral ...

    o grande defeito das tintas com grande opacidade é que uma demão tá lá ... ( asneira ) duas demãos bem esticadinhas outra asneira ... depois o sol come aquilo tudo e a tinta não presta lol ehehehehhe
  13.  # 13

    Colocado por: rafaelisidoroo grande defeito das tintas com grande opacidade é que uma demão tá lá ... ( asneira ) duas demãos bem esticadinhas outra asneira ... depois o sol come aquilo tudo e a tinta não presta lol ehehehehhe


    Acredito que sim, mas o grande defeito dos pintores é que dão orçamento para 2 demãos e tá feito, independentemente da tinta que for e depois uma terceira já sai dos valores...
    Concordam com este comentário: tiyxu
  14.  # 14

    Colocado por: Bricoleiro

    Acredito que sim, mas o grande defeito dos pintores é que dão orçamento para 2 demãos e tá feito, independentemente da tinta que for e depois uma terceira já sai dos valores...
    também tá certo mas temos que ver uma coisa a cor escolhe o dono da casa , correcto ? em função da dita o que vem por acréscimo deverá ser bem esclarecido até por uma questão de ser impossível partir para um orçamento sem uma cor definida uma vez que cada cor vai de encontro a uma classe e cada classe tem o seu preço ...
    mas é chato e compreendo perfeitamente ...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  15.  # 15

    vais usar primário ?
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  16.  # 16

    Colocado por: rafaelisidorovais usar primário ?
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    Sim, Dyrufix.
  17.  # 17

    Colocado por: Bricoleiro

    Sim, Dyrufix.
    pelo menos o mestre trabalha bem ahahahah

    e a luz aguentou ?
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  18.  # 18

    Colocado por: rafaelisidoroe a luz aguentou ?


    Sem stress!
  19.  # 19

    Ainda nos códigos NSC pegando no mesmo exemplo S 0530-Y20R,

    05 a seguir ao S é a % de escuridão e o 30 é a cromaticidade certo? O que é exactamente entendido como cromaticidade e qual é o efeito prático na tinta? É o mesmo que opacidade?
  20.  # 20

    Colocado por: BricoleiroAinda nos códigos NSC pegando no mesmo exemplo S 0530-Y20R,

    05 a seguir ao S é a % de escuridão e o 30 é a cromaticidade certo? O que é exactamente entendido como cromaticidade e qual é o efeito prático na tinta? É o mesmo que opacidade?
    parece-me que não é opacidade , mas algo mais dentro dos Mega Pixies é dispersão da percentagem da tonalidade de forma homogenia ...

    acho eu , eu penso que há um tópico por aqui com o Cugu-Elu acho eu que nunca mais o vi por cá em que deve ter uma definição para isso , eu sinceramente não preciso disso , mas caso a duvida consista eu posso dar a resposta mais tarde .
 
0.0213 seg. NEW