Iniciar sessão ou registar-se
    • citadp
    • 25 julho 2016 editado

     # 1

    Bom dia.

    Para a camara de sintra, na entrada de Comunicação previa da minha moradia em SIntra, a arquitecta teve de fazer uma previsão de residuos de obra , pelos calculos que fez deu 11m3. No entanto a moradia, é nova, construção do zero, e não temos assim tantos residuos de obra, se chegar a metade é muito.

    A empresa que tem la o contentor diz que tem que passar a guia com o que lá está.

    A minha questão é para efeitos da câmara se for menos lixo que o previsto se tem algum problema. A arquitecta não me sabe responder. A empresa de residuos (Levagora) diz-me que a partida não, que a arquitecta fez uma previsão que pode ser mais ou menos.

    Basicamente só queria saber para a licença de habitação se tem algum contra. Obrigada
  1.  # 2

    A gestão de residuos, e as guias são efectuadas pelo empreiteiro... O que a sua arquitecta entregou na Câmara, foi somente uma previsão de RCD's.

    Agora que a obra começa, o empreiteiro terá de proceder à separação de residuos, preencher as guias com a respectivas quantidades e codigo LER.

    Exemplos de residuos resultantes de obras de construção e demolição:
    - embalagens ( sacos de cimento, baldes de tinta, plasticos resultantes de embalagem de materiais em paletes, etc)
    - Metais ( pontas de ferro, arames, etc..)
    - Entulhos.
    ...

    O que lhe diz o Director Técnico da Obra?


    EDIT: exemplo de residuos mais correntes da industria da construção civil:

    Resíduos de construção e demolição

    17 01 01 - Betão
    17 01 02 - Tijolo
    17 01 03 – Ladrilhos, telhas e materiais cerâmicos
    17 01 07 – Misturas de betão, tijolos, ladrilhos, telhas e materiais cerâmicos não abrangidos em 17 01 06
    17 02 01 – Madeira
    17 02 02 - Vidro
    17 02 03 - Plástico
    17 03 02 – Misturas betuminosas
    17 04 01 – Cobre, Bronze e latão
    17 04 02 – Alumínio
    17 04 03 – Chumbo
    17 04 04 – Zinco
    17 04 05 – Ferro e aço
    17 04 06 – Estanho
    17 04 07 – Mistura de metais
    17 04 11 – Cabos não abrangidos em 17 04 10
    17 05 04 – Solos e rochas
    17 05 08 – Balastros e linhas de caminho de ferro
    17 06 04 – Materiais de isolamento
    17 08 02 – Materiais de construção à base de gesso não abrangidos em 17 08 01
    17 09 04 – Mistura de resíduos de construção e demolição não abrangidos em 17 09 01, 17 09 02 e 17 09 03
  2.  # 3

    A arquiteta tem de apresentar um Plano de Gestão de Resíduos, com um certificado nesse caso da LEVAGORA, a referir que efetuará o trabalho de recolha de resíduos.

    Esse projeto é necessário para lhe darem a licença de construção.

    Prepare-se para esperar, tenho um cliente à espera que a câmara de sintra emita a licença de construção à 4 meses
    • citadp
    • 25 julho 2016 editado

     # 4

    O director técnico da obra, diz que não me preciso preocupar com isto.

    Por ele nem precisava de la ir o contentor, como a arquitecta mandou e aconselhou, pq ele tem um amigo que recolhe, e não é esse amigo que está na CP do projecto. Mas nos quando o projecto foi para a câmara tivemos que arranjar uma empresa para la ir o contentor, o contentor ja lá está, cheio de embalagens e coisas que sobraram. Não está cheio mas está quase. Não chegam à previsão da arquitecta (11m3) , daí a minha questão para com a câmara.

    Um diz batatas e outro cenouras.

    Se o plano da arquitecta é só uma previsão, um bocado ao lado, para efeitos de licença de habitação fico mais descansada, certo ?
  3.  # 5

    Colocado por: riscosA arquiteta tem de apresentar um Plano de Gestão de Resíduos, com um certificado nesse caso da LEVAGORA, a referir que efetuará o trabalho de recolha de resíduos.

    Esse projeto é necessário para lhe darem a licença de construção.

    Prepare-se para esperar, tenho um cliente à espera que a câmara de sintra emita a licença de construção à 4 meses


    A obra já está a terminar graças a Deus!!!
    Concordam com este comentário: riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
  4.  # 6

    Alguém me sabe dizer se para a câmara de Cascais é obrigatório esse plano de gestão de resíduos?
  5.  # 7

    Supostamente é obrigatório o PGRCD em todas as Câmaras... mas há umas que se "esquecem " que tem de exigir isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgferr
  6.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasO director técnico da obra, diz que não me preciso preocupar com isto.

    Por ele nem precisava de la ir o contentor, como a arquitecta mandou e aconselhou, pq ele tem um amigo que recolhe, e não é esse amigo que está na CP do projecto. Mas nos quando o projecto foi para a câmara tivemos que arranjar uma empresa para la ir o contentor, o contentor ja lá está, cheio de embalagens e coisas que sobraram. Não está cheio mas está quase. Não chegam à previsão da arquitecta (11m3) , daí a minha questão para com a câmara.

    Um diz batatas e outro cenouras.

    Se o plano da arquitecta é só uma previsão, um bocado ao lado, para efeitos de licença de habitação fico mais descansada, certo ?



    O director técnico da obra, diz que não me preciso preocupar com isto.

    Por ele nem precisava de la ir o contentor, como a arquitecta mandou e aconselhou, pq ele tem um amigo que recolhe, e não é esse amigo que está na CP do projecto. Mas nos quando o projecto foi para a câmara tivemos que arranjar uma empresa para la ir o contentor, o contentor ja lá está, cheio de embalagens e coisas que sobraram. Não está cheio mas está quase. Não chegam à previsão da arquitecta (11m3) , daí a minha questão para com a câmara.

    Um diz batatas e outro cenouras.

    Se o plano da arquitecta é só uma previsão, um bocado ao lado, para efeitos de licença de habitação fico mais descansada, certo ?
  7.  # 9

    Previu 11m3 mas só fez 5m3... ótimo!

    A camara além de não se chatear minimente porque fez menos lixo do que previu devia lhe dar uma medalha por isso!

    Esqueça lá isso!
  8.  # 10

    Colocado por: LuisPereiraPreviu 11m3 mas só fez 5m3... ótimo!

    A camara além de não se chatear minimente porque fez menos lixo do que previu devia lhe dar uma medalha por isso!

    Esqueça lá isso!


    Obrigada :)
  9.  # 11

    Colocado por: jorgferrAlguém me sabe dizer se para a câmara de Cascais é obrigatório esse plano de gestão de resíduos?


    Depende da cunha.....ahahha normalmente sim!
  10.  # 12

    Colocado por: riscos

    Depende da cunha.....ahahha normalmente sim!


    Então não será mito que dá jeito ter os tais conhecimentos na câmara que muita gente alega, lol
  11.  # 13

    Colocado por: jorgferr

    Então não será mito que dá jeito ter os tais conhecimentos na câmara que muita gente alega, lol


    jeito dá sempre..
  12.  # 14

    Na câmara de Sintra pedem tudo !!!!! :(
  13.  # 15

    E nas outras Câmaras também.
    O resíduos são estimados, não me choca numa construção nova 11 ton de resíduos.
    Após adjudicar a obra ao empreiteiro este tem deve ajustar o plano de resíduos. Se o empreiteiro não ajustou é porque achou muito bem (ou nem se deu ao trabalho de achar) o valor previsto. O empreiteiro tem de encaminhar os resíduos a entidade licenciada e guardar guias disso. O DO não tem de se preocupar com nada. Ser 3 , 11 ou 50 ton é irrelevante.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, SG_arquitecto, citadp
  14.  # 16

    Muito obrigada. A minha unica preocupação era para efeitos de licença de habitação. Sendo assim já estou despreocupada
 
0.0199 seg. NEW