Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: j cardosoHá uma questão que gostaria de ver esclarecida por aqueles que acham que não é aceitável um acordo entre o PS e a CDU e o BES para viabilizar um governo: A CDU e o BES não são aceitáveis para viabilizar um governo mas já são aceitáveis para inviabilizar e derrubar um governo votando ao lado do PSD e do CDS, é isso? Expliquem-me como é isto possível.

Talvez você devesse começar por perguntar ao BE e CDU como é que antes, um governo do PS inimigo dos trabalhadores e com políticas de direita, passa agora a ser a grande esperança de todos os que sofrem com a austeridade, que, ironia, foi iniciada pelo PS, depois de uma pré-bancarrota provocada pelo PS.
    Concordam com este comentário: two-rok, Bricoleiro
  2. Colocado por: luisvvO programa do PS é um exercício fantástico: o défice está descontrolado e o governo anterior foi uma desgraça, mas nós vamos gastar mais, aliviar os impostos e melhorar o défice.

Gosto desta parte. O único problema é que não acredito nesse exercício nem um poucochinho.
    Concordam com este comentário: two-rok
  3. http://economico.sapo.pt/noticias/alegre-acusa-cavaco-de-ser-um-presidente-fora-da-lei_232573.html

O intelectual poeta apareceu para dar ar de sua graça, que saudades!
  4. Nem me vou dar ao trabalho de responder porque a opinião da maioria deste fórum é clara: a coligação de direita é a única salvação para Portugal e quem pensa de forma diferente é de extrema esquerda.

Se calhar o PSD devia dar uma vista de olhos neste fórum, pois pelos vistos temos aqui gente de grande valor que não se importa de baixar ainda mais o seu nível de vida para ajudar Portugal. Se calhar aquela ideia de dividir o país entre direita e esquerda, que à primeira vista parecia absurda, não é assim tão má. Pomos aqueles que defendem a politica da austeridade a pagar a crise e está resolvido.
  5. Colocado por: j cardosoPrimeiro acha depois afirma como se fosse uma certeza. Reveja lá isso.

Isso já são questões de semântica, se eu digo que caso a coligação de esquerda fosse a eleições perderia, não importa se utilizo o termo "acho" ou não, é uma questão de fé da minha parte, baseada em tudo o que tenho lido e visto desde o dia 4 de Outubro, que só umas eleições permitiriam saber se tenho ou não razão.....já o tinha afirmado lá atrás.

Colocado por: j cardosoE isso quer dizer o quê, que não é legal? Onde diz isso?

Ainda não vi ninguém dizer que seria ilegal o PR nomear a coligação de esquerda para formar governo.

Colocado por: j cardosoA CDU e o BES não são aceitáveis para viabilizar um governo mas já são aceitáveis para inviabilizar e derrubar um governo votando ao lado do PSD e do CDS, é isso? Expliquem-me como é isto possível.

A CDU e Bloco podem apoiar governos, não podem é em contrapartida exigir que esse governo cumpra o seu programa politico.
    • eu
    • 23 outubro 2015
    Colocado por: simplesPomos aqueles que defendem a politica da austeridade a pagar a crise e está resolvido.

Quem defende a austeridade, não é por ter prazer em pagar mais impostos e ter menos regalias do estado. É por perceber que não há alternativa melhor...

Sempre pensei que, depois de tudo o que aconteceu na Grécia, os defensores do "fim da austeridade" percebessem finalmente que não há alternativas melhores. Mas a cegueira ideológica tem mais força que a realidade...
  6. Colocado por: eu
    Quem defende a austeridade, não é por ter prazer em pagar mais impostos e ter menos regalias do estado. É por perceber que não há alternativa melhor...

Sempre pensei que, depois de tudo o que aconteceu na Grécia, os defensores do "fim da austeridade" percebessem finalmente que não há alternativas melhores. Mas a cegueira ideológica tem mais força que a realidade...

nao é cegueira..... é achar que o dinheiro cai do ceu..... e enquanto houver uma classe que suporte isso tudo, ha sempre alguns que acham que o dinheiro cai do ceu!
  7. e no meio disto o Ferro la foi eleito..... mais um artista!
  8. Colocado por: simplesPomos aqueles que defendem a politica da austeridade a pagar a crise e está resolvido.

desde que cortem todos e quaisquer subsidios aqueles que nao defendem a austeridade..... nao me importo nada!

porque isto de ser contra a austeridade com o dinheiro dos outros é muito facil.....
    Concordam com este comentário: eu, two-rok, Bricoleiro
  9. Colocado por: simplesPomos aqueles que defendem a politica da austeridade a pagar a crise e está resolvido.

Típico, já é o que defendem e que querem fazer os sonhadores de esquerda. Usufruir da vida e os outros pagam!

Não tenha medo, como diria o saudoso José Hermano Saraiva, qualquer que seja o futuro continuará a haver noites de luar, Serra de Sintra e o Tejo a correr para o mar.
  10. Gostava que me explicassem onde é que se vai buscar o dinheiro para aumentar salários e pensões, e ainda baixar o iva da restauração e eletricidade. Pede-se emprestado? aumenta-se impostos? outro ?
    Concordam com este comentário: eu, two-rok
  11. Colocado por: BricoleiroNão tenha medo, como diria o saudoso José Hermano Saraiva, qualquer que seja o futuro continuará a haver noites de luar, Serra de Sintra e o Tejo a correr para o mar.

Totalmente de acordo e é exatamente por isso que continuo a pensar pela minha cabeça, ao contrário do que alguns aqui tentam fazer crer, totalmente desprendido de qualquer ideologia politica. Pensar pela própria cabeça em vez de seguir cegamente o rebanho é o que está a fazer falta a Portugal e aos portugueses.
  12. Colocado por: simplesNem me vou dar ao trabalho de responder porque a opinião da maioria deste fórum é clara: a coligação de direita é a única salvação para Portugal e quem pensa de forma diferente é de extrema esquerda.

Se calhar o PSD devia dar uma vista de olhos neste fórum, pois pelos vistos temos aqui gente de grande valor que não se importa de baixar ainda mais o seu nível de vida para ajudar Portugal.

Essa argumentação é bastante falaciosa: "baixar o nível de vida" não é uma escolha, é uma consequência. E o "nível de vida actual é o que é, para o bem e para o mal, porque muita da despesa do Estado foi paga com recurso à dívida. Se acredita que a despesa pública multiplica o PIB, é um bocado contraditório questionar simultaneamente a dívida e a austeridade (entendida como orçamento equilibrado).

E supor que existe uma alternativa que depende da vontade própria e que consiste em "crescer" é mero wishful thinking. O crescimento do PIB não depende da vontade de um governo nem de "estratégias".

Se calhar aquela ideia de dividir o país entre direita e esquerda, que à primeira vista parecia absurda, não é assim tão má. Pomos aqueles que defendem a politica da austeridade a pagar a crise e está resolvido.

Eu tenho uma ideia melhor: juntamos todos aqueles que defendem políticas keynesianas e apresentamos-lhes a conta.
  13. Colocado por: loverscoutdesde que cortem todos e quaisquer subsidios aqueles que nao defendem a austeridade..... nao me importo nada!

porque isto de ser contra a austeridade com o dinheiro dos outros é muito facil.....

Meu caro amigo, nunca usufrui de quaisquer tipos de subsídios e nunca falhei com nenhuma das minha obrigações enquanto cidadão. Mas seguir cegamente uma politica de austeridade que apenas serve os interesses de alguns não me parece a melhor solução para Portugal.
  14. Colocado por: loverscoute no meio disto o Ferro la foi eleito..... mais um artista!

E aposto que se está cagando para o segredo de justiça...
    Concordam com este comentário: two-rok, Bricoleiro
    • eu
    • 23 outubro 2015
    Colocado por: simplesMas seguir cegamente uma politica de austeridade que apenas serve os interesses de alguns não me parece a melhor solução para Portugal.

O Syriza concorda(va) consigo.
  15. Colocado por: PicaretaGostava que me explicassem onde é que se vai buscar o dinheiro para aumentar salários e pensões, e ainda baixar o iva da restauração e eletricidade. Pede-se emprestado? aumenta-se impostos? outro ?

O iva da restauração está bem é assim, não é nem tem que ser nenhum sector diferenciado do resto, se todos pagam 23 excepto saúde e bens essenciais, porque haveriam eles de pagar menos?
    Se baixasse, essa diferença não se ia fazer notar em baixa de preços para o consumidor mas sim em lucro para os comerciantes.
  16. Colocado por: simples

Totalmente de acordo e é exatamente por isso que continuo a pensar pela minha cabeça, ao contrário do que alguns aqui tentam fazer crer, totalmente desprendido de qualquer ideologia politica. Pensar pela própria cabeça em vez de seguir cegamente o rebanho é o que está a fazer falta a Portugal e aos portugueses.

Espectáculo hein? Você pensa pela própria cabeça, agora os outros? Esses não têm cabeça, andam todos em rebanho só porque pensam diferente de mim e por acaso até estão em maior consonância!
    Não percebo.

17. Sempre pensei que, depois de tudo o que aconteceu na Grécia, os defensores do "fim da austeridade" percebessem finalmente que não há alternativas melhores. Mas a cegueira ideológica tem mais força que a realidade...

Como é que não percebe? É simples:

Se o Estado gasta menos, a economia asfixia. Se o Estado cobra mais, a economia asfixia. Sobra a dívida. Mas a dívida é má quando temos que a pagar. Afinal, a solução é "a leitura inteligente do tratado orçamental", que consiste em ... ter um défice maior durante mais tempo. Claro que isso significa mais dívida, mas para quê chatearmo-nos com isso? A dívida só é má quando temos que a pagar...
  18. Colocado por: luisvvE supor que existe uma alternativa que depende da vontade própria e que consiste em "crescer" é mero wishful thinking. O crescimento do PIB não depende da vontade de um governo nem de "estratégias".

Quando uma empresa está à beira da falência existem duas opções:

1) Abrir falência e os credores ficam a ver navios. Os empregados são despedidos e vão para o desemprego e o que houver para ir buscar é absorvido pelo estado e pelos bancos.

2) Criar uma estratégia para voltar a tornar a empresa viável, colocando-a no caminho do lucro. Normalmente existe uma negociação com os credores, abdicando os mesmo de uma parte da divida, e há ajustes em termos de pessoal e regalias.

No caso de Portugal a falência está fora de questão, pelo que seria lógico tomar medidas para renegociar a divida e fazer os ajustamentos necessários, criando ao mesmo tempo condições para o país poder voltar a apresentar lucros. Em vez disso a questão da renegociação da divida nem se colocou. Os ajustamentos foram feitos com toda força, e ainda bem, mas não houve qualquer preocupação em criar crescimento.

Todos sabemos que só há crescimento, se houver investimento. Agora explique-me como é que pode haver investimento se os particulares e as empresas são exprimidos até ao tutano com impostos cada vez mais altos e a única preocupação do estado é servir a divida!?

Não se trata de resolver a situação mas sim de a adiar. Com todas as medidas tomadas nos últimos 4 anos o PSD conseguiu aumentar a divida em mais 30%!! E agora diz-me que devemos ficar todos contentes com isso porque afinal o crescimento não é planeável e em vez de querer crescer temos é que pagar as nossas dividas?

Eu tenho uma ideia melhor: juntamos todos aqueles que defendem políticas keynesianas e apresentamos-lhes a conta.

Agora os desempregados e os reformados é que têm a culpa de o PSD ter concorrido ao Euro 2004 ou o PS se ter lembrado que Portugal estava preparado para receber o TGV?

0.0652 seg. NEW