Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Gostava de colocar uma questão relacionada com impostos...
    Estou a planear comprar um prédio com frações comerciais.

    Mas o VPT é muito elevado, consequentemente o IMT dispara.
    Lembrei-me de pedir ao vendedor que me entregue o modelo 1 do IMI para alterar a afetação das fracções comerciais para habitação, o que iria reduzir o VPT para metade, tal como o IMT.

    Depois de comprar (3 anos depois), voltava a colocar a afetação correta.

    Gostava de saber a vossa opinião. Isto é possível? Há alguma outra forma de baixar o IMT?

    Desde já agradeço as vossas opiniões.
    João
  2.  # 2

    o que poupa de impostos vai gastar na conversão dos espaços e no licenciamento.

    a camara não vai autorizar a conversão de uma fracção comercial para habitação, apenas porque lhe dá jeito, uma habitação precisa de um wc com duche, duvido que a fracção comercial o tenha, de uma cozinha, etc/etc. Teria que fazer um projecto de alterações e depois fazer as obras. e com isto tudo já gastou mais do que o que poupou
  3.  # 3

    Já para não falar. se estiver inserido em loteamento terá de realizar alteração ao alvará.
  4.  # 4

    Trata-se de um prédio antigo, sem projecto. E pelo que me informei as finanças aceitam o modelo 1 do IMI dos prédios inseridos na matriz antes de 1951.

    Neste caso não precisava de fazer licenciamentos ou alterações. É apenas preencher modelo 1 e rezar que não façam vistoria (o que é raro fazerem....).

    Será que há riscos com esta manobra? Sabem de alternativas?

    Obrigado pelas respostas.
    João
 
0.0092 seg. NEW