Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Colocado por: emadPonha-se no lugar dele que tem de levar consigo constantemente a dizer-lhe como deve fazer o trabalho dele.

    Pelo que percebi até agora o VXMC não exigiu nada mais do que o previamente acordado no CE e o estabelecido em normas e outra legislação.

    Colocado por: emadApenas acho que já deveria ter arranjado forma a que ele ouvisse o que tem para lhe dizer

    Pelo que percebi até agora estamos perante uma pessoa que não ouve nem dono de obra nem fiscalização, mostrando uma constante falte de respeito por ambos.

    Colocado por: emadmas ele tem as pernas mais fortes e quem saiu lesionado foi voçe.

    Pelo que percebi até agora, os trabalhos ainda que não cumpra à risca o contratado podem ser considerados aceitáveis, tb não creio que o DO tenha caído na saneira de ter pago adiantado trabalhos que não estão executados.

    Colocado por: emadse voçe coloca outro construtor a substituir, este vai aproveitar-se da sua fragilidade. Vai dizer que não garante o que o outro fez e que a garantir tem de fazer como ele manda. E so assim pode garantir. Isto vai originar aumento dos custos

    Nem tem que garantir, se o fizesse estaria a enganar o DO, apenas tem que garantir os trabalhos que executar.

    Colocado por: emadNa minha opinião deve levar com ele ate ao fim e minimizar o atrito.

    pelo que percebi não há forma de minimizar o atrito com uma pessoa que se julga dona da razão.

    Colocado por: emadQuem vier a seguir nos acabamentos fecha a porta.

    Pelo que percebi, esse é o argumento do empreiteiro do VXMC ...

    Colocado por: emadA casa não vai cair.

    Concordo em 100%

    Colocado por: emadO resto tudo se resolve.

    30 anos destas paneleirices dizem-me que não. Por norma apenas se resolve para o lado do empreiteiro, o DO vai ficar com o menino nos braços para o resto da vida
    Concordam com este comentário: jorgealves, two-rok
  2.  # 202

    Colocado por: emadvoçe coloca-o para fora da obra e ele pode embargar a sua obra ou colocar uma providencia cautelar

    Pelo que percebi a intenção do VXMC é rescindir o contrato.
    Qual os motivos que poderia o empreiteiro alegar para intentar um embargo da obra ou uma providencia cautelar?
    • RSM
    • 5 julho 2016

     # 203

    Se realmente formos analisar ao pormenor uma obra vemos donos da razão em todo lado, desde empreiteiro ao DO passando pela fiscalização ;)
    Mas isso são outras batalhas, cujas não podem ser travadas neste paraíso de pessoas mal formadas e autoritárias, chamado Portugal.
  3.  # 204

    Colocado por: zedasilva
    Pelo que percebi até agora o VXMC não exigiu nada mais do que o previamente acordado no CE e o estabelecido em normas e outra legislação.


    Pelo que percebi até agora estamos perante uma pessoa que não ouve nem dono de obra nem fiscalização, mostrando uma constante falte de respeito por ambos.


    Pelo que percebi até agora, os trabalhos ainda que não cumpra à risca o contratado podem ser considerados aceitáveis, tb não creio que o DO tenha caído na saneira de ter pago adiantado trabalhos que não estão executados.


    Nem tem que garantir, se o fizesse estaria a enganar o DO, apenas tem que garantir os trabalhos que executar.


    pelo que percebi não há forma de minimizar o atrito com uma pessoa que se julga dona da razão.


    Pelo que percebi, esse é o argumento do empreiteiro do VXMC ...


    Concordo em 100%


    30 anos destas paneleirices dizem-me que não. Por norma apenas se resolve para o lado do empreiteiro, o DO vai ficar com o menino nos braços para o resto da vida
    Concordam com este comentário:jorgealves

    Por causa disto é muito mais é que é obrigatório uma fiscalização efectiva e presente servindo de intermediário entre empreiteiro e DO, se o empreiteiro se está nas tintas para ambos é meter-lhe uns patins,

    Por causa do pensamento do emad é que gente com este ainda trabalham pois o grau de exigência resume-se a ter uma cozinha gira para a mulher não chatear, uma casa de banho com cagadeira de oiro para impressionar os amigos e um led grandalhão pá ver a bola,

    e depois gastam anualmente fortunas para reparar as camadas que agora custam zero,

    Felizmente existem bons exemplos no fórum que comprovam, a boa construção não custa mais caro que um monte cimento e areia com aspecto de habitação.
    Concordam com este comentário: two-rok
    • RSM
    • 5 julho 2016

     # 205

    Daqui a nada estamos aqui com a velha máxima de quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha. O emad, apresentou bom senso, e isso é crucial. Tal como a cagadeira de oiro foi uma mau exemplo, para não falar da cozinha linda para a mulher, com uma pitada de machismo. O mais curioso é ver dizer que este empreiteiro é este, é aquele e bla bla bla brio aqui brio acolá, é certo que existem empreiteiros e empreiteiros e a maior parte deles são muito mal comportados.

    No entanto, gostava de ver aqueles que falam de brio e zelo e outras tantas coisas, fazerem o trabalho deles. Seja numa empresa seja num escritório seja no que for :)

    É muito fácil atirar as pedras pro ar e tentar desviar, para que elas não caiam em cima.
  4.  # 206

    Ora, vou intrometer-me, embora não seja exemplo para ninguém vou dar também a minha opinião.

    Ora, quem contratou foi o VXMC, pelo que dentro daquilo que estiver estipulado no contrato as coisas têm que ser cumpridas.
    Se o VXMC através daqui está a receber críticas construtivas, acho muito bem que exija ao empreiteiro que faça como deve de ser.
    A questão do preço é quase irrelevante, normalmente este tem flutuação aquando da escolha dos extras e não da qualidade de construção.
    No meu caso, eu comprei já com a estrutura feita e a uma empresa que por sua vez já tinha o empreiteiro contratado. Logo a minha relação de negócio não era com o empreiteiro mas sim com a empresa.

    No entanto fui tendo aqui algumas críticas quanto à construção, e naquilo que pude (uma vez que o empreiteiro não era meu contratado), lá fui conseguindo falar com o empreiteiro, sem conhecimento da empresa que me vendeu a casa e naquilo que ele pode lá foi aceitando sempre as críticas construtivas que lhe ia passando.

    O que quero dizer com isto, é que o homem poderia não ter a melhor empresa de construção, mas tinha e continua a ter a maior das disponibilidades para me ouvir e na medida do possível, fazer as coisas como lhe pedia.
    Outras foram as vezes que ele próprio me aconteceu aconselhou e me dizia, olhe que isto é isto não está dentro do orçamento que a empresa passou mas eu fiz na mesma assim porque não o quero mal servido.

    Conclusão: acho que o VXMC, não está a querer o melhor empreiteiro do mundo, quer apenas um que o ouça e que tenha mente aberta para aceitar as críticas
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 207

    Colocado por: RSMTal como a cagadeira de oiro foi uma mau exemplo, para não falar da cozinha linda para a mulher, com uma pitada de machismo
    foi uma amostra da realidade, a malta preocupa- se demasiado com detalhes que se trocam num abrir e fechar de olhos enquanto que as infraestruturas e esqueleto nunca será alterado,

    Pode não gostar mas infelizmente é a verdade, veja o exemplo do emad ( não é nada pessoal nem tem qualquer sarcasmo) que aconselha continuar com uma situação em que o empreiteiro faz o que quer e lhe apetece sem dar explicações a ninguém.
    • RSM
    • 5 julho 2016

     # 208

    Caramba, é puro de mais evidente que ninguém escolhe o empreiteiro pelos números que apresenta no orçamento ou pelos seus lindos olhos certo?

    Faz-se uma avaliação ao trabalhado visitando obras concluídas pelo mesmo ou ainda em execução e a partir daí juntamente com o orçamento é fácil tirar conclusões.

    Será que estou assim tão enganado em relação a isto?
  6.  # 209

    Colocado por: RSMCaramba, é puro de mais evidente que ninguém escolhe o empreiteiro pelos números que apresenta no orçamento ou pelos seus lindos olhos certo?

    Faz-se uma avaliação ao trabalhado visitando obras concluídas pelo mesmo ou ainda em execução e a partir daí juntamente com o orçamento é fácil tirar conclusões.

    Será que estou assim tão enganado em relação a isto?


    Pois, deveria ser. Mas se calhar não foi escolhido dessa forma
  7.  # 210

    Colocado por: RSMNo entanto, gostava de ver aqueles que falam de brio e zelo e outras tantas coisas, fazerem o trabalho deles. Seja numa empresa seja num escritório seja no que for :)

    Sou um dos que aqui tem falado na falta de brio profissional do empreiteiro, não está em causa só o brio profissional,l mas e mais grave ainda a irresponsabilidade em inúmeras situações.
    Em 30 anos de atividade profissional, mais de metade foram com a peida fora da cadeira, sei o que custa encher uma placa com 30 graus de calor no lombo, sei o que custa em pleno inverno andar a abrir fundações de pá e pica com lama até às orelhas, sei o que são pintassilgos e quanto pesa um saco de cimento às 5 da tarde.
    Sei o que é ganhar 450€ ao fim do mês e o que é não os ter para pagar ao funcionário que durante 22 dias me foi fiel.
    Sei o que é não dormir com a preocupação de não ter trabalho para dar ao pessoal.
    Sei os sacrifícios que é preciso fazer para vingar no mercado dos chicos espertos.
    Sei o que é ser DO mas tb sei o que é ser empreiteiro.
    Concordam com este comentário: Mk Pt, jorgealves, tozepalma, two-rok
  8.  # 211

    Noutros tempos existia uma espécie pela minha zona que se chamavam patos bravos, eles sabiam que uma casa de banho engraçada e uma cozinha bem desenhada vendia-se muito bem e depressa, o que é certo que eles vendiam os apartamentos todos ainda em construção e outros andavam anos depois de finalizarem a construção para vender.
    Concordam com este comentário: tozepalma, two-rok
  9.  # 212

    Acho que alguém não percebeu o meu comentário.
    Eu apenas alertei o VXMC para ter cuidado com a forma como está a lidar e encarar o problema. Ele teve azar no empreiteiro. E agora tem um problema para resolver.
    Devem ter cuidado na forma como o aconselham, porque uma pessoa zangada e chateada pode tomar decisões precipitadas e depois as consequências poderão ser mais graves do aquilo que pode parecer.

    Jorge Alves,
    Agora a culpa é minha? Eu é que penso de forma errada e contribuo para o crescimento da incompetência dos outros. Foi infeliz no seu comentário zangado.

    Parece que o meu comentário mexeu com o clã maravilha do fórum. Doeu mexer na ferida.

    Por estas e por outras eu nunca colocaria a evolução da minha obra aqui. Depois o resultado é este. Espicaçar quem está numa posição desfavorável e comprometida como VXMC.
  10.  # 213

    Colocado por: emadJorge Alves,
    Agora a culpa é minha? Eu é que penso de forma errada e contribuo para o crescimento da incompetência dos outros. Foi infeliz no seu comentário zangado.
    nada disso eu só referi porque aconselha a continuar com a incompetência do empreiteiro em vês de o obrigar a assumir os compromissos,

    Mais nada além disso.
  11.  # 214

    Em Portugal gostamos muito de desculpar a incompetência e buscamos argumentos que até são válidos mas isso vai perpetuar a incompetência ad eternum.
  12.  # 215

    A decisão do user segundo creio foi tomada em função de múltiplos e variados erros, não somente por causa deste, este só foi a gota de água que fez transbordar o copo.
  13.  # 216

    Colocado por: emadDoeu mexer na ferida.

    Na parte que a mim me toca apenas quis esclarecer que sei o que é estar do lado do empreiteiro, estou lá muitas vezes, tendo do outro lado DO completamente totós (os tais das cagadeiras doiradas) e outros que só apetece enterrar dentro de um cabouco.
    É certo que o VXMC neste momento precisa de ter cabeça fria, mas tb precisa de tomar uma atitude, seja ela qual for.
    Acovardar-se e permitir que a obra continue a ser conduzida por irresponsáveis é uma das possíveis.
    Concordam com este comentário: two-rok
  14.  # 217

    Colocado por: emadAcho que alguém não percebeu o meu comentário.
    Eu apenas alertei o VXMC para ter cuidado com a forma como está a lidar e encarar o problema. Ele teve azar no empreiteiro. E agora tem um problema para resolver.
    Devem ter cuidado na forma como o aconselham, porque uma pessoa zangada e chateada pode tomar decisões precipitadas e depois as consequências poderão ser mais graves do aquilo que pode parecer.

    Jorge Alves,
    Agora a culpa é minha? Eu é que penso de forma errada e contribuo para o crescimento da incompetência dos outros. Foi infeliz no seu comentário zangado.

    Parece que o meu comentário mexeu com o clã maravilha do fórum. Doeu mexer na ferida.

    Por estas e por outras eu nunca colocaria a evolução da minha obra aqui. Depois o resultado é este. Espicaçar quem está numa posição desfavorável e comprometida como VXMC.


    Concordo com este comentário por algo muito simples: por muito que nos doa e nos apeteça roer a corda, às vezes temos que ter os pés bem assentes na terra e fazer as coisas bem feitas, caso contrário ainda compram mais sarilhos para além daqueles que já estão garantidos.

    Informem-se com um advogado sobre o melhor modo de terminar a relação contratual. Se necessário, contratem peritos que vos possam ajudar a reunir bases legais que demonstrem a má fé ou incapacidade técnica do empreiteiro.
  15.  # 218

    Dou razão a quem acha que está na altura de despedir o empreiteiro.
    Dou razão a quem acha que as coisas se podem (talvez) resolver de outra forma.

    Não sei até onde o VXMC já foi em termos "diplomáticos", mas se há coisa que aprendi nisto de lidar/gerir pessoas é que se deve sempre tentar tudo antes de puxar da marreta, pois em 99% das vezes os problemas resultam de meros mal entendidos (todos acham que têm razão até que lhes provam o contrário) e/ou da incapacidade de uma das partes de ver as coisas pelo prisma do outro.

    O que eu faria numa situação destas (se bem que duvido que tivesse deixado as coisas chegar a este ponto, ou já se tinha resolvido ou o empreiteiro já era há muito tempo), agora que está numa posição de força (tem provas de incumprimento) e que pelo vistos os danos não são assim tão sérios, seria marcar uma reunião entre DO, fiscal e empreiteiro num sítio tranquilo, fora da obra, fora do ambiente dele.

    Comece por lhe oferecer um café.

    Depois, com muuuita calma (os trunfos estão consigo) comece por dizer: "está visto que temos aqui um sério problema, e a continuar desta forma está visto que isto não vai acabar bem. Ainda assim gostaria de lhe dar uma última oportunidade, pois o que mais quero é ver a obra acabada". Confronte-o, pergunte-lhe se ele quer mesmo levar a obra até ao fim.
    Ele vai dizer que sim,certamente.
    Relembre-lhe então que quem paga a obra é você, que o Dono da obra é você, ele que se ponha no seu lugar de estar a pagar a alguém para fazer alguma coisa na casa dele e esse alguém se borrifar para tudo o que foi acordado.
    Destaque que ele já devia de ter reparado que se acha que contornando as boas práticas e faltando ao contratado despacha a coisa mais depressa está bem enganado, que apenas irá conseguir que a coisa se arraste mais tempo, e pode assim estar a perder outros contratos. Ou seja, faça-o ver que nada ganha, e que até perde, em manter a atitude.
    Deixe-lhe estupidamente claras as suas condições (que se for preciso ele tem de lhe telefonar antes de meter cada tijolo) e avalie a reação dele.
    Isto tudo sempre com muito jeitinho.
    O objetivo será obter dele um compromisso que lhe pareça mesmo sincero de que as coisas vão mudar (não julgue é que conseguirá que doravante seja tudo perfeito).

    Se ele se mostrar arrogante ou de outra forma pouco convincente, diga-lhe então que não vê alternativa em avançar com o despedimento por justa causa.

    Não é uma fórmula mágica, mas é o tipo de discurso que eu já vi resultar em muitas ocasiões.

    Isto se ainda se sentir com força para tal, é claro.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Carlos Peixoto, two-rok
  16.  # 219

    Colocado por: nelson__ricardose eu não viesse aqui nem me informa-se como funcionam as coisas poupava muitas chatices e pensava que tinha a melhor obra do mundo :)

    é como diz o povo: o corno só se sente corno se souber, enquanto isso é um gaijo felicíssimo ...
  17.  # 220

    Sigo o fórum quase a 1 ano.
    Aprende-se muita coisa, mesmo no meio de muita "palha" que por aqui existe, perfeitamente normal diga-se.
    O que é preciso, é saber recolher o que nos interessa e aplicar nos nossos casos da melhor maneira.

    Tenho um projeto (construção) a decorrer neste momento e de tudo aquilo que aprendi aqui nunca fui a obra dizer como eles devem fazer. Sempre perguntei como iam fazer e questionei com outras ideias. Sempre cordialmente. Naquilo que não tenho formação não me meto...

    Aqui, quem opina sobre o que esta a ser feito e como esta a ser feito faz porque lhes é pedido por alguém, isso não quer dizer que são os donos da verdade (eu pelo menos não considero assim). Quem pede opiniões sujeita-se a ouvir o que não quer.

    Neste caso é a velha máxima de ter esperança que as coisas comecem a melhorar e vai-se andando até que se chega ao ponto de rutura...

    A opinião dada pelo mhpinto é muito aquilo que eu faria...
 
0.1080 seg. NEW