Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: PapoilaVerde
    Fora dos grandes centros há terrenos assim, grandes e baratos, a preços muito convidativos.

Também não deve ter lido o tópico do princípio, nem viu a casa que estamos a falar.
  2.  # 62

Colocado por: ik

Isso é para gente rica ou para quem mora fora de um centro :)
    Concordam com este comentário:jorgferr

Colocado por: ik

São opiniões e aceito a sua
    No entanto acho presunçoso da sua parte dizer que quem não tiver 300/400 mil euros para uma moradia isolada não merece uma moradia, mesmo que em banda com um jardim/quintal e alguma(pouca) privacidade

Não vou alimentar mais esta discussão inútil

Cumprimentos
    Concordam com este comentário:jorgferr,enf.magalhaes,Supporter

Presunçoso? nao sera presunçoso da sua parte que um terreno de maiores dimensões é so para ricos?
    • RCF
    • 27 julho 2016

# 63

Colocado por: loverscoutter uma moradia que nao é moradia so para dizer que vive numa moradia......

É mais ou menos como ter uma boa moradia, apesar de a 30 ou 40 Km do local de trabalho, só para dizer que vive numa moradia...

Cada um com a sua!
    Desde que se sintam bem com o que têm e sejam realizados com isso.Quem quer criticar, critica sempre
  3.  # 64

Colocado por: RCFÉ mais ou menos como ter uma boa moradia, apesar de a 30 ou 40 Km do local de trabalho, só para dizer que vive numa moradia...

É diferente, desde que não demore mais que uma hora no trajecto, e tenha dinheiro para a pagar, ainda consegue aproveitar a mesma...
    • XR2i
    • 27 julho 2016 editado

# 65

Eu prefiro perder 10/20m em cada volta/ida para o trabalho e ter o meu conforto, sossego sem ninguém me chatear em que tenho a minha casa, o meu espaço em que posso fazer o que lá me apetecer. Do que viver num apartamento sempre a levar com os vizinhos, eheh.

Há casos e casos, há apartamentos sossegados mas regra geral não o são.

Entretanto, há quem também prefira os apartamentos, tenho amigos que sempre viveram em apartamentos e sempre preferiram apartamentos, não gostam de moradias sequer.

Já eu como sempre vivi em moradias, tentei esticar os €€ para o conseguir e fazer pela vida para uma, eheh! Nem equacionei apartamentos na busca :)

São opções, interessa é no final do dia todos tarmos satisfeitos com essas mesmas.

Cumps.
    Concordam com este comentário: Supporter
  4.  # 66

Colocado por: XR2iEntretanto, há quem também prefira os apartamentos, tenho amigos que sempre viveram em apartamentos e sempre preferiram apartamentos, não gostam de moradias sequer.

Sou o primeiro a admitir que dá muito mais trabalho... e provavelmente despesa!
    • XR2i
    • 27 julho 2016

# 67

A moradia? Sem dúvida, mas veja pelo lado positivo, não paga 50/60€ de condomínios mensais.

Se fizer as contas secalhar, ainda poupa alguns €€ na manutenção da moradia anualmente, eheh!
  5.  # 68

Colocado por: XR2iSe fizer as contas secalhar, ainda poupa alguns €€ na manutenção da moradia anualmente, eheh!

Não poupa não, quando tiver reparações são todas a seu cargo... mas lá está, cada situação tem as suas particularidades...
  6.  # 69

O principal problema quanto a mim nem é em termos de gastos, é em termos de liberdade de escolha. Se quiser melhorar exteriormente o seu apartamento e se tiver problemas no condomínio, dificilmente vai conseguir chegar a acordo para efetuar os melhoramentos. Ao invés, se for uma moradia a decisão é unicamente sua e faz a reparação quando bem entender.
    Concordam com este comentário: Dos Santos, tozepalma, XR2i
    • XR2i
    • 27 julho 2016 editado

# 70

Colocado por: tozepalma

Não poupa não, quando tiver reparações são todas a seu cargo... mas lá está, cada situação tem as suas particularidades...

Entendo o que diz, mas numa situação normal se for uma casa minimamente recente, não precisa de gastar €€ por ai além. Isto em situações normais.

Agora claro, por vezes surge uma ou outra reparação que é necessário ser gastos mais €€.
    • RCF
    • 27 julho 2016

# 71

Colocado por: XR2iJá eu como sempre vivi em moradias, tentei esticar os €€ para o conseguir e fazer pela vida para uma, eheh! Nem equacionei apartamentos na busca :)

Como atrás escrevi - cada um com a sua! E ainda bem que as pessoas não gostam todas do mesmo.
    No entanto, convém não comparar uma boa vivenda com um mau apartamento. Há vivendas boas e más e há apartamentos bons e maus. Se teve de esticar os €€, não deve ter sido para comprar uma boa vivenda em detrimento de um bom apartamento, mas sim em detrimento de um mau (ou pelo menos não um não muito bom) apartamento. Em Lisboa, na zona da Expo, dificilmente encontra um T 3 por menos de € 400.000.
    Agora, optar entre um apartamento de €400.000, a 10 minutos do trabalho, ou uma moradia de €400.000 a 60 minutos, que lhe mete mais 20.000 Km por ano no carro, com as consequentes despesas inerentes e o risco de, pelo menos de vez em quando, esses 60 minutos passarem para 120 (quando há acidentes ou outro qualquer contratempo).
    Depois, a moradia pode ter piscina e mais umas coisas, mas os bons apartamentos também têm... isso e até muito mais, pois há determinados luxos que estão mais ao alcance de um condomínio do que de apenas uma residência.

Não quero dizer que prefiro o bom apartamento, mas apenas que a escolha não é assim tão fácil ou óbvia.
    • tc82
    • 27 julho 2016

# 72

Colocado por: RCF

Como atrás escrevi - cada um com a sua! E ainda bem que as pessoas não gostam todas do mesmo.
    No entanto, convém não comparar uma boa vivenda com um mau apartamento. Há vivendas boas e más e há apartamentos bons e maus. Se teve de esticar os €€, não deve ter sido para comprar uma boa vivenda em detrimento de um bom apartamento, mas sim em detrimento de um mau (ou pelo menos não um não muito bom) apartamento. Em Lisboa, na zona da Expo, dificilmente encontra um T 3 por menos de € 400.000.
    Agora, optar entre um apartamento de €400.000, a 10 minutos do trabalho, ou uma moradia de €400.000 a 60 minutos, que lhe mete mais 20.000 Km por ano no carro, com as consequentes despesas inerentes e o risco de, pelo menos de vez em quando, esses 60 minutos passarem para 120 (quando há acidentes ou outro qualquer contratempo).
    Depois, a moradia pode ter piscina e mais umas coisas, mas os bons apartamentos também têm... isso e até muito mais, pois há determinados luxos que estão mais ao alcance de um condomínio do que de apenas uma residência.

Não quero dizer que prefiro o bom apartamento, mas apenas que a escolha não é assim tão fácil ou óbvia.

Isso é um bocado relativo. Já trabalhei a 10km de casa e agora trabalho a 50km. E não mudei de casa.
    • XR2i
    • 27 julho 2016 editado

# 73

@RCF

Entendo o que diz, no meu caso falamos da zona Norte, logo há mais liberdade de escolha e claro, bem mais baratos que em Lisboa.

Por exemplo, há várias moradias T3/T4 com 200/250m2 novas abaixo dos 200k a 20km do centro do Porto, se quiser a 10km já tem que subir a fasquia para os 300k, para o mesmo. Já um apartamento T2 novo a 10km ronda os 100/115k.

Quanto falo nos apartamentos, sim, tenho perfeita noção que um apartamento novo os vizinhos já não são assim tanta chatisse, visto que, já estão melhor isolados do que os que tive de viver durante alguns meses.

Para mim o que falhou e muito nas construções pelo menos até há 5 anos para cá era mesmo o isolamento acústico, era quase inexistente, as casas eram super mal feitas, mas não percebo nada de construção atenção :)

Só percebo de viver nelas e sei os problemas com vizinhos que eu e vários conhecidos já tiveram, eheh.

Essa questão do carro, sim tem toda a razão vai dar mais desgaste ao carro, gastar mais €€ em combustíveis anualmente. Mas por outro lado, o viver algo isolado dos grandes centros e o sossego que se tem, a meu ver compensa esses gastos. Foi ai que quis chegar.

Cumps.
  7.  # 74

Eu pago a quem quiser levar os meus vizinhos que parece que dormem de dia e berram e discutem á noite. Não fosse pagar uma valor de renda bastante atractivo para a zona e já me tinha posto nas put@s. Se a minha esposa conduzisse já me tinha posto a andar para longe, lol
    Concordam com este comentário: Dos Santos, XR2i
  8.  # 75

Colocado por: jorgferrEu pago a quem quiser levar os meus vizinhos que parece que dormem de dia e berram e discutem á noite. Não fosse pagar uma valor de renda bastante atractivo para a zona e já me tinha posto nas put@s. Se a minha esposa conduzisse já me tinha posto a andar para longe, lol

Civismo, regras de convivência em sociedade que muitas pessoas desconhecem, um dos grandes problemas do presente.
    Concordam com este comentário: jorgferr, XR2i
  9.  # 76

Colocado por: Gcw
    Penso que este negócio acabará por ficar em águas de bacalhau. Há vários factores que não nos agradam (a estética do imóvel é terrível, a localização não é das melhores e as incertezas relativamente a tudo o resto não ajuda) e não compensa o risco.

Começo a pensar que construir algo de raiz, com pés e cabeça - e muito rigor e responsabilidade - talvez possa fazer sentido. Talvez dê para poupar uns cobres, se compararmos ao valor pedido por casas novas, e construir algo mais pequeno, menos megalómono, mas também mais sustentável e que responda às necessidades exactas da minha família. Os terrenos é que estão pela hora da morte, cum catano!!!!

Mais uma vez, o meu muito obrigado a todos!!!!
    Concordam com este comentário:Fernando Gabriel
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fernando Gabriel

G. não sabe quanto é bom ouvir pessoas ponderadas!!!!
    eu não lhe queria dizer isto directamente sem consulta de mais opiniões, mas a minha opinião era essa claro.

e estou deveras surpreendido pelos pareces substanciais aqui dados,
    este fórum está em boa forma!
    bons pareceres, boas achegas, pelo menos na minha perspectiva

boa ajuda! e volto a frisar excelente ponderação!
    parabéns
    Concordam com este comentário: mhpinto
  10.  # 77

Colocado por: RCFAgora, optar entre um apartamento de €400.000, a 10 minutos do trabalho, ou uma moradia de €400.000 a 60 minutos, que lhe mete mais 20.000 Km por ano no carro, com as consequentes despesas inerentes e o risco de, pelo menos de vez em quando, esses 60 minutos passarem para 120 (quando há acidentes ou outro qualquer contratempo).
    Não quero dizer que prefiro o bom apartamento, mas apenas que a escolha não é assim tão fácil ou óbvia

Para mim o que conta é 1.º localização, 2.º localização, e 3.º localização.
    E também me agrada o facto de dividir as despesas de manutenção E A VIGILANCIA com mais 40-e-tal condóminos.

Por isso, gosto muito de onde vivo: a 2 ou 3 minutos a pé da Praça do Areeiro, e da Rotunda das Olaias, em Lisboa!
    Isto é, tenho a menos de 10-15 minutos a pé (dependendo se andam depressa ou devagar):
    1 Centro de Saúde
    2 estações dos CTT,
    3 centros comerciais,
    3 minimercados,
    4 geladarias,
    9 bancos,
    6 talhos,
    18 cafés - alguns com esplanada, outros com pastelaria própria, 3 com padaria gourmet...,
    25 restaurantes,
    1 estação de comboio,
    14 linhas de autocarro,
    3 estações (de 2 linhas) de Metropolitano,
    e uma carrada de coisas (laboratórios de análises, papelarias, quiosques de jornais, oficinas de reparação de electrodomésticos, uma bomba de gasolina, consultórios médicos vários, ...) e outras que nem me lembro!!
    Estou próximo de vários liceus públicos (Dª Filipa, Dª Leonor, Pe António Vieira), vários colégios privados de topo (Valsassina, Moderno,...), vários infantários, colégios infantis, etc., e do Instituto Superior Técnico.
    Também vivo a menos de 5 km da Alameda das Universidades, do Estádio do Inatel, do Estádio Universitário, de 4 hospitais centrais, e 3 privados (com acordos ADSE e seguros)
    e a cerca de 2 km de um hipermercado e de um aeroporto internacional (é quase só percorrer o comprimento da Av. do Aeroporto).

Para ir a uma PISCINA - e eu, recordo-vos, SOU nadador - basta-me atravessar a rua (é a porta À FRENTE da das traseiras do meu prédio). Isso mesmo, ando uns 20 metros. E custa 1,80 euros com direito a um belo duche (ainda poupo água e gás em casa!).
    Se quisesse, podia frequentar a preço muito competitivo o ginásio deste complexo desportivo municipal, ou podia optar pelo clube "privativo" com piscinas nas Olaias. E posso correr - ou bicicletar - ao ar livre no Parque da Bela Vista.
    Mais uns anitos e estarei a frequentar o "Centro de Dia" da Alameda Afonso Henriques, a jogar às cartas ou ao dominó com os velhores meus contemporâneos, e a apanhar salpicos da Fonte Luminosa.

Apesar de estar "no centro", estou bem longe, digo, bem alto do ruído e do cheiro dos automóveis. Numa rua resguardada, muito arborizada, muito florida e... a uns 50 metros de altura do solo!

Por outro lado, tenho para mim que as pessoas com mais dinheiro resguardam melhor o património DE TODOS, do que os que têm pouco dinheiro. Parece ser um absurdo, mas é conhecida a maneira como os moradores dos bairros sociais tratam as zonas comuns dos SEUS prédios... Por isso, o meu prédio (e eu sou o actual administrador do condomínio) está bastante bem conservado. Estão uns valentes milhares de euros depositados no Banco, e ninguém tem quotas em atraso (que não são aumentadas vai para 10 anos)! No meu caso, incluindo o seguro multirrisco da fracção - que é pago pelo Condomínio - a quota é de cerca de 80 euros/mês.

Por isso, para eu mudar para uma moradia, tinha de estar multimilionário e ter um jacto à porta !
    PS:... ou maluco ! :-)
  11.  # 78

Ponte de lima centro 400m2 sao 100M E mais arranjei a 3.5km do centro por 21.500 e quase 1000m2 em zona de contruçao
    • RCF
    • 27 julho 2016

# 79

Colocado por: Luis K. W.Para eu mudar para uma moradia, tinha de estar multimilionário e ter um jacto à porta....

E nessas circunstâncias mudava mesmo para uma moradia ou para um apartamento/condomínio melhor...? Talvez não fosse uma decisão fácil...
    Há cerca de um ano atrás foi notícia o novo apartamento do treinador Jorge Jesus. Deixou a vivenda que tinha na margem sul por um apartamento no Estoril, no valor de mais de 4 milhões... qualidade, sem ter preocupações!

Há para tudo e para todos!
    • XR2i
    • 27 julho 2016 editado

# 80

Colocado por: RCFDeixou a vivenda que tinha na margem sul por um apartamento no Estoril, no valor de mais de 4 milhões... qualidade, sem ter preocupações!

Não percebi a parte do "qualidade, sem preocupações."

Pode explicar? Sem preocupações porque é um apartamento? Ou porque custa N milhões?

Parece-me que o RCF é o exemplo que dei acima, e digo novamente que tenho amigos que também não gostam de moradias. No seu caso parece-me a mesma coisa.

Mas já viveu em alguma? Pergunto apenas por curiosidade, no caso dos meus amigos que preferem apartamentos em detrimento das moradias é mesmo essa razão.

Cumps.

0.0296 seg. NEW