Iniciar sessão ou registar-se
    • ng3
    • 9 maio 2009 editado

     # 1

    gostaria de saber se já alguns dos que frequentam esta página já fizeram furo artesiano, quanto custou e se compensa, se alguem quiser dar orçamentos tb agradeço???
    • Mac
    • 10 maio 2009 editado

     # 2

    Atenção que não tarda muito estamos a pagar uma taxa anual pela captação de águas subterrâneas. Não tenha dúvidas.
    Eu vou optar por construir uma cisterna de 40 m3 para armazenamento de águas pluviais. Furar custa cerca de 25 € ml, a bomba uns 900. Nada melhor do que consultar uma empresa e pedir preços. Claro que se lhes perguntar se compensa responderão SIM
    • pilav
    • 10 maio 2009 editado

     # 3

    Caro ng3 . Fiz um furo de 106m / 30.000 litros hora com 14 cm de largura( é aqui na largura que aumenta; normalmente 5 euros por medida de refrencia 16, 18 20 22 cm,larguras possiveis) custou-me o de 14 a 35 euros o metro+IVA ,cerca de 5 mil euros, uma bomba de 5.5 cv de 4.4 kw Britefil ( fabrico nacional) toda em aço inox) de 2 polegadas,trifásica, 2 mil euros, montada no local e trabalhar ,. Quanto a pagamento, no futuro será uma pequena taxa pela area de terreno a regar, segundo um amigo meu, que cultiva no leziria ribatejana uns centos de hectáres.
    Acabei o furo á 2 meses, estou em fase de colocação de luz para ligar a bomba. para alem disto ,irei aproveitar as águas pluviais e até as da etar que vou montar.
    Uma nota ,há bombas mais baratas,depende a que altura vai trabalhar, caudal,potencia.
    Fiz o furo no concelho de Alpiarça em propriedade agricula, demorou 7 meses para a obtenção da licença( Simplex do Engº).
    Cump. Carlos Alberto
  1.  # 4

    Fiz um furo de 70 mts para uso doméstico numa moradia e com bomba andou na ordem dos 5000€. se compensa ou não tudo depende dos hábitos de consumo. Eu instalei um contador de 1 polegada e 1 quarto precisamente para mais tarde fazer as minhas contas e verificar se valeu a pena. Estou agora a fazer um ano de utilização e ainda não fiz as contas, mas assim por alto parece-me que só ao fim de 10/11 anos é que vou recuperar o investimento. Se a bomba que montei, segundo as informações recolhidas é de qualidade boa, aguentar mais do que esse tempo valeu a pena, senão julgo que os benefícios se esbatem. Mas mais uma vez digo que tudo depende da utilização e dos valores cobrados pela água da companhia que engloba as questões do saneamento.
    • ng3
    • 10 maio 2009

     # 5

    pois isso compensará realmente para mim que quero meter uma piscina em casa leva um pipa de m. cúbicos de água.
    • ng3
    • 10 maio 2009

     # 6

    e depois tenho um jardim para regar de 14 por 14 metros.
  2.  # 7

    Eu não tenho piscina mas pelo que consegui saber é necessário saber o tipo de água pois disseram-me que se a água tiver muito ferro não é aconselhável utilizar em piscina. Esta informação está sujeita a confirmação. É só um alerta. Por outro lado, não se esqueça que segundo a legislação não é permitido misturar os sistemas de captação própria com o sistema gerido pelos serviços municipalizados de água e saneamento. Se o pretender efectuar tenha muito cuidado quando utilizar o sistema na rede de casa. Se só pensar utilizar para o jardim não há problema. Se pretender utilizar a água do furo na rede de casa tente consumir alguma da companhia para não dar nas vistas. Por outro lado também o aconselho a não registar o furo embora seja uma situação ilegal, pois se os serviços municipalizados o vierem importunar a dizer que tem um sistema de captação própria e que faz descargas para a rede pública tem alguns argumentos para contrapor. Se registar o furo não tem hipótese e eles podem colocar-lhe muitos problemas. Isto foi-me dito pelo Picheleiro.
    • pilav
    • 10 maio 2009 editado

     # 8

    para uso domestico é obrigatório a apresentação de analise da água, do respectivo furo claro!...não manifestar o furo ou poço, impossivel caça aberta a furos e poços ilegais , multas de 25mil euros, para além de ninguem o fazer.Os pobres dos velhotes que toda a vida tiveram o seu poço com a nova lei são obrigados a registo, sob pena de graves multas. ( simplex)
    cump. Carlos Alberto
  3.  # 9

    Aconstruir ,cuidado eles andam doidos á caça, multas loucas.
  4.  # 10

    Pilav, agradeço o seu comentário, mas como em tudo na vida é preciso saber fazer as coisas. Só pretendi alertar para a situação de que se alguém fizer um furo para utilização doméstica e o registar tem de ter muito cuidado nos consumos que vai fazer pois se não consumir nada da água da companhia vai alertar para a situação do furo. Depois e como disse, se eles andam malucos à caça de multas, se registar o furo depois tem de provar que só o utiliza para rega. Não pode utilizá-lo para a rede de casa nem sequer para a piscina pois vai misturar o sistema de captação própria com a rede pública de saneamento o que é proibido como bem deve saber. Mas cada um faz o q entender.
  5.  # 11

    aconstruir, comigo tem sid assim:
    tentei fazer sem autorização, mas a tetativa foi ingloria mninguem dos prospectores quer arriscar.
    Foi penchido um formulário onde vai mencinado estimativa para consumo senamal, mensal, picos maximos de consumo Ex.verão 300 e tal metros cubicos mês. Querem saber a marcada bomba,potencia e capacidade de débito da mesma, para ver se tudo encaixa entre consumos previstos e capacidade de extração, referente á minha area a regar 11000m2.Já se encontra em poder deles o historial do resultado do furo. profundidade,niveis estáticos, dinamicos ,débito( Caudal) do furo por hora, nem sei que diga mais. boa sorte a todos.
    cump carlos alberto
    •  
      FD
    • 10 maio 2009

     # 12

    Alguém me sabe dizer qual é a legislação em questão quanto a esta situação de registar os poços?

    O meu sogro está responsável por conta do pai por um poço para rega (agrícola) e hoje por acaso falou-se nisso. Como ele não sabia as implicações, se me pudessem dar essa informação agradecia, dessa forma posso tentar ajudá-lo.
    Obrigado desde já. :)
  6.  # 13

    Caro FD
    Do pouco que sei ,como ando nas andanças de ter feito um furo á pouco, dou-lhe como sugestão ,que se dirija, A aministraçãoda região hidrográfica onde se situa a proriedade e solicite a respectiva informção Ex.almeirim ,Aliarça Santarem etc é região hidrográfica do tejo.
    mais simples, recorrer aos serviços de uma empresa de sondagem,sabem a lei e o que fazer, para alem de terem Engº Geolólogo.
    Email de uma [email protected]
    cum.Carlos Alberto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  7.  # 14

    informei-me, há 2-3 meses, sobre os procedimentos e licença para fazer um furo.

    Foi-me dito que teria um custo de aproximadamente 120€ para o pedido de licença, que teria que ter na mesma água da companhia e que a água do furo só poderia ser usada para uso 'não humano'. Ou seja, nunca poderia ser para beber, banhos ou pias (cozinha e banhos). Ora....isso significaria que só poderia usar a água para as sanitas e rega :(
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  8.  # 15

    Já não se paga para pedir licença para fazer o furo e pode ser usada em consumo doméstico, companhando o processo com análise microbacterilógica da água.
    • ng3
    • 11 maio 2009

     # 16

    acho estranho porque quem faz os furos dá garantia de potabilidade para consumo, leva filtros para ficar potável.
  9.  # 17

    Colocado por: ng3acho estranho porque quem faz os furos dá garantia de potabilidade para consumo, leva filtros para ficar potável.

    Se tudo se resolvesse com filtros...
  10.  # 18

    Colocado por: pilavJá não se paga para pedir licença para fazer o furo e pode ser usada em consumo doméstico, companhando o processo com análise microbacterilógica da água.


    Não foi essa a informação que me deram. Disseram-me, explicitamente, que só a poderia usar para uso 'não humano'.

    Mas, se assim for, de quanto em quanto tempo é que seria necessário apresentar análises à água? Porque apresentar no início e nunca mais apresentar.....não me parece realista.
  11.  # 19

    FD
    As entidades reguladoras/ licenciadoras dos recursos hidricos são as denomindadas ARH, substituem as CCDR...


    De acordo com o Decreto-Lei nº 226A/2007, de 31 de Maio, todos os proprietários e arrendatários de utilizações dos recursos hídricos têm que pedir os devidos títulos de utilização até dia 31 de Maio de 2009.

    http://www.arhnorte.pt/
    http://www.arhcentro.pt/
    http://www.arhtejo.pt/
    http://www.arhalentejo.pt/
    http://www.arhalgarve.pt/site/index.php
    Boas sortes...
    PS: também tenho que ir declarar o poço e a nora, com cisterna devolutos que tenho...

    No entanto
    AVISO
    Comunicado do Conselho de Ministros de 7 de Maio de 2009

    Decreto-Lei que prorroga, por um ano, o prazo para a regularização dos títulos de utilização de recursos hídricos previsto no Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de Maio

    Este Decreto-Lei vem prorrogar até 31 de Maio de 2010 o prazo para a regularização dos títulos de utilização de recursos hídricos estabelecido na lei, inicialmente previsto para 31 de Maio 2009.

    Esta prorrogação do prazo deve-se ao facto de as Administrações de Região Hidrográfica terem entrado em funções em Outubro de 2008, o que não permitiu desenvolver ainda uma campanha alargada de divulgação daquela obrigação, de forma a assegurar o maior número possível de adesões, permitindo, assim, atingir o objectivo de dispor de um inventário tão completo quanto possível das utilizações dos recursos hídricos e diminuindo o risco de sanções sobre os utilizadores não titulados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  12.  # 20

    Fiz o meu furo à cerca de dois meses, o água é para uso em casa (não chega lá a água da companhia) e no jardim.
    No meu caso, como a água tb é para ser utilizada em casa, foi preciso apresentar uma declaração da Câmara a dizer que não passava lá a conduta da água, é necessário apresentar o exame bacteriológico da água e pouco mais que os papeis habituais.
    Por causa do consumo em casa (mesmo que não seja para beber) estou a estudar a colocação de um conjunto de filtros + sistema de ionização?? - É comercializado e instalado pela Revipool

    Cuptos
 
0.0240 seg. NEW