Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Fiz uma proposta por uma casa que foi aceite pelo vendedor pelo que agora tenciono dirigir-me a alguns bancos para ver qual é que me faz a melhor proposta para crédito.

    Que documentação é que preciso de levar aos bancos para me fazerem uma proposta de financiamento? Basta levar documentação associada a mim (cartao cidadão, recibos vencimento, etc) ou também necessito levar informação sobre o imóvel que vou comprar (caderneta predial, planta do imóvel etc)???
    • nmex
    • 25 julho 2016

     # 2

    Numa fase inicial, e enquanto anda (deve andar) de banco em banco a procurar as melhores condições, pode apenas informar verbalmente (se já os levar estudados) os dados que normalmente são necessários:

    - idade dos prepotentes
    - rendimento anual (mensal) liquido/bruto
    - valor avaliação da casa (aqui será sempre uma estimativa, porque o banco ainda terá que a avaliar e cobrar a respectiva comissão)
    - valor pretendido

    tente usar sempre os mesmos critérios, nos diferentes bancos: valor pretendido, valor da "avaliação", tipo de seguro, anos do empréstimo etc, para que mais facilmente depois possa fazer comparações entre as varias propostas.

    Posteriormente, e numa fase mais avançada do processo, a documentação (a que referiu e mais um ou outro documento) será solicitada.
  2.  # 3

    Liquidação de irs do último ano, 3 últimos recibos de vencimento, 3 últimos ex tratos bancários, mapa de responsabilidade de crédito do Banco de Portugal, Cartão de Cidadão (de todos os envolvidos incluindo fiadores, se aplicável). Numa primeira fase deve chegar...
  3.  # 4

    Não é muito aconselhável acertar negócio para compra de uma casa sem antes ter feito pelo menos umas simulações sérias, idealmente uma pré-aprovação de crédito. Habilita-se, no mínimo, a uma grande frustração.
    Pelo menos espero que não tenha adiantado nenhum sinal. Por outro lado, se não o tiver feito, isto de aprovar um crédito leva o seu tempo pelo que nos entretantos habilita-se a ficar sem a casa.
  4.  # 5

    É tudo uma questão de percepção de risco. Eu fiz um sinal bem considerável (20% da casa aproximadamente) sem o crédito aprovado. O único risco que corria era não ter um spread decente. Quem tem fiadores, contrato sem termo e der uma entrada significativa para ter um F/G abaixo dos 80% dificilmente não vê o crédito aprovado.
  5.  # 6

    Colocado por: SupporterQuem tem fiadores, contrato sem termo e der uma entrada significativa para ter um F/G abaixo dos 80% dificilmente não vê o crédito aprovado

    Acho que isso, se não são os 1% do Bernie Sanders, não deve andar muito longe. ;)
  6.  # 7

    1,5% que consegui com essas condições... F/G de 78%
  7.  # 8

    Talvez me tenha expressado mal. Quando me referia aos 1% do Bernie referia-me aos "ricos".
    O que queria dizer é que posso estar enganado mas suspeito que 90% das pessoas que pedem crédito não têm condições dessas.
    A ideia que tenho é que a grande maioria das pessoas procura 100% de financiamento ou perto disso, procurando jogar com o valor da avaliação, por não terem poupanças relevantes, têm empregos total ou tendencialmente precários e tentam evitar envolver fiadores.
    Concordam com este comentário: Supporter
 
0.0128 seg. NEW