Iniciar sessão ou registar-se
    • Couser
    • 23 julho 2016 editado

     # 1

    Muito bom dia!

    Estou a pensar iniciar um investimento.
    No máximo até 10.000 euros, comprar uma garagem e conseguir o máximo de retorno para poder continuar a investir.
    É um bom negócio? Arrendar ou vender?

    Seria de uma grande ajuda contar com a experiência e sabedoria de alguém já dentro do ramo.
    Um granda obrigado e um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: void
    • emad
    • 23 julho 2016

     # 2

    Depende do valor que vai pagar pela garagem. Depende do valor que consegue realizar no arrendamento. Quanto ira pagar de condominio e de IMI.
    O investimento tambem depende de quanto tempo precisa para o recuperar.
    Se precisa de muitos anos para o recuperar, aconselho- a ponderar.
    Nao pense no investimento como uma coisa que pode deixar para os filhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Couser
  1.  # 3

    sim, 5 anos, é um bom tempo?
  2.  # 4

    Se conseguir alugar por mais ou menos 50€/ mês pode ser bom negócio.
    Tirando 100€ para despesas e o imposto de 28% fica com 360€ limpos ano o que é 3,6%. Na actual conjuntura não é mau, a não ser que o imóvel desvalorize.
    Neste caso também não deve ter problemas de despejo.
  3.  # 5

    360 euros por ano? Parece-me muito pouco. Compro a pronto, sem despesas de manutenção, 100 euros por mês, em 5 anos recupero os 10mil e ai começa a gerar lucro. É possível?
  4.  # 6

    Colocado por: Cousersim, 5 anos, é um bom tempo?

    Recuperar o investimento em 5 anos?? Era preciso alugar a cerca de 170€/ mês e não pagar impostos.
  5.  # 7

    Se tiver o azar de deixar de pagar e não entregar o comando do portão, só consegue "resolver" ( com aspas e reticencias) parcialmente o despejo caso lá coloque um carro velho a impedir que o inquilino continue a estacionar naquele espaço...


    Colocado por: CarvaiSe conseguir alugar por mais ou menos 50€/ mês pode ser bom negócio.
    Tirando 100€ para despesas e o imposto de 28% fica com 360€ limpos ano o que é 3,6%. Na actual conjuntura não é mau, a não ser que o imóvel desvalorize.
    Neste caso também não deve ter problemas de despejo.
  6.  # 8

    o imposto de 28% é sobre a renda por mês?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: abrasivo
  7.  # 9

    Colocado por: Cousero imposto de 28% é sobre a renda por mês?

    Sim
  8.  # 10

    Colocado por: Cousero imposto de 28% é sobre a renda por mês?


    Pode não ser 28% se optar por englobamento e tiver uma taxa de IRS inferior.
    Concordam com este comentário: emad
  9.  # 11

    englobamento como assim? um desde já obrigado a todos os que comentam, estão a ser uma grande ajuda
  10.  # 12

    Colocado por: Couserenglobamento como assim? um desde já obrigado a todos os que comentam, estão a ser uma grande ajuda

    https://www.economias.pt/o-que-e-o-englobamento-em-irs/
  11.  # 13

    Obrigado fiat_uno. Resumindo é caso a soma do meu salário com os rendimentos do imóvel sejam de um valor em que a dedução do IRS seja inferior a 28% compensa fazer o englobamento.. É isto ou percebi mal?
  12.  # 14

    Sim é isso.
  13.  # 15

    Depende da dimensão da garagem e localização.

    A titulo de exemplo, eu pago num edificio de garagens 80€ por mês (sem eletricidade) por uma garagem onde cabe um carro e umas prateleiras.

    Se o local for vantajoso em termos de segurança e bem localizado, acho que pede facilmente 100€ por mês. Numa zona com dificuldade de estacionamento, melhor ainda.
 
0.0182 seg. NEW