Iniciar sessão ou registar-se
    • antsar
    • 24 julho 2016 editado

     # 1

    Olá,

    pela primeira vez na vida estou convencido a avançar para a compra de uma casa (apartamento) para viver!
    A ideia é procurar uma casa até 70k/75k para viver uns anos, e procuro algo que possa precisar de algumas remodelações (cozinha e/ou wc). Assim será potencialmente uma compra mais barata, e ao remodelar fico mais descansado que ao menos sei a qualidade do material e que não vou ter problemas escondidos.

    Não tenho experiência neste tipo de aventuras, nem conhecimentos para avaliar se uma casa tem boa construção, ou onde procurar por problemas....
    Por isso queria pedir se podem partilhar um pouco da vossa experiência sobre que tipo de coisas estar atento?

    algumas duvidas:
    - será que nas casas de banco ainda dá para fazer bons negócios, ou as casas já estarão perto dos valores mínimos que os bancos vendem?
    - alguma sugestão do que será o valor por m2 na zona de Gaia, para um imóvel mediano (acabamentos normais e nada de luxo)
    - tenho preferencia por sala com chão de madeira, existe algum inconveniente?
    - se optar por um ultimo andar, infiltrações do terraço/varanda são minha responsabilidade ou condomínio?


    dicas que já apanhei por aqui no forum
    - evitar casas que foram remodeladas para serem vendidas (podem ter problemas escondidos)
    - analisar dados do condomino (se toda gente paga, se há grandes obras planeadas para breve)
    - se existir usufruto de áreas colectivas (terraço, jardins, etc) garantir que é algo acordado por todos condóminos, e não apenas por "um acordo de cavalheiros"
    - falar com outros moradores para ter feedback do prédio e problemas recorrentes
    - evitar casas com poucos anos (só ao final de alguns anos é que potenciais problemas mais graves se vão manifestar)


    Obrigado
  1.  # 2

    nada? :(
  2.  # 3

    Colocado por: antsarOlá,

    pela primeira vez na vida estou convencido a avançar para a compra de uma casa (apartamento) para viver!
    A ideia é procurar uma casa até 70k/75k para viver uns anos, e procuro algo que possa precisar de algumas remodelações (cozinha e/ou wc). Assim será potencialmente uma compra mais barata, e ao remodelar fico mais descansado que ao menos sei a qualidade do material e que não vou ter problemas escondidos.

    Não tenho experiência neste tipo de aventuras, nem conhecimentos para avaliar se uma casa tem boa construção, ou onde procurar por problemas....
    Por isso queria pedir se podem partilhar um pouco da vossa experiência sobre que tipo de coisas estar atento?

    algumas duvidas:
    - será que nas casas de banco ainda dá para fazer bons negócios, ou as casas já estarão perto dos valores mínimos que os bancos vendem? Normalmente não ha grande margem de negociaçao , mas cada caso é um caso
    - alguma sugestão do que será o valor por m2 na zona de Gaia, para um imóvel mediano (acabamentos normais e nada de luxo)Não faço a minima
    - tenho preferencia por sala com chão de madeira, existe algum inconveniente? Tambem gosto não vejo incoveniente
    - se optar por um ultimo andar, infiltrações do terraço/varanda são minha responsabilidade ou condomínio? Condominio, mas muitas vezes é uma carga de trabalhos até o condominio se decidir a fazer a obra, existem algums meios legais para avançar ,mas cria sempre atrito com os outros condominos


    dicas que já apanhei por aqui no forum
    - evitar casas que foram remodeladas para serem vendidas (podem ter problemas escondidos)
    - analisar dados do condomino (se toda gente paga, se há grandes obras planeadas para breve)
    - se existir usufruto de áreas colectivas (terraço, jardins, etc) garantir que é algo acordado por todos condóminos, e não apenas por "um acordo de cavalheiros"
    - falar com outros moradores para ter feedback do prédio e problemas recorrentes
    - evitar casas com poucos anos (só ao final de alguns anos é que potenciais problemas mais graves se vão manifestar)


    Obrigado
  3.  # 4

    - será que nas casas de banco ainda dá para fazer bons negócios, ou as casas já estarão perto dos valores mínimos que os bancos vendem?


    A resposta a essa questão, actualmente, não é muito simples. Depende de muitos factores, nomeadamente, se a entidade financeira possui uma grande carteira de imóveis e se a mesma tem premência em desfazer-se deles. Alguns bancos têm optado por executar a casa e mantendo-a em sua posse e arrendando-a. Uma vantagem inerente à compra de um "imóvel do banco", prende-se com as "facilidades" e algumas "vantagens" que se têm "ofertadas", por exemplo, um spread mais baixo, valor do crédito igual ao da avaliação, alguns descontos nos processos, etc.

    Outra boa opção são os leilões, mas aí, terá que possuir o capital necessário para proceder à compra. Não o possuindo, no mínimo terá que ter o necessário para "sinalizar" a opção de compra e bem assim a garantia da obtenção do restante mediante um crédito hipotecário (neste caso, é de todo conveniente que tenha feito uma simulação prévia para conhecer até que valores pode avançar). Este negócio envolve muito riscos, se não tiver ponderado muito bem as coisas, porquanto, não podendo concretizar o negócio, fica numa grande enrascada...

    - alguma sugestão do que será o valor por m2 na zona de Gaia, para um imóvel mediano (acabamentos normais e nada de luxo)


    Ignoro, no entanto, pode e deve consultar os sites da especialidade com anúncios referentes a imóveis na zona de Gaia. Aí ficará com uma primeira ideia. De igual forma, pode visitar uma imobiliária que trabalhe bem nessa mesma zona.

    - tenho preferencia por sala com chão de madeira, existe algum inconveniente?


    Nenhum! No mais, trata-se de uma apreciação muito subjectiva. Pessoalmente prefiro tijoleira.

    - se optar por um ultimo andar, infiltrações do terraço/varanda são minha responsabilidade ou condomínio?


    Infiltrações havidas no telhado, terraço de cobertura ou fachada são da responsabilidade do condomínio. Os terraços panorâmicos (também com funções de cobertura), por se terem afectos, ter-se-à que aferir o motivo das infiltrações. Se houver responsabilidade por quem dele frui em exclusivo, a responsabilidade tem-se desse condómino. Quanto às varandas, prima facie, aplica-se igual conceito.

    - evitar casas que foram remodeladas para serem vendidas (podem ter problemas escondidos)


    Concordo, pese embora existam muitas excepções à regra. Sempre que vendi as minhas casas, só as remodelei após a venda ou, descontava ao preço o valor da mesma e o promitente comprador que obrasse a seu desejo.

    - analisar dados do condomino (se toda gente paga, se há grandes obras planeadas para breve)


    Mais importante, verificar se o anterior proprietário se tinha de boas contas. Atente que existem despesas (dívidas) ambulatórias e não ambulatórias. Havendo-as (dívidas), você tem-se responsável pela quitação das ambulatórias. Caso lhe imputem (necessariamente em tribunal) as não ambulatórias, sobre estas, tem o direito de regresso do anterior proprietário.

    - se existir usufruto de áreas colectivas (terraço, jardins, etc) garantir que é algo acordado por todos condóminos, e não apenas por "um acordo de cavalheiros"


    Irrelevante. Mais importante é conferir o que dimana do regulamento prefixado no artº 1429ºA do CC, e se existe o outro regulamento prefixado no artº 1418º do CC. Quanto ao primeiro, pode obstar o cumprimento de algumas das suas regras, mas havendo-se o segundo, mesmo discordando de algumas normas, elas são-lhe vinculativas. Quanto à fruição das partes comuns, acordos de cavalheiros, ou acordos em acta não se têm superiores á letra da lei.

    - falar com outros moradores para ter feedback do prédio e problemas recorrentes


    Pode e deve abordar, tanto a administração como outros moradores...

    - evitar casas com poucos anos (só ao final de alguns anos é que potenciais problemas mais graves se vão manifestar)


    Não necessariamente...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antsar
  4.  # 5

    Colocado por: antsar- será que nas casas de banco ainda dá para fazer bons negócios, ou as casas já estarão perto dos valores mínimos que os bancos vendem?
    - alguma sugestão do que será o valor por m2 na zona de Gaia, para um imóvel mediano (acabamentos normais e nada de luxo)

    Para isto, nada melhor que começar a "partir pedra", leia-se pesquisar anúncios e imobiliárias, visitar casas, quantas mais melhor. Só assim ficará com uma ideia dos valores do mercado, pois tudo o que aqui lhe disserem será relativo, quanto mais não seja porque dentro da mesma cidade há sempre zonas e zonas.
  5.  # 6

    Para isto, nada melhor que começar a "partir pedra", leia-se pesquisar anúncios e imobiliárias, visitar casas, quantas mais melhor.


    Foi isto que já comecei a fazer.... e realmente uma primeira experiencia engraçada...
    Desde pessoas que "não descem nem mais um centimo" e passado duas semanas já baixam 12mil.... até vendedores que "já mostraram a casa a muitas pessoas e deve ir rápido" e depois o dono diz que somos os primeiros a visitar...

    Se não tivesse alguma urgência, isto até se pode tornar um hobby sociologico interessante.... :D
  6.  # 7

    Colocado por: antsar
    Se não tivesse alguma urgência, isto até se pode tornar um hobby sociologico interessante.... :D


    "hobby sociologico" é um nome engraçado para "negociação à marroquino". :)
  7.  # 8

    Colocado por: antsar
    Se não tivesse alguma urgência, isto até se pode tornar um hobby sociologico interessante.... :D


    "hobby sociologico" é um nome engraçado para "negociação à marroquino". :)
  8.  # 9

    é um pouco o vale tudo para poupar (sempre dentro da seriedade e legalidade)
 
0.0170 seg. NEW